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As Melhores Estratégias de Segmentação Para o YouTube

11/11/2019 Por: na Categoria YouTube com 0 e 2
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Vamos analisar quais são as opções de segmentação disponíveis para anúncios no YouTube e quais são as mais indicadas.

Você conseguiu desenvolver um vídeo atraente, diretamente aliado aos seus objetivos de marketing. Agora, chega o momento de divulgá-lo no YouTube.

Com o Google Ads, você consegue divulgar seus vídeos publicitários no momento certo para as pessoas certas. E isto contribui para você atingir suas metas, desde estratégias de branding até visitas ao seu site e conversões.

Mas, para que seus anúncios em vídeo no YouTube funcionem, existem pilares que precisam de atenção especial. Entre estes pilares podemos citar as configurações de segmentação.

Por que isso é tão importante? Porque o cenário digital nos apresenta uma verdade dura: se você fizer um anúncio em vídeo fantástico, mas exibi-lo somente para as pessoas erradas, seus esforços e investimentos terão sido em vão.

Portanto, vamos analisar quais são as opções de segmentação disponíveis para anúncios no YouTube. Vamos considerar também quais são as melhores estratégias, especialmente para quem está começando agora a anunciar no YouTube.

Opções de Segmentação no YouTube

Quando falamos em segmentar no YouTube, devemos nos lembrar que há dois grupos de configurações que precisam ser preenchidas. Um deles é quem você quer alcançar. O outro grupo é onde você quer exibir os anúncios.

  • Pessoas (quem você quer alcançar): Públicos-alvo e Informações Demográficas
  • Conteúdo (onde anúncios serão exibidos): Palavra-chave, Tópicos e Canais

Públicos-alvo

Primeiramente, vamos falar sobre as pessoas que você quer alcançar. Para isso, você precisa especificar os Públicos-alvo.

A segmentação de Públicos-alvo incluem pessoas com interesses e intenções específicas. Aqui o Google desempenha um papel muito importante em realizar esta estimativa.

Esta segmentação é dividida em grupos, como Públicos-alvo de afinidade, no mercado, Remarketing, etc.

Ao criar uma segmentação de Públicos-alvo, levando em consideração seu anúncio e seus objetivos, o Google Ads dá algumas sugestões de quem é o público que você quer alcançar.

Segmentação público-alvo youtube

A segmentação de Públicos-alvo também tem informações demográficas detalhadas. Com elas, você consegue alcançar usuários segmentando-os de acordo com outros traços, como estudantes universitários ou formandos do nível médio, proprietários de imóveis ou inquilinos, solteiros ou casados, entre outras informações.

Informações Demográficos

Ainda no grupo das pessoas que você quer alcançar, temos as Informações Demográficas.

Aqui é possível selecionar algumas informações sobre o público-alvo, como sexo, idade, status parental e renda familiar.

Este tipo de segmentação é muito importante. E podemos dizer que são dados básicos que você precisa conhecer sobre seu público, como por exemplo, a faixa etária dele.

Palavra-chave

Chegamos à parte onde você deve especificar “onde” seus anúncios serão exibidos.

A primeira etapa desta seção são as palavras-chave.

Com essa configuração, você especifica quais são as palavras que os vídeos devem conter em seu título e/ou descrição para acionar seus anúncios.

Por exemplo, digamos que você criou um anúncio para sua academia e segmentou a palavra-chave “Academia”.

Assim, quando alguém assistir a um vídeo que contenha a palavra “Academia” no título ou na descrição, seu anúncio poderá ser exibido.

Se precisar de ideias de palavras-chave, você pode utilizar a busca lateral para inserir a URL de um site relacionado ou inserir o nome de um produto ou serviço.

Ideias palavras-chave youtube

Use também o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Tópicos

Aqui você segmenta quem poderá assistir seus vídeos publicitários de acordo com tópicos de interesses.

Como o Google Ads sabe quais são os tópicos de interesse de uma pessoa? Para isso, é analisado o histórico de pesquisa e vídeos assistidos pelo usuário.

Os anúncios são exibidos para pessoas que assistem com frequência vídeos que se enquadram nas categorias selecionadas por você, na seção Tópicos. Os anúncios também são apresentados nos “vídeos relacionados” quando o vídeo assistido se enquadra nesta característica.

