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A Anatomia de Uma Conversão no Google AdWords

20/10/2017 Por: na Categoria Conversão com 0 e 7
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Veja quais são as variáveis que compõe a probabilidade de um cliente comprar o produto ou contratar o serviço que você está oferecendo

Anatomia da conversão– No cenário digital atual, otimizar as conversões envolve analisar diversos fatores. A forte concorrência existente na publicidade online é um indicativo disso. Certamente, no seu ramo de atuação, as empresas concorrentes estão anunciando nos Links Patrocinados do Google AdWords. Isto, por sua vez, exige que sua publicidade tenha ainda maior qualidade. Somente assim, seus anúncios poderão ser exibidos nos momentos mais relevantes para clientes e público-alvo.

– Para conseguir se diferenciar da concorrência é preciso fazer bom uso dos dados analíticos. A verdade é que a quantidade de informações disponíveis é gigantesca, e aumenta a cada dia. Hoje, é possível saber detalhes sobre os clientes que compraram seus produtos, qual o dispositivo e navegador eles usavam no momento da conversão, sua localização geográfica, quais termos foram utilizados em suas buscas, bem como informações sobre sexo, idade, status parental, etc.

– Os dados geram variáveis que precisam ser analisadas e testadas. Isto auxilia a agência de Links Patrocinados a identificar novas oportunidades para otimizar as campanhas publicitárias de sua empresa no Google AdWords.

– Além disso, evidentemente, diferentes pessoas têm necessidades diferentes. Por isso, a publicidade precisa ser adequada a cada usuário, não apenas de acordo com suas características gerais, mas levando em consideração o contexto em que se encontra.

– As variáveis são tantas que até mesmo fórmulas foram desenvolvidas para testar e otimizar anúncios de Links Patrocinados. Conheça uma delas que ajuda a identificar a anatomia de uma conversão.

A Anatomia de Uma Conversão

– Pensando nisso, um instituto norte-americano de ciência da conversão, o MECLABS, possui uma fórmula que visa anatomizar as características elementares de uma conversão.

Anatomia conversao

– Esta fórmula não precisa ser usada para testar cada um dos anúncios veiculados no Google. Na verdade, ela é reveladora no que tange aos elementos característicos de uma conversão, e sua importância.

  • Probabilidade da conversão: potencial do cliente converter, levando em consideração os elementos descritos a seguir.
  • Motivação: na fórmula, vemos que a Motivação tem peso 4, o que mostra a importância deste elemento no processo de conversão. Quanto maior for o interesse do usuário, maior o potencial de compra. Por isso, a extrema importância de exibir os anúncios certos no momento certo.
  • Proposta de valor clara: o cliente quer comprar, mas surge a pergunta: “Por que ele deve comprar de você?” Preço, garantia, credibilidade, vantagens adicionais e outros apelos estão entre propostas de valor bastante utilizadas. Campanhas de Links Patrocinados de sucesso levam isso em consideração no desenvolvimento do criativo (textos, imagens e vídeos) dos anúncios, bem como na criação das páginas de destino. Segundo a fórmula MECLABS, a proposta de valor tem peso 3.
  • Incentivo: o cliente já tem a intenção de compra. No entanto, ele pode precisar de um incentivo adicional. Para aumentar a probabilidade de conversão, incentivos devem ser utilizados. Eles podem se apresentar de diversas formas como, por exemplo, aspectos de urgência (“últimas unidades” ou “últimos dias”).
  • Fricção: também conhecido como atrito, são as características que podem impedir o público-alvo de comprar seu produto. Processos complicados na compra de um produto ou formulários de contato muito longos são exemplos de variáveis que podem servir como fricção na conversão. Deve-se analisar cuidadosamente tudo aquilo que pode servir de empecilho para o cliente converter, e otimizar estes elementos.
  • Ansiedade: A ansiedade pode aparecer quando a empresa solicita demasiada informação pessoal sobre o cliente. Preocupações quanto à segurança das informações pessoais, e o que será feito com elas, podem impedir um cliente de converter. Exibir certificados de segurança, política de uso de dados e depoimentos de clientes é bastante útil para reduzir a ansiedade.

Conclusão

– Conhecer o princípio da anatomia de uma conversão é essencial para otimizar as campanhas publicitárias. Como mencionado, a concorrência é acirrada, e a quantidade de dados é gigantesca. Empresas que tiverem suas campanhas no Google AdWords administradas com excelência conseguirão se manter sempre um passo a frente da concorrência, resultando em aumento no número de suas vendas.

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