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A Arte de Diminuir o Custo Por Clique (CPC) no Google Ads

18/12/2016 Por: na Categoria Anuncia via agência não Google Partner, Custos com 0 e 8
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Como diminuir o custo por clique (CPC) dos Links Patrocinados, sem perder desempenho? Veja alguns princípios que precisam ser constantemente aplicados pela agência digital na hora de baixar o CPC

O Custo por Clique (CPC)– A publicidade dos Links Patrocinados é baseada no sistema PPC (pay-per-click). Isto significa que, se uma empresa conseguir diminuir (ainda que pouquíssimos centavos) o custo pelos cliques recebidos em seus anúncios, o custo por conversão também será menor.

– Assim, aumentar os lucros ao anunciar no Google envolve conseguir baixar o custo por clique (CPC). Mas como se consegue este objetivo?

– É evidente que a estratégia deve ir além de simplesmente baixar os lances. Afinal, isto prejudicaria o posicionamento dos anúncios, até mesmo impossibilitando a exibição destes nas pesquisas mais relevantes.

– Assim, quais são alguns princípios que precisam ser seguidos para diminuir o CPC dos anúncios, ao mesmo tempo em que consegue aumentar os lucros de sua empresa?

Relevância

– A relevância pode ser alcançada por meio de grupos de anúncios criados para palavras-chave específicas. Isto permite que os Links Patrocinados estejam bem próximos da intenção de pesquisa do usuário na internet.

– Além disso, a relevância também é conseguida por meio das páginas de destino ligadas a estas palavras-chave. Isto inclui:

  • Páginas de destino que destacam as palavras-chave, oferecendo exatamente o que está presente no anúncio (por exemplo, no título, conteúdo, cabeçalhos, etc.);
  • Páginas de destino que ofereçam uma excelente experiência para os usuários (carregamento rápido, visualmente apelativa, etc.).

– Quando isso acontece, o Google Ads percebe o quão próximo e consistente os anúncios e as páginas de destino estão da intenção de pesquisa do usuário.

Índice de Qualidade

– Índice de Qualidade é um número que o Google Ads atribui às palavras-chave e Links Patrocinados, e que determina a qualidade e relevância dos mesmos. A posição que os anúncios ocupam nos resultados de pesquisa, bem como o valor que sua empresa paga pelos cliques recebidos, estão diretamente ligados a este número.

– Diante de um Índice de Qualidade baixo, sua empresa enfrentará dois possíveis problemas:

  • Os anúncios não serem exibidos em pesquisas importantes, com alto potencial de conversão;
  • Você pagar um valor muito mais alto do que a média pelos cliques recebidos.

Como Se Consegue Um Bom Índice de Qualidade?

Bom índice de qualidade– Palavras-chave, Links Patrocinados e páginas de destino precisam estar bem amarrados, diretamente relacionados uns aos outros.

– Por isso, se um anunciante tiver inúmeras palavras-chave em um grupo de anúncio, a relevância para cada uma delas será bem menor. Analisando o outro extremo deste prisma, o cenário ideal seria possuir uma palavra-chave (e suas respectivas correspondências) para cada grupo de anúncio. Em especial para as palavras que são responsáveis pelas maiores fatias de lucro da empresa, a agência de Links Patrocinados pode tentar este método.

– De qualquer forma, o princípio é esse: quanto menos palavras-chave em um grupo de anúncios maior a probabilidade de relevância e aumento do índice de qualidade.

– Mas há ainda outros fatores que podem ajudar a aumentar este índice, e diminuir o custo por clique.

Anúncios de Texto Expandidos

– Neste novo formato de anúncios de texto, a agência digital tem à sua disposição um espaço maior para engajar os clientes da empresa. Isto permite trabalhar melhor a exposição da palavra-chave, chamadas à ação, bem como o destaque dos benefícios.

– Anúncios expandidos, quando criteriosamente criados, são responsáveis por aumento da CTR e podem ajudá-lo a pagar menos pelos cliques, sem diminuir seus lucros.

Sitelinks

– Os sitelinks de anúncios são excelentes contribuintes em aumentar o índice de qualidade, e gerar CPCs mais baixos. Eles consistem em informações extras sobre a empresa, ajudando os usuários a encontrar o que procuram de forma rápida, sem precisar navegar em diversas páginas em busca do produto ou serviço escolhido.

Palavras-chave Negativas

– Quando uma palavra-chave sem qualquer relação com o produto anunciado é responsável por disparar anúncios, dois possíveis cenários ruins são estabelecidos:

  • O usuário clica no anúncio, mas não converte, fazendo com que a empresa pague por cliques sem a menor possibilidade de venda. Aumenta-se o custo por conversão;
  • O usuário não clica no anúncio, mas esta ação contribui para a queda do CTR, que afetará o Índice de Qualidade e, por sua vez, o valor pago pelo CPC.

Diminuir custo por clique– As palavras-chave negativas integram a lista que o Google Ads acessa para verificar quando não deve exibir um anúncio.

– Portanto, tão importante quanto trabalhar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, é considerar aquelas que têm pouca ou nenhuma relação com ele, mas que eventualmente podem ser responsáveis por disparar os anúncios.

– É necessário atenção constante às palavras que precisam ser negativadas. Isto contribuirá para que os grupos de anúncios sejam mais relevantes e ajudarão a agência de Links Patrocinados a diminuir o CPC dos anúncios.

– Além disso, diminuirá a probabilidade de pagar por cliques sem potencial de gerar conversões.

Diminuir Lances

– À medida que o analista de Links Patrocinados aplica os princípios mencionados acima, os testes relacionados diretamente aos lances podem começar a ser efetuados. Isto significa baixar gradativamente os lances e manter-se atento aos relatórios de posição dos anúncios. É claro que, se baixar os lances derrubar os anúncios nas páginas do Google, a estratégia falhou… e muito.

– O objetivo é: realizar o dever de casa com qualidade e atenção a todos os detalhes, sendo possível baixar o CPC ao mesmo tempo em que os anúncios continuam em suas posições atuais.

Agência Google Partner – Diferencial Para Baixar CPC

– É muito provável que as agências de Links Patrocinados de seus concorrentes estejam, neste exato momento, colocando estas e outras estratégias em prática. Sendo assim, como você pode manter-se um passo a frente dos concorrentes?

– Isto pode ser conseguido colocando suas campanhas nas mãos de uma agência Google Partner. Este selo é conferido somente às agências digitais aprovadas nos rigorosos exames do Google. Além disso, a agência precisa ter um excelente desempenho na aplicação de práticas recomendadas do Google Ads. O programa visa avaliar o potencial da agência em prover um gerenciamento de excelência para seus clientes, agregando valor às contas administradas.

Selo Google partner premier– Quando a empresa entrega a gestão dos seus anúncios nas mãos de uma agência certificada Google Ads, está na verdade fazendo um investimento, visando aumentar a qualidade de suas campanhas e baixar o custo por clique dos seus Links Patrocinados.

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