Canais

Os canais são locais específicos onde você quer exibir seus vídeos publicitários. Estes locais podem ser um canal do YouTube ou um vídeo.

Desta forma, você consegue restringir as outras segmentações configuradas.

Por exemplo, digamos que você tenha configurado Automóveis em tópicos. Isso significa que seu anúncio está habilitado para ser exibido em todos os vídeos e canais sobre automóveis. Em Canais, porém, você consegue restringir alguns locais específicos onde seus anúncios em vídeo podem ser veiculados. Assim, apenas como exemplo, você pode especificar somente 4 ou 5 canais do YouTube para seus anúncios aparecerem.

De modo geral, a segmentação por canal é bastante limitada em termos de alcance.

A Importância da Segmentação Correta no YouTube

Quando uma empresa anuncia seus vídeos no YouTube, seu investimento está aplicado em duas frentes: na produção do vídeo e nos anúncios para alcançar as pessoas certas.

Por isso, se você exibir seus vídeos para pessoas com pouco ou nenhum interesse na sua oferta, você desperdiçará seu precioso investimento.

Portanto, como criar uma segmentação matadora?

Em primeiro lugar, você precisa fazer uma boa pesquisa para conhecer bem seu público-alvo. Você precisa saber quem eles são, quais são seus interesses e o que eles estão pesquisando e assistindo no YouTube. Por exemplo, se o seu público tem entre 18-24 anos, você certamente não vai segmentar pessoas que tenham uma idade superior.

Outro aspecto é sempre testar. Afinal, com tantas opções de segmentação, é muito fácil selecionar um grupo errado, veiculando anúncios para quem não está trazendo resultados.

E quando falamos em teste, isto envolve veicular os anúncios e fazer alterações nos critérios de segmentação, acompanhando o desempenho antes e depois de cada uma destas mudanças.

Se você está começando agora a anunciar no YouTube, certifique-se de ser o mais específico possível. Não procure atingir um público muito amplo. Afinal, isto te levará fatalmente a exibir anúncios para muitas pessoas que não tem nenhum interesse em suas ofertas.

Isto vale para todas as segmentações. Ou seja, eu só vou incluir palavras-chave que realmente tenham muito a ver com o meu negócio. Além disso, só vou segmentar opções de público-alvo que representem exatamente quem é meu público, e assim por diante.

Dentre todas as opções disponíveis, vale a pena começar focando em palavras-chave, especialmente se você for um novo anunciante. Afinal, este formato dá um grande controle sobre o conteúdo onde seus anúncios em vídeo serão exibidos e, geralmente, oferecem um alcance de qualidade maior.

Posteriormente, ao passo que for acompanhando o desempenho dos anúncios e conhecendo o seu público-alvo, prossiga fazendo ajustes nas suas listas de palavras-chave e inserindo detalhes sobre seus clientes.

Por exemplo, digamos que você tenha selecionado a palavra-chave “desenvolvimento pessoal”. Depois, você segmentou pessoas que tenham no máximo 34 anos. Isto significa que, provavelmente, mesmo que uma pessoa esteja pesquisando e assistindo vídeos sobre desenvolvimento pessoal, se ela tiver mais do que 34 anos, ela não conseguirá visualizar seus anúncios.

Estas combinações de critérios limitarão o número de pessoas alcançadas, é verdade. Mas o importante é alcançar as pessoas certas.

E não se esqueça das Exclusões.

Durante a criação das campanhas, o Google Ads oferece opções de exclusão. O objetivo é garantir que seus anúncios não sejam exibidos onde você não deseja que apareçam.

Entre as opções de exclusão de conteúdo, existem os Tipos de Inventários. Segundo o Google, com esta configuração, é possível desativar grupos de conteúdos sensíveis não alinhados com a marca ou a mensagem da campanha. O Google procura impedir que seus anúncios sejam exibidos nos conteúdos mais controversos.

E assim como inserir palavras-chave, tópicos e canais pode ampliar o seu alcance de qualidade, excluir o que não está alinhado ao seu negócio também é valioso.

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