4 Maneiras Com Que a Inteligência Artificial Tem Melhorado as Empresas

4 Maneiras Com Que a Inteligência Artificial Tem Melhorado as Empresas e Indústrias

12/04/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 1
Home > Blog > Inteligência Artificial > 4 Maneiras Com Que a Inteligência Artificial Tem Melhorado as Empresas e Indústrias

Veja quais são as principais formas que a Inteligência Artificial e a Computação Cognitiva têm impactado empresas e indústrias

A Inteligência Artificial tem ajudado significativamente empresas e indústrias em seus negócios. Isto contribui para melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos, causando um grande impacto nos negócios.

Com os recursos da IA e o aprendizado de máquina, as empresas conseguem se diferenciar. Em alguns casos, isso pode significar a sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo, que exibem clientes ainda mais exigentes.

Portanto, vejamos quais são as principais formas que a Inteligência Artificial têm impactado empresas e indústrias.

1. Resolução de Problemas

Negócios trazem consigo problemas e desafios. Alguns destes problemas são bastante complexos, exigindo que membros de diferentes equipes se unam para descobrir uma solução. Mas a inclusão de um novo membro nesta equipe de solução pode ser tudo o que sua empresa precisa para resolver aquele problema operacional insistente. E este novo membro é a Inteligência Artificial.

Até mesmo os problemas mais antigos, para os quais talvez se tenha pouca esperança de resolução, podem estar com os dias contados. Na verdade, a lista de desafios empresariais que a gestão inteligente dos dados pelas máquinas pode enfrentar é potencialmente infinita.

Por exemplo, uma distribuidora está empenhada em reduzir custos operacionais com o envio de produtos por meio de rotas para todo o Brasil. Apesar dos esforços conjuntos, poucos resultados foram alcançados. No entanto, a inclusão da Inteligência Artificial nesta análise muda o rumo da situação. Analisando todos os pormenores e variáveis, cruzando dados e informações, a IA consegue estabelecer novas rotas de ida e volta para os caminhões, reduzindo gastos, e aumentando a eficiência e a satisfação dos clientes.

A Inteligência Artificial é tão precisa na análise de dados que ela costuma revelar problemas que a gerência não havia percebido. Por exemplo, uma empresa pode ser advertida pela IA dos motivos que estão fazendo com que determinado produto esteja sendo devolvido por clientes insatisfeitos.

A resolução de problemas se torna assim mais ampla, precisa e com resultados mais assertivos.

2. Previsão de Problemas

Um antigo ditado já enunciava: “É melhor prever do que remediar”. O mesmo pode ser dito no campo da previsão e resolução de problemas nas empresas e indústrias. Para que esperar a queixa dos clientes e/ou queda na lucratividade para resolver a situação? Não seria melhor impedir tal situação de acontecer?

Tomar decisões assertivas está cada vez mais difícil devido ao alto volume de dados recolhidos, especialmente, por meios digitais. Sem uma gestão automatizada e inteligente, o volume pode se converter em dados complexos e confusos.

Mas a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina estão eliminando estas dificuldades. A análise preditiva tem possibilitado prever problemas futuros, e tomar decisões para que sejam evitados.

Por exemplo, a IA tem sido utilizada até mesmo em departamentos policiais em algumas localidades do mundo para “prever” crimes. Apenas citando um caso, a análise preditiva de enormes quantidades de volumes de dados sobre crimes possibilitou que um departamento policial otimizasse a implantação das suas forças policiais, conseguindo reduzir a taxa de assaltos e homicídios.

O mesmo pode se dizer da avaliação preditiva no campo médico onde a Inteligência Artificial examina sintomas de doenças e dados médicos. Por meio de análise automatizada das máquinas, a IA está melhorando a vida das pessoas – em alguns casos, até mesmo salvando vidas.

3. Otimização dos Processos

Uma empresa ou indústria possui diversos processos que orientam a produção e gestão dos seus negócios. Quanto mais dinâmicos forem estes processos, mais rápidos e efetivos serão. Até mesmo a segmentação de marketing digital e ajustes de preços dinâmicos apresentados ao público-alvo podem ser incluídas.

A Inteligência Artificial e computação cognitiva atuam por avaliar todos os caminhos utilizados nestes processos e seus resultados, verificando se é possível simplificar os meios. Quando se encontra um caminho mais rápido e rentável, estas informações são trazidas instantaneamente à tona.

Lembrando que processos realizados de forma mais rápida, de modo geral, resultam em economia para a empresa ou indústria.

4. Reaproveitamento de Dados

Com a Inteligência Artificial, informações valiosas de clientes e público-alvo são constantemente recolhidas e depuradas. Isso inclui dados de interação dos clientes com o site e aplicativos da empresa. Estas informações conjugadas talvez não tenham um valor imediato para a empresa, mas podem se tornar de grande valor no futuro.

Em futuras iniciativas da empresa para melhoria de desempenho e aumento da satisfação dos clientes serão necessários dados para desenvolver estratégias. No entanto, estas informações valiosas não precisarão ser recolhidas do zero. Todas elas, desde as mais básicas e superficiais até valores mais profundos, serão extraídas e convertidas em iniciativas estratégicas.

Pense em uma empresa que quer iniciar campanhas publicitárias exibindo mensagens personalizadas no nível do indivíduo. A Computação Cognitiva utiliza os dados que a empresa já possui para iniciar a análise do público-alvo e adaptação das mensagens publicitárias. Com o aprendizado de máquina, estes processos são otimizados em tempo real.

A Inteligência Artificial consegue adaptar os dados já obtidos às novas iniciativas estabelecidas pela empresa. Com isso, há um reaproveitamento total dos dados. Independentemente de quais sejam as aplicações, a empresa já inicia com o pé direito, reduzindo falhas, diminuindo custos de manutenção, e aumentando a eficiência, participação no mercado e os lucros.

Desenvolva os Negócios Cognitivos de Sua Empresa/Indústria

Estes são apenas alguns exemplos de como a Inteligência Artificial e a Computação Cognitiva estão impactando a indústria e o mercado. Se sua empresa não utiliza esta tecnologia em seus serviços, está atrasada em relação ao avanço que presenciamos.

A IA chegou para revolucionar a forma como as empresas trabalham. Ignorá-la pode significar perder fatias valiosas do mercado de atuação. E em hipóteses mais sombrias, pode resultar na falência da empresa.

A IBM possui soluções que se encaixam em todas empresas, independentemente do setor ou mercado de atuação. O IBM Watson, voltado especialmente para a gestão publicitária e marketing digital, é uma solução cognitiva que permite uma revolução digital unindo pessoas e computadores. Ele oferece sugestões de conteúdo, informações sobre segmentação e outros dados valiosos para personalizar campanhas publicitárias. Todas estas ações e iniciativas do marketing digital são oferecidas pela ferramenta no nível do indivíduo.

Com a consultoria de uma Agência IBM Partner este é o momento certo para você desenvolver os negócios cognitivos de sua empresa e indústria.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.