Anúncios do Facebook Messenger – O Que São e Quais Suas Vantagens? | 🥇Clinks ®️

Anúncios do Facebook Messenger – O Que São e Quais Suas Vantagens?

14/11/2019 Por: na Categoria Social Ads com 0 e 1
Home > Blog > Social Ads > Anúncios do Facebook Messenger – O Que São e Quais Suas Vantagens?

Neste artigo, saiba mais detalhes sobre como funcionam os anúncios do Facebook Messenger e quais as vantagens desta plataforma.

Entre as plataformas de Social Ads, o Facebook figura em destaque. Afinal, são mais de 2 bilhões de usuários na rede social. Números mais do que suficientes para justificar a atenção de empresas de diferentes portes.

Mas, dentro da família de anúncios do Facebook, existe um membro que merece nossa atenção.

Estamos falando do Facebook Messenger – o serviço de mensagens instantâneas e bate-papo do Facebook.

Você sabia que dados oficiais apontam que o número de usuários mensais do Messenger chega a 1,3 bilhão de pessoas? Sim, um sexto da população mundial utiliza o serviço. Com isso, o Facebook Messenger ocupa o segundo posto no ranking de aplicativos de mensagem, perdendo apenas para o WhatsApp.

Usuários Facebook Messenger

Portanto, não é de admirar que o Facebook tenha projetado anúncios de links patrocinados para serem veiculados no Messenger (nascendo assim, o Messenger Ads).

E com tantos usuários ativos, certamente muitos dos seus clientes e potenciais clientes estão utilizando a plataforma.

A questão é: o que são os anúncios no Messenger? Quanto custa anunciar no Facebook Messenger?

Bem, este artigo se propõe a abordar estes assuntos.

Primeiro, no entanto, vamos ver alguns detalhes sobre o serviço e como ele funciona. Daí, ficará mais fácil pensar em estratégias para anunciar no Facebook Messenger.

Como Funciona o Messenger

O Messenger é um aplicativo gratuito. Neste serviço, as pessoas conversam por meio de texto, mas é possível também enviar mensagens de voz, realizar chamadas de vídeo, além de compartilhar fotos, vídeos e GIFs.

Entre seus recursos também há o compartilhamento de localização. Com ele, você pode enviar sua localização atual por uma hora, com atualização em tempo real.

O serviço também conta com o Stories, recurso famoso no Instagram e no próprio Facebook. No Stories, o conteúdo fica disponível para ser visualizado pelos contatos por até 24 horas.

Desde 2016, o Facebook oferece os chatbots (ou robôs de conversação) para empresas enviarem mensagens automatizadas para clientes que entram em contato.

Como Funcionam os Anúncios do Messenger

Os anúncios ou Links Patrocinados do Messenger podem ajudá-lo a ampliar o alcance de sua empresa.

Com ele, você pode aumentar sua base de clientes, gerar maior engajamento, fortalecer a lembrança da marca e fidelizar seu público.

Portanto, vamos analisar as opções de anúncios que o Facebook Messenger oferece para as empresas.

Anúncios na Caixa de Entrada

A Caixa de Entrada se refere à guia de bate-papo. Nesta guia, você encontra todas as suas conversas.

O que o Messenger Ads faz é inserir anúncios entre as conversas.

O sistema de inteligência do Messenger vai determinar o melhor posicionamento dos anúncios visando os melhores resultados.

anúncios caixa de entrada

Estes anúncios não precisam ter sido criados exclusivamente para o Messenger. Se você já tiver um anúncio no Facebook ou no Instagram, poderá utilizá-lo no serviço de mensagens.

Após tocar no anúncio, a pessoa obtém mais detalhes sobre o que você está divulgando. Com um link e uma chamada à ação, você pode direcionar esta pessoa para seu site ou aplicativo.

Anúncios do Messenger Stories

Como já mencionado, Stories são aquelas postagens com duração de 24 horas. O que deve interessar às empresas é que estes posts podem ser patrocinados. O objetivo é atingir um público muito maior do que seus contatos e seguidores.

Dê uma olhada na imagem abaixo. Note que os anúncios do Messenger Stories são experiências em tela cheia.

Anúncios stories messenger

Este formato oferece um maior potencial de envolvimento com os usuários.

