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A Teoria das Cores nas Páginas de Destino dos Sites

05/02/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Ao divulgar seu site por meio dos Links Patrocinados, como a Teoria das Cores pode ajudá-lo a preparar Páginas de Destino envolventes e convidativas?

– Sua campanha de Links Patrocinados está pronta! AnĂşncios relevantes, palavras-chave e correspondĂŞncias cuidadosamente escolhidas. Mas ainda persiste uma dĂşvida: quais cores devo utilizar como predominante e complementar em minhas Páginas de Destino?

– Para responder esta questĂŁo, alguns anunciantes se guiam pelas cores presentes em sua logomarca – em muitos casos, esta decisĂŁo pode ser correta. No entanto, quando elas parecem inapropriadas ao serem utilizadas como cores predominantes, alguns anunciantes preferem apostar na simplicidade (utilizando-as apenas nos detalhes) ou em outras cores mais atrativas.

– Entretanto, ao escolher quais cores ganharĂŁo destaque em suas Páginas de Destino, muitos anunciantes utilizam a Teoria das Cores. Com isso, suas escolhas podem resultar em páginas bem mais atraentes aos olhos dos consumidores e despertar neles as emoções esperadas.

O Que a Teoria das Cores Ensina?

– A Teoria das Cores Ă© um assunto amplo e complexo, que já foi alimentado por diversas opiniões ao longo dos sĂ©culos; em suma, ela destaca que uma sĂ©rie de sensações de uma pessoa pode ser afetada de acordo com as cores a que ela se expõe. Para os anunciantes em Links Patrocinados, isso pode ser traduzido nĂŁo somente devido a fatores psicolĂłgicos, mas tambĂ©m com relação Ă  legibilidade do site. Ou seja, se as cores dificultarem a leitura ou a localização dos principais componentes das Páginas de Destino, as conversões serĂŁo fatalmente comprometidas. E a Taxa de Rejeição, invariavelmente, tenderá a subir.

– A Teoria das Cores ajuda o anunciante a sair de seu campo opinativo, daquilo que simplesmente parece bom aos seus olhos. Isto garante que sua mensagem seja entregue da melhor forma possĂ­vel para as centenas ou milhares de consumidores que visitam seu site.

– Assim, lembre-se que as cores em suas páginas se comunicam com seu pĂşblico-alvo. A escolha correta fará com que suas campanhas de Links Patrocinados se tornem mais efetivas e alcancem melhores resultados.

Que Mensagem as Cores Transmitem?

– Antes de avaliar a mensagem que as cores costumam passar para os usuários, devemos ter em mente que existem diferentes tonalidades delas. Assim, uma cor fria, ao ser-lhe acrescentadas sombras, pode tornar-se quente e transmitir calor. AlĂ©m disso, a combinação das cores gera diferentes mensagens.

Azul: Transmite tranquilidade, confiança e lealdade. É uma das cores mais admiradas pelas pessoas. Em praticamente qualquer situação, seu uso nos sites será aplicável, por ser uma cor amigável. Também, é muito utilizada devido outra grande vantagem que oferece: há pouquíssimos casos de distúrbios de visão relacionados a ela. (Veja subentrada abaixo: E os Distúrbios de Visão?). A cor azul combinada com a cor branca é refrescante. Com o cinza, é elegante. Um pouco de jovialidade pode ser alcançada combinando azul com amarelo.

Amarelo: Associado com a infância e juventude. Marcas que trabalham com as emoções e autoestima podem utilizar a cor amarela em suas Páginas de Destino. É pouco usada como cor predominante nos sites; seu uso é mais frequente como cor complementar. Visto que o amarelo costuma desaparecer quando combinado com o branco, é necessário utilizar cores escuras para destacá-lo. Combinações de amarelo com azul ou preto são populares. Sua associação com o Sol faz com que seu uso seja apropriado em sites que promovem produtos consumidos mais frequentemente pela manhã, como no exemplo abaixo:

Vermelho: A cor vermelha é uma cor marcante que promove a urgência. Também é carregada de emoções. Uma landing page para os dias do namorado, por exemplo, certamente teria no vermelho uma cor apropriada. Mensagens relacionadas à força, coragem, desafio e energia ganham ímpeto quando combinadas com a cor vermelha.

