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A Teoria das Cores nas Páginas de Destino dos Sites

05/02/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Ao divulgar seu site por meio dos Links Patrocinados, como a Teoria das Cores pode ajudá-lo a preparar Páginas de Destino envolventes e convidativas?

– Sua campanha de Links Patrocinados está pronta! Anúncios relevantes, palavras-chave e correspondências cuidadosamente escolhidas. Mas ainda persiste uma dúvida: quais cores devo utilizar como predominante e complementar em minhas Páginas de Destino?

– Para responder esta questão, alguns anunciantes se guiam pelas cores presentes em sua logomarca – em muitos casos, esta decisão pode ser correta. No entanto, quando elas parecem inapropriadas ao serem utilizadas como cores predominantes, alguns anunciantes preferem apostar na simplicidade (utilizando-as apenas nos detalhes) ou em outras cores mais atrativas.

– Entretanto, ao escolher quais cores ganharão destaque em suas Páginas de Destino, muitos anunciantes utilizam a Teoria das Cores. Com isso, suas escolhas podem resultar em páginas bem mais atraentes aos olhos dos consumidores e despertar neles as emoções esperadas.

O Que a Teoria das Cores Ensina?

– A Teoria das Cores é um assunto amplo e complexo, que já foi alimentado por diversas opiniões ao longo dos séculos; em suma, ela destaca que uma série de sensações de uma pessoa pode ser afetada de acordo com as cores a que ela se expõe. Para os anunciantes em Links Patrocinados, isso pode ser traduzido não somente devido a fatores psicológicos, mas também com relação à legibilidade do site. Ou seja, se as cores dificultarem a leitura ou a localização dos principais componentes das Páginas de Destino, as conversões serão fatalmente comprometidas. E a Taxa de Rejeição, invariavelmente, tenderá a subir.

– A Teoria das Cores ajuda o anunciante a sair de seu campo opinativo, daquilo que simplesmente parece bom aos seus olhos. Isto garante que sua mensagem seja entregue da melhor forma possível para as centenas ou milhares de consumidores que visitam seu site.

– Assim, lembre-se que as cores em suas páginas se comunicam com seu público-alvo. A escolha correta fará com que suas campanhas de Links Patrocinados se tornem mais efetivas e alcancem melhores resultados.

Que Mensagem as Cores Transmitem?

– Antes de avaliar a mensagem que as cores costumam passar para os usuários, devemos ter em mente que existem diferentes tonalidades delas. Assim, uma cor fria, ao ser-lhe acrescentadas sombras, pode tornar-se quente e transmitir calor. Além disso, a combinação das cores gera diferentes mensagens.

Azul: Transmite tranquilidade, confiança e lealdade. É uma das cores mais admiradas pelas pessoas. Em praticamente qualquer situação, seu uso nos sites será aplicável, por ser uma cor amigável. Também, é muito utilizada devido outra grande vantagem que oferece: há pouquíssimos casos de distúrbios de visão relacionados a ela. (Veja subentrada abaixo: E os Distúrbios de Visão?). A cor azul combinada com a cor branca é refrescante. Com o cinza, é elegante. Um pouco de jovialidade pode ser alcançada combinando azul com amarelo.

Amarelo: Associado com a infância e juventude. Marcas que trabalham com as emoções e autoestima podem utilizar a cor amarela em suas Páginas de Destino. É pouco usada como cor predominante nos sites; seu uso é mais frequente como cor complementar. Visto que o amarelo costuma desaparecer quando combinado com o branco, é necessário utilizar cores escuras para destacá-lo. Combinações de amarelo com azul ou preto são populares. Sua associação com o Sol faz com que seu uso seja apropriado em sites que promovem produtos consumidos mais frequentemente pela manhã, como no exemplo abaixo:

Vermelho: A cor vermelha é uma cor marcante que promove a urgência. Também é carregada de emoções. Uma landing page para os dias do namorado, por exemplo, certamente teria no vermelho uma cor apropriada. Mensagens relacionadas à força, coragem, desafio e energia ganham ímpeto quando combinadas com a cor vermelha.

– Dica: Evite combinar a cor vermelha com azul, já que esta associação cansa a visão, além de provocar ilusões de ótica.

Laranja: Tem em si, as características das cores amarela e vermelha, tal como jovialidade, calor e paixão. Também é associada com entusiasmo, diversão e segurança. Transmite um visual moderno quando combinada com o azul ou com cinza. Ajuda a dar destaque sobre elementos mais importantes no site. O uso do laranja como cor predominante é bastante perigoso. Deve-se ter muita cautela quanto ao seu uso. Como cor de texto, prejudica a leitura, ainda que haja um fundo escuro.

Roxo / Púrpura: A cor roxa está ligada à realeza, poder, luxo e ambição. Também utilizada para destacar a imaginação e elementos espirituais, devido seu aspecto calmante. Embora não esteja tão presente na natureza, está entre as cores prediletas de pré-adolescentes. Seu excesso pode provocar apatia e um website melancólico. Para fugir da morbidez, é importante combiná-la com cores alegres

Verde: Uma cor mais relaxante, que promove o conforto, mais fácil para os olhos processarem. Equilíbrio, liberdade e restauração são algumas das mensagens que a cor verde transmite aos consumidores. É muito utilizada em sites que promovem o cuidado com o meio ambiente ou que tenham qualquer relação com a natureza.

– Cuidado: entre os distúrbios na percepção das cores, a maior incidência é a falta de habilidade das pessoas em distinguir a cor verde. Por isso, ao anunciar um site no Google, tenha cautela ao utilizar o verde como cor predominante de suas Páginas de Destino.

E os Distúrbios de Visão?

– O Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade (IBRAU) realizou um diagnóstico de deficiências na percepção de cores nos usuários na internet. Segundo o relatório, estima-se que entre 8% e 20% da população sofra de algum distúrbio na percepção das cores. A incidência de distúrbios de visão é maior em homens do que nas mulheres. Entre os que sofrem de tais distúrbios, a cor verde, de modo geral, é a mais afetada. Por outro lado, a percepção das cores azul e amarela está entre as menos afetadas.

– Assim, o anunciante que estiver criando sua campanha de Links Patrocinados e suas Páginas de Destino deve levar em consideração este agravante.

Considerações Finais

– Conhecendo as principais associações das cores, é hora de analisar como utilizar este conhecimento em seu favor. Inicialmente, é preciso definir qual associação você espera dos visitantes de suas Páginas de Destino. Depois, é preciso implantar as cores na tonalidade certa, sem exageros e, ao mesmo tempo, fazendo as apropriadas combinações.

– No entanto, se utilizar os Links Patrocinados para divulgar seu site em outros países, lembre-se que o significado das cores pode mudar de uma cultura para outra. Assim, seria apropriado fazer uma pesquisa sobre o significado das cores em tais países. Além disso, com o passar dos anos, seu significado pode ser sutil ou drasticamente alterado. Na dúvida entre quais cores utilizará, não hesite: faça Testes A/B. Assim, poderá comparar a reação do seu público-alvo às diferentes cores predominantes em suas Páginas de Destino.

– Quando utilizadas com bom critério, a Teoria das Cores pode ser vantajosa para suas campanhas no Google AdWords, levando seus usuários para landing pages que serão muito mais envolventes e bem-sucedidas.

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