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Alterações no Google e as Implicações no Marketing de Busca

30/07/2014 Por: na Categoria Otimização com 0 e 1
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Mudanças na SERP do Google são movimentos que conferem maior destaque aos Links Patrocinados, e diminuem atenção sobre os resultados orgânicos

Google logo– A única coisa que não muda no Google são as mudanças. A cada dia, usuários e profissionais do marketing de busca percebem recursos e ferramentas sendo aprimorados, testes sendo executados, e betas lançados globalmente ao passo que outros são abandonados. Tudo isto é necessário, especialmente em um universo multitelas tão complexo quanto o nosso, onde o comportamento dos consumidores se altera tão rapidamente quanto às novas tecnologias desenvolvidas.

– Neste cenário em constante mutação, as agências de Links Patrocinados precisam estar constantemente atualizadas, uma vez que as mudanças no Google Ads ocorrem repetidamente, muitas delas com pouca divulgação.

– Para os profissionais do SEO, algumas otimizações no motor de busca evocam entusiasmo, ao passo que outras causam bastante preocupação. Além das mudanças oficiais, usuários na internet muitas vezes percebem alterações que causam frisson nas comunidades do marketing de busca, mesmo que não sejam oficialmente confirmadas.

– Entre declarações oficiais e rumores, como a SERP do Google está sendo afetada ultimamente? Vamos dar atenção a dois elementos da busca natural: as informações do autor e os snippets de vídeos.

Informações do Autor (AuthorShip)

– As informações do autor, também conhecidas como authorship, foram desenvolvidas pelo Google com a finalidade de auxiliar os usuários a encontrar conteúdo relevante para suas pesquisas. Por intermédio do perfil do autor no Google+, era possível vincular o perfil ao conteúdo, confirmando assim sua autoria e exibindo uma foto nos resultados orgânicos.

– Em um anúncio divulgado no Google+, foi mencionado que a foto do perfil nas buscas realizadas tanto em computadores desktop quanto em dispositivos móveis seria removida. O objetivo, segundo o anúncio, era tornar o design visual das pesquisas mais limpo.

– Para muitos profissionais do SEO, esta foi uma péssima notícia.

Snippets de Vídeos

– Os snippets integram várias opções de linhas adicionais que aumentam a eficácia dos resultados apresentados no Google. Por exemplo, snippets de pizzarias podem apresentar uma avaliação média e a faixa de preço; o snippets para um álbum musical pode apresentar as faixas, o tempo de cada uma delas junto à opção de reproduzi-las.

– Neste grande universo de possibilidades, o Google permitiu que um conteúdo de vídeo seja marcado, apresentando a miniatura do vídeo diretamente nos resultados da busca.

– No entanto, alguns usuários e profissionais de marketing tem feito comentários na internet dizendo que o Google parece limitar o número de trechos de vídeos exibidos em seu motor de busca. A imagem abaixo, divulgado pela equipe da Seer Interactive, aponta para isto:

Snippets de vídeo removidos da busca orgânica do Google

Concluindo

– Mudanças não são apenas uma realidade, mas também necessárias. Como é de se esperar, o Google realiza otimizações no seu mecanismo de busca visando atribuir maior relevância para os usuários em suas pesquisas.

– No entanto, fica claro que grande parte das alterações oficiais diminuem o destaque conferido à busca orgânica. Este parece ser um movimento que visa aumentar o foco dos internautas sobre os anúncios de Links Patrocinados, ao passo que a busca natural perde espaço e brilho. Assim, anunciar no Google por intermédio dos Links Patrocinados se torna uma opção cada vez mais essencial para pequenas, médias e grandes empresas.

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