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As Palavras-Chave e o Comportamento dos UsuĂĄrios no Google

01/06/2012 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 1
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O que as palavras-chave usadas pelos seus clientes revelam sobre o comportamento deles?

– A maioria dos anunciantes de Links Patrocinados do Google Ads selecionam as palavras-chave com base no nĂșmero de pesquisas que cada uma delas possui, no peso que tais palavras tĂȘm em descrever o que estĂĄ sendo anunciado, ou numa combinação das duas coisas.

– Entretanto, as necessidades e o comportamento dos internautas, muitas vezes, nĂŁo estĂŁo claramente refletidas nas buscas destes usuĂĄrios.

– Para obter sucesso nas campanhas no Google Ads, os anunciantes precisam entender, pelo menos em parte, como Ă© que os usuĂĄrios pensam, e fazer os ajustes necessĂĄrios.

A Psicologia Por TrĂĄs das Palavras-chave

– O que queremos dizer Ă© que hĂĄ, pelo menos, dois processos quando alguĂ©m realiza uma pesquisa no Google: a consulta e o comportamento. A Ferramenta de Palavras-Chave do Google Ads ajuda a descobrir os nĂșmeros de “consultas”, ou seja, o que estĂĄ sendo mais pesquisado na internet. Mas o “comportamento”, o que o usuĂĄrio faz apĂłs a consulta, nĂŁo pode ser desconsiderado.

– Vamos fazer uma comparação um tanto quanto Ăłbvia para entender o ponto: o que vocĂȘ acharia mais interessante na situação hipotĂ©tica abaixo?

Pintura Texturizada = 1000 pesquisas mensais = 20 conversÔes

Pintura e Textura = 500 pesquisas mensais = 15 conversÔes

– É claro que vocĂȘ vislumbrarĂĄ a primeira opção como mais vantajosa: mais pesquisas e mais conversĂ”es. No entanto, perceba que o percentual de pessoas que converteram Ă© maior na segunda opção. Muitos anunciantes nĂŁo fazem esse controle de conversĂ”es sobre as palavras-chave, dando atenção apenas ao nĂșmero de pesquisas. É lĂłgico que, se hĂĄ tantas pesquisas pela palavra-chave “Pintura Texturizada”, entĂŁo, Ă© possĂ­vel aumentar aquele nĂșmero de conversĂ”es fazendo modificaçÔes no Link Patrocinado, na PĂĄgina de Destino, etc. Mas nĂŁo vamos entrar agora nestes mĂ©ritos. O que queremos enfatizar Ă© que as palavras-chave podem revelar muito sobre o comportamento humano de quem realiza as pesquisas. No exemplo fictĂ­cio acima, a grosso modo, poderĂ­amos dizer que aqueles que pesquisam “Pintura e Textura”, embora representem uma parcela menor de pessoas, estĂŁo mais dispostos a efetuar uma compra do que aqueles que pesquisam “Pintura Texturizada”. Isso significa ir alĂ©m de quantificar nĂșmeros em sua campanha de Links Patrocinados. Significa avaliar o comportamento do seu pĂșblico, com base nas palavras que eles digitam em suas pesquisas.

– Fazendo essa anĂĄlise vocĂȘ conseguirĂĄ perceber, por exemplo, se as pessoas mais propensas Ă  compra sĂŁo aquelas que utilizam um termo tĂ©cnico para um equipamento sofisticado, ou se aquelas que utilizam o nome mais popular. Se vocĂȘ vende ou aluga mesas de bilhar, nĂŁo se preocupe somente em saber os termos que as pessoas estĂŁo usando mais: se “mesa de bilhar”, ou “mesa de snooker”, ou ainda “mesa de sinuca”. Embora estes dados sejam vitais para uma campanha de Links Patrocinados, procure criar relatĂłrios de palavras-chave com base no nĂșmero de conversĂ”es que tem obtido, no nĂșmero de pessoas que iniciaram o processo de compra, mas desistiram, e no nĂșmero de pessoas que somente visualizaram a PĂĄgina de Destino. No final deste processo, vocĂȘ terĂĄ Ă s mĂŁos um verdadeiro dossiĂȘ do seu pĂșblico na internet.

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