– Dica: Evite combinar a cor vermelha com azul, já que esta associação cansa a visĂŁo, alĂ©m de provocar ilusões de Ăłtica.

Laranja: Tem em si, as características das cores amarela e vermelha, tal como jovialidade, calor e paixão. Também é associada com entusiasmo, diversão e segurança. Transmite um visual moderno quando combinada com o azul ou com cinza. Ajuda a dar destaque sobre elementos mais importantes no site. O uso do laranja como cor predominante é bastante perigoso. Deve-se ter muita cautela quanto ao seu uso. Como cor de texto, prejudica a leitura, ainda que haja um fundo escuro.

Roxo / Púrpura: A cor roxa está ligada à realeza, poder, luxo e ambição. Também utilizada para destacar a imaginação e elementos espirituais, devido seu aspecto calmante. Embora não esteja tão presente na natureza, está entre as cores prediletas de pré-adolescentes. Seu excesso pode provocar apatia e um website melancólico. Para fugir da morbidez, é importante combiná-la com cores alegres

Verde: Uma cor mais relaxante, que promove o conforto, mais fácil para os olhos processarem. Equilíbrio, liberdade e restauração são algumas das mensagens que a cor verde transmite aos consumidores. É muito utilizada em sites que promovem o cuidado com o meio ambiente ou que tenham qualquer relação com a natureza.

– Cuidado: entre os distĂşrbios na percepção das cores, a maior incidĂŞncia Ă© a falta de habilidade das pessoas em distinguir a cor verde. Por isso, ao anunciar um site no Google, tenha cautela ao utilizar o verde como cor predominante de suas Páginas de Destino.

E os DistĂşrbios de VisĂŁo?

– O Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade (IBRAU) realizou um diagnĂłstico de deficiĂŞncias na percepção de cores nos usuários na internet. Segundo o relatĂłrio, estima-se que entre 8% e 20% da população sofra de algum distĂşrbio na percepção das cores. A incidĂŞncia de distĂşrbios de visĂŁo Ă© maior em homens do que nas mulheres. Entre os que sofrem de tais distĂşrbios, a cor verde, de modo geral, Ă© a mais afetada. Por outro lado, a percepção das cores azul e amarela está entre as menos afetadas.

– Assim, o anunciante que estiver criando sua campanha de Links Patrocinados e suas Páginas de Destino deve levar em consideração este agravante.

Considerações Finais

– Conhecendo as principais associações das cores, Ă© hora de analisar como utilizar este conhecimento em seu favor. Inicialmente, Ă© preciso definir qual associação vocĂŞ espera dos visitantes de suas Páginas de Destino. Depois, Ă© preciso implantar as cores na tonalidade certa, sem exageros e, ao mesmo tempo, fazendo as apropriadas combinações.

– No entanto, se utilizar os Links Patrocinados para divulgar seu site em outros paĂ­ses, lembre-se que o significado das cores pode mudar de uma cultura para outra. Assim, seria apropriado fazer uma pesquisa sobre o significado das cores em tais paĂ­ses. AlĂ©m disso, com o passar dos anos, seu significado pode ser sutil ou drasticamente alterado. Na dĂşvida entre quais cores utilizará, nĂŁo hesite: faça Testes A/B. Assim, poderá comparar a reação do seu pĂşblico-alvo Ă s diferentes cores predominantes em suas Páginas de Destino.

– Quando utilizadas com bom critĂ©rio, a Teoria das Cores pode ser vantajosa para suas campanhas no Google Ads, levando seus usuários para landing pages que serĂŁo muito mais envolventes e bem-sucedidas.

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