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A Teoria das Cores nas P√°ginas de Destino dos Sites

05/02/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Ao divulgar seu site por meio dos Links Patrocinados, como a Teoria das Cores pode ajud√°-lo a preparar P√°ginas de Destino envolventes e convidativas?

– Sua campanha de Links Patrocinados est√° pronta! An√ļncios relevantes, palavras-chave e correspond√™ncias cuidadosamente escolhidas. Mas ainda persiste uma d√ļvida: quais cores devo utilizar como predominante e complementar em minhas P√°ginas de Destino?

– Para responder esta quest√£o, alguns anunciantes se guiam pelas cores presentes em sua logomarca ‚Äď em muitos casos, esta decis√£o pode ser correta. No entanto, quando elas parecem inapropriadas ao serem utilizadas como cores predominantes, alguns anunciantes preferem apostar na simplicidade (utilizando-as apenas nos detalhes) ou em outras cores mais atrativas.

– Entretanto, ao escolher quais cores ganhar√£o destaque em suas P√°ginas de Destino, muitos anunciantes utilizam a Teoria das Cores. Com isso, suas escolhas podem resultar em p√°ginas bem mais atraentes aos olhos dos consumidores e despertar neles as emo√ß√Ķes esperadas.

O Que a Teoria das Cores Ensina?

– A Teoria das Cores √© um assunto amplo e complexo, que j√° foi alimentado por diversas opini√Ķes ao longo dos s√©culos; em suma, ela destaca que uma s√©rie de sensa√ß√Ķes de uma pessoa pode ser afetada de acordo com as cores a que ela se exp√Ķe. Para os anunciantes em Links Patrocinados, isso pode ser traduzido n√£o somente devido a fatores psicol√≥gicos, mas tamb√©m com rela√ß√£o √† legibilidade do site. Ou seja, se as cores dificultarem a leitura ou a localiza√ß√£o dos principais componentes das P√°ginas de Destino, as convers√Ķes ser√£o fatalmente comprometidas. E a Taxa de Rejei√ß√£o, invariavelmente, tender√° a subir.

РA Teoria das Cores ajuda o anunciante a sair de seu campo opinativo, daquilo que simplesmente parece bom aos seus olhos. Isto garante que sua mensagem seja entregue da melhor forma possível para as centenas ou milhares de consumidores que visitam seu site.

– Assim, lembre-se que as cores em suas p√°ginas se comunicam com seu p√ļblico-alvo. A escolha correta far√° com que suas campanhas de Links Patrocinados se tornem mais efetivas e alcancem melhores resultados.

Que Mensagem as Cores Transmitem?

РAntes de avaliar a mensagem que as cores costumam passar para os usuários, devemos ter em mente que existem diferentes tonalidades delas. Assim, uma cor fria, ao ser-lhe acrescentadas sombras, pode tornar-se quente e transmitir calor. Além disso, a combinação das cores gera diferentes mensagens.

Azul: Transmite tranquilidade, confian√ßa e lealdade. √Č uma das cores mais admiradas pelas pessoas. Em praticamente qualquer situa√ß√£o, seu uso nos sites ser√° aplic√°vel, por ser uma cor amig√°vel. Tamb√©m, √© muito utilizada devido outra grande vantagem que oferece: h√° pouqu√≠ssimos casos de dist√ļrbios de vis√£o relacionados a ela. (Veja subentrada abaixo: E os Dist√ļrbios de Vis√£o?). A cor azul combinada com a cor branca √© refrescante. Com o cinza, √© elegante. Um pouco de jovialidade pode ser alcan√ßada combinando azul com amarelo.

Amarelo: Associado com a inf√Ęncia e juventude. Marcas que trabalham com as emo√ß√Ķes e autoestima podem utilizar a cor amarela em suas P√°ginas de Destino. √Č pouco usada como cor predominante nos sites; seu uso √© mais frequente como cor complementar. Visto que o amarelo costuma desaparecer quando combinado com o branco, √© necess√°rio utilizar cores escuras para destac√°-lo. Combina√ß√Ķes de amarelo com azul ou preto s√£o populares. Sua associa√ß√£o com o Sol faz com que seu uso seja apropriado em sites que promovem produtos consumidos mais frequentemente pela manh√£, como no exemplo abaixo:

Vermelho: A cor vermelha √© uma cor marcante que promove a urg√™ncia. Tamb√©m √© carregada de emo√ß√Ķes. Uma landing page para os dias do namorado, por exemplo, certamente teria no vermelho uma cor apropriada. Mensagens relacionadas √† for√ßa, coragem, desafio e energia ganham √≠mpeto quando combinadas com a cor vermelha.

