Divulgar sites no YouTube

Divulgar, anunciar site no YouTube

- O YouTube está entre os websites mais visitados em todo o mundo, incluindo o Brasil. A expressividade destes números sinalizam o YouTube como um excelente canal de divulgação de empresas, produtos e serviços. Vídeos sempre tiveram grande apelo junto ao público, pelo dinamismo que este tipo de mídia proporciona. Então, por que não considera a possibilidade de colocar sua empresa na maior comunidade de vídeos on-line do planeta?

O YouTube disponibiliza duas formas de anúncios em vídeo que você pode utilizar: Vídeos Promovidos e o TrueView.

Vídeos Promovidos

- Este tipo de divulgação esta atrelado às palavras-chave digitadas pelos usuários no YouTube. Você deverá escolher um dos seus vídeos e criar uma promoção dentro dele, escolhendo palavras-chave que julgue serem as mais relevantes dentro do contexto do seu anúncio. Quando o internauta realiza buscas utilizando as palavras-chave que você escolheu, imediatamente seu anúncio é associado e pode ser exibido. Estas campanhas são amparadas pelo sistema conhecido como CPV (Custo Por Visualização). Nas campanhas CPV, a cobrança é feita com base nas visualizações de um vídeo, e não quando alguém clica na miniatura do vídeo. Ainda que o vídeo não seja visualizado integralmente, a cobrança é efetuada.

- O Google AdWords permite que o anunciante escolha, no momento que estiver construindo seus anúncios, outro sistema de cobrança: o CPM. Neste, as cobranças só serão realizadas a cada mil impressões.

Vídeos TrueView

- Este formato permite aos usuários escolherem que tipo de mensagem eles desejam ver e quando o querem fazê-lo. Evidentemente os internautas escolherão anúncios relacionados com suas áreas de interesse, e isto possibilitará que seus vídeos sejam exibidos apenas para quem está interessado em sua mensagem. Neste formato, as cobranças serão realizadas quando os internautas optarem por assistirem o vídeo, e nunca pelas suas impressões.

- Existem 4 tipos de anúncios em TrueView: In-Stream, na Pesquisa, In-Display e Com Opções. Vejamos como funcionam.

TrueView In-Stream

- Este formato de anúncio pode ser disponibilizado antes, durante ou após a exibição do vídeo principal. Após o anúncio ser reproduzido por 5 segundos, o internauta tem a opção de continuar assistindo ou ignorá-lo. O anunciante só será cobrado se os usuários assistirem, pelo menos, 30 segundos do seu anúncio (ou até findar o vídeo, no caso de anúncios com menos de 30 segundos).

TrueView Na Pesquisa

- Este formato é baseado nas palavras pesquisadas pelos usuários, sendo vinculadas às palavras-chave dos seus anúncios. Os anúncios são exibidos no alto dos resultados de pesquisa dos vídeos promovidos. A cobrança só é efetuada quando os internautas optam por assistir seu anúncio.

TrueView In-Display

- São anúncios veiculados em toda a Rede de Display do Google AdWords. No YouTube, ele é disponibilizado como um vídeo sugerido em destaque, posicionado estrategicamente na topo dos demais anúncios. O anunciante só pagará quando o internauta optar por assistir o vídeo.

TrueView Com Opções

- Neste formato são oferecidos três tipos de anúncios de diferentes anunciantes, e o espectador tem a opção de escolher o que quer assistir. Este formato é destinado a vídeos de longa duração (10 minutos ou mais). Os anúncios também são exibidos como se fossem comerciais de televisão, ou seja, durante o vídeo.

Brand Channel

- Uma outra opção para anunciantes divulgarem seu site, produtos e serviços é criar um canal específico dentro do YouTube. O Brand Channel oferece a oportunidade dos anunciantes criarem seu conteúdo dentro de uma página de destino no YouTube. Estes anunciantes podem personalizar seus próprios canais criando e mantendo conteúdo especialmente voltados para as suas respectivas empresas. Abaixo você tem uma imagem do layout desta página.

