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A Jornada dos Consumidores nas Compras Online

30/04/2013 Por: na Categoria Conversão com 0 e 0
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Relatório do Google ajuda a entender o processo de compra dos usuários na internet, e o papel dos Links Patrocinados no funil de conversão

consumidor era digital– O percurso dos clientes no processo de compra é algo bastante complexo. Antes de realizar uma compra na internet, o consumidor pode interagir com a marca ao longo de vários dias, utilizando para isso, diversos canais de mídia digital.

– Uma ferramenta de benchmarking disponível para auxiliar os anunciantes do Google Ads a entender o caminho percorrido pelos consumidores, e otimizar suas campanhas de publicidade na internet, é o relatório The Customer Journey to Online Purchase. O relatório fornece insights sobre os diversos elementos que impactam o processo de compra dos consumidores na internet. Aproveitando os dados recolhidos de 36 mil de seus maiores anunciantes, provenientes de 11 diferentes indústrias em sete países (incluindo o Brasil), esta ferramenta de análise interativa do Google oferece uma visão bastante ampla sobre o comportamento do consumidor em suas compras on-line.

Detalhes Sobre o Percurso da Compra

– Usando as informações dos Funis Multicanais, o relatório apresenta não somente o processo de compra dos consumidores, mas também o tempo para percorrer os funis de conversão.

– Os detalhes apresentados pelo Google mostram que, na grande maioria das indústrias, o clique nos Links Patrocinados ocorrem no início do percurso da compra. No entanto, em alguns segmentos específicos, o clique nos Links Patrocinados costumam ocorrer mais perto da decisão de compra. Nos Estados Unidos, por exemplo, isto acontece na indústria de automóveis. No Brasil, os bens de consumo de pequeno porte (CPG, sigla em inglês) integram a indústria onde os cliques nos Links Patrocinados ocorrem mais próximos da compra final. De modo que em todos os casos, os anúncios do Google Ads desempenham um papel decisivo no processo de compra, independentemente disto ocorrer no início ou no final dos estágios do funil de conversão.

– Outra informação interessante disponível neste relatório é a correlação entre o valor de uma compra e o tempo para efetuá-la. A maioria das compras ocorrem em um único dia, em muitos casos, com apenas uma única interação do consumidor com o site. No entanto, notam-se variações no padrão de compra especialmente no tocante aos produtos ou serviços de alto valor. Compras de alto valor costumam ter um caminho de compra mais longo.

– O Google incentiva os anunciantes de Links Patrocinados a comparar os dados recolhidos em seus próprios relatórios dos funis multicanais com os de sua indústria. Isto permitirá avaliar como os diferentes canais influenciam as conversões, além de comparar o caminho de compra em sua empresa com a média de sua indústria.

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