– Dica: Evite combinar a cor vermelha com azul, j√° que esta associa√ß√£o cansa a vis√£o, al√©m de provocar ilus√Ķes de √≥tica.

Laranja: Tem em si, as características das cores amarela e vermelha, tal como jovialidade, calor e paixão. Também é associada com entusiasmo, diversão e segurança. Transmite um visual moderno quando combinada com o azul ou com cinza. Ajuda a dar destaque sobre elementos mais importantes no site. O uso do laranja como cor predominante é bastante perigoso. Deve-se ter muita cautela quanto ao seu uso. Como cor de texto, prejudica a leitura, ainda que haja um fundo escuro.

Roxo / P√ļrpura: A cor roxa est√° ligada √† realeza, poder, luxo e ambi√ß√£o. Tamb√©m utilizada para destacar a imagina√ß√£o e elementos espirituais, devido seu aspecto calmante. Embora n√£o esteja t√£o presente na natureza, est√° entre as cores prediletas de pr√©-adolescentes. Seu excesso pode provocar apatia e um website melanc√≥lico. Para fugir da morbidez, √© importante combin√°-la com cores alegres

Verde: Uma cor mais relaxante, que promove o conforto, mais f√°cil para os olhos processarem. Equil√≠brio, liberdade e restaura√ß√£o s√£o algumas das mensagens que a cor verde transmite aos consumidores. √Č muito utilizada em sites que promovem o cuidado com o meio ambiente ou que tenham qualquer rela√ß√£o com a natureza.

– Cuidado: entre os dist√ļrbios na percep√ß√£o das cores, a maior incid√™ncia √© a falta de habilidade das pessoas em distinguir a cor verde. Por isso, ao anunciar um site no Google, tenha cautela ao utilizar o verde como cor predominante de suas P√°ginas de Destino.

E os Dist√ļrbios de Vis√£o?

– O Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade (IBRAU) realizou um diagn√≥stico de defici√™ncias na percep√ß√£o de cores nos usu√°rios na internet. Segundo o relat√≥rio, estima-se que entre 8% e 20% da popula√ß√£o sofra de algum dist√ļrbio na percep√ß√£o das cores. A incid√™ncia de dist√ļrbios de vis√£o √© maior em homens do que nas mulheres. Entre os que sofrem de tais dist√ļrbios, a cor verde, de modo geral, √© a mais afetada. Por outro lado, a percep√ß√£o das cores azul e amarela est√° entre as menos afetadas.

РAssim, o anunciante que estiver criando sua campanha de Links Patrocinados e suas Páginas de Destino deve levar em consideração este agravante.

Considera√ß√Ķes Finais

– Conhecendo as principais associa√ß√Ķes das cores, √© hora de analisar como utilizar este conhecimento em seu favor. Inicialmente, √© preciso definir qual associa√ß√£o voc√™ espera dos visitantes de suas P√°ginas de Destino. Depois, √© preciso implantar as cores na tonalidade certa, sem exageros e, ao mesmo tempo, fazendo as apropriadas combina√ß√Ķes.

– No entanto, se utilizar os Links Patrocinados para divulgar seu site em outros pa√≠ses, lembre-se que o significado das cores pode mudar de uma cultura para outra. Assim, seria apropriado fazer uma pesquisa sobre o significado das cores em tais pa√≠ses. Al√©m disso, com o passar dos anos, seu significado pode ser sutil ou drasticamente alterado. Na d√ļvida entre quais cores utilizar√°, n√£o hesite: fa√ßa Testes A/B. Assim, poder√° comparar a rea√ß√£o do seu p√ļblico-alvo √†s diferentes cores predominantes em suas P√°ginas de Destino.

РQuando utilizadas com bom critério, a Teoria das Cores pode ser vantajosa para suas campanhas no Google Ads, levando seus usuários para landing pages que serão muito mais envolventes e bem-sucedidas.

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