Layout do Brand Channel do YouTube

Os Brand Channels agregam muitos valores aos anunciantes por:

* Criar a possibilidade de obter assinantes que constantemente verão os conteúdos postados, fidelizando este público;

* Vincular seu canal diretamente com a marca de sua empresa, usando para isto sua identidade visual, logomarca, cores e slogans;

* Obter maior controle sobre o público que visita o canal, restringindo o acesso por categoria, além de monitorar mais precisamente os comentários negativos e positivos a respeito de sua empresa;

* Implementar gadgets dentro de seu canal, ajudando os usuários a navegarem mais intuitivamente;

* Utilizar os mecanismos de métrica do YouTube e do Google Analytics para avaliar o desempenho de suas campanhas dentro do Brand Channel;

Página Inicial

- E o que dizer de ter seu anúncio na primeira página do YouTube? O YouTube oferece a oportunidade de seus anunciantes disponibilizarem por 24 horas, anúncios na sua página inicial. Um excelente negócio para os anunciantes diante do volume de impressões que a primeira página do YouTube tem por dia: dezenas de milhões de visualizações. Os anúncios podem ser no formato Rich Media (padrão, expansível ou acoplado) e no formato de vídeo (padrão, de reprodução automática, de clique expansível e de reprodução automática expansível).

YouTube Insight

- Outra ferramenta importante que o YouTube oferece aos seus parceiros é o YouTube Insight, criada para ajudar todos os que disponibilizam vídeos dentro do site a acompanhar o desempenho de suas campanhas. O Insight fornece relatórios detalhados divulgando dados importantes para os anunciantes que, munidos destas informações, são capazes de planejar estratégias de marketing mais segmentadas. Por meio do Insight é possível, por exemplo, descobrir quais são as regiões geográficas que mais acessaram os seus vídeos, a faixa etária e o sexo do seu público, os horários de mais acesso, e a receptividade dos seus vídeos (quando os usuários avaliam, marcam como favorito ou comentam um vídeo).

Anúncios Simples

- Os anunciantes que não desejam criar anúncios em vídeo (por falta de disponibilidade, tempo ou dinheiro), ainda podem divulgar suas empresas no YouTube. A vasta maioria do conteúdo do YouTube é produzido pelos chamados “parceiros”, pessoas que criam vídeos com propósitos de divulgação e entretenimento. Estes parceiros se preocupam com aspectos como a monetização, e ganham dinheiro no YouTube por meio de publicidade. É aí que entra a oportunidade de divulgar seu site no YouTube. Os espaços disponíveis podem ter o formato de banners ou ocupar a tela inteira, como acontece com os anúncios em In-Stream. Você pode promover sua empresa junto a pequenos ou grandes produtores de conteúdo, dependendo de sua disponibilidade em gastar mais ou menos dinheiro com seus anúncios. É evidente que anunciar em vídeos com maiores índices de audiência terá custos mais elevados – mas o custo-benefício pode ser altamente satisfatório. O mais importante é o anunciante racionalizar em que tipo de vídeo ele deseja que seus Links Patrocinados sejam publicados. Quanto maior forem as referências no vídeo relacionadas ao seu produto, mais fácil será obter a conversão. Lembrando que você pode segmentar seus anúncios por canais ou por vídeos, individualmente.

- Por fim, os anunciantes que quiserem potencializar a promoção de seu marca por divulgar seu site no YouTube, devem criar estratégias de marketing para atingir o máximo de usuários possível. Ações como buscar público e conteúdo agregador, promover concursos para atrair consumidores, explorar destinos cuja temática tenha correlação com os seus produtos e ampliar sua campanha para usuários de dispositivos móveis enriquecem suas campanhas no YouTube.

- E nunca se esqueça de sempre utilizar as ferramentas de análise de desempenho como o YouTube Insight e o Google Analytics. Elas são fundamentais para conduzirem suas campanhas mais objetivamente, trazendo resultados mais rápidos. Agora que você tem estas informações, basta iniciar uma campanha para divulgar seu site no YouTube.

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