Anúncios de Clique Para o Messenger

O objetivo deste formato é fazer com que o usuário toque/clique no anúncio e seja diretamente enviado para uma conversa.

Nesta conversa, o usuário visualizará uma mensagem publicitária previamente preparada.

Cuide para escrever uma mensagem de boas-vindas envolvente, estimulando a pessoa a iniciar uma conversação com a empresa.

A partir daí, você pode direcionar o usuário para preencher um cadastro, obter respostas para as dúvidas deles ou até mesmo comprar um produto.

anúncios de clique para mensagem

O anúncio pode ser exibido tanto no Facebook quanto Instagram, redirecionando a pessoa para a conversa no Messenger. Portanto, certifique-se de deixar claro que a pessoa iniciará uma conversa, em vez de ser redirecionada para uma página do Facebook ou outra página de destino.

Uma das grandes vantagens para você é que esta interação fica salva como conversa. Ou seja, você pode futuramente entrar em contato com estes clientes, individualmente, conversando com cada um deles.

Mensagens Patrocinadas

As mensagens patrocinadas aparecem como conversas naturais. O detalhe é que este conteúdo patrocinado aparece somente para pessoas que já se comunicaram com sua empresa via Messenger. Em outras palavras, você reaproveita conversas já existentes.

É importante avaliar a demanda e verificar a capacidade de responder às dúvidas que certamente surgirão, conforme abaixo:

mensagens patrocinadas

Apenas uma mensagem patrocinada é enviada para cada pessoa, por conjunto de anúncios.

Como Configurar Uma Campanha no Messenger

Para iniciar suas campanhas de publicidade no serviço de mensagens do Facebook, você deve acessar o Gerenciador de Anúncios. O Gerenciador é a ferramenta utilizada para criar anúncios no Messenger, no Facebook e no Instagram.

Vamos imaginar que você queira criar uma campanha de Anúncios de Clique Para o Messenger.

Então, nos objetivos, selecione Mensagens.

objetivos anunciar messenger ads

Depois de dar um nome para a campanha, você deve preencher alguns dados básicos sobre sua conta de anúncios.

Escolha o destino para as mensagens. No nosso exemplo, Clique Para o Messenger.

Destino para mensagens

Após isto, você deve preencher alguns dados sobre seu público-alvo, incluindo localização geográfica, idade, gênero e idioma.

Depois, um aspecto importante são os Posicionamentos.

Escolha a opção Editar Posicionamentos.

Você poderá especificar onde deseja exibir seus anúncios (por exemplo, Caixa de Entrada e no Stories).

Posicionamentos Facebook Messenger Ads

Ao escolher o posicionamento dos anúncios, ou seja, onde eles serão exibidos, o Gerenciador dará algumas dicas valiosas com relação ao tamanho das imagens e vídeos.

Nas demais configurações, você deve inserir seu orçamento e depois passar para a etapa de criação dos ativos. Confira detalhes e especificações técnicas sobre os diferentes formatos de Links Patrocinados do Facebook Messenger.

Depois de criar os anúncios, clique em Confirmar para publicar seu anúncio.

Quanto Custa Anunciar no Messenger Ads

Como já citado, durante o processo de criação das campanhas, você deve configurar o orçamento dos seus anúncios. Isto inclui o orçamento máximo que você está disposto a pagar por dia, além de dar lances por cliques/toques recebidos em seus anúncios.

Assim como mencionado no artigo sobre anúncios no Instagram, o valor do custo por clique vai depender de vários fatores. Dependendo do público-alvo atingido e do local onde os anúncios são exibidos, os valores podem ser maiores ou menores.

Ou seja, não existe um valor fixo que podemos passar para você. Tudo dependerá dos fatores e variáveis já mencionadas. O ideal é começar com um valor mediano e ir ajustando seu orçamento diário e lances à medida que analisa os resultados alcançados.

Concluindo

Assim, com os anúncios do Facebook Messenger você coloca as conversas como estratégia de marketing em sua empresa.

Portanto, se quiser aproveitar todo o potencial de alcance do Messenger, você precisa veicular anúncios na plataforma.

Afinal, não importa se seu objetivo de marketing seja o reconhecimento, a lembrança da marca, a conversão ou a fidelização, o Facebook Messenger pode ajudar você a atingir suas metas publicitárias.

Copyright © Clinks®️ - Google Ads Partner PREMIER🥇. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.