ATENÇÃO: Cuidado Com As Falsas Certificações Google Ads | Clinks

ATENÇÃO: Cuidado Com As Falsas Certificações Google Ads

22/12/2011 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
Home > Blog > Links Patrocinados > ATENÇÃO: Cuidado Com As Falsas Certificações Google Ads

Por Que Contratar Profissionais ou Agências Certificadas (comprovadas) Google Ads?

– Não é incomum anunciantes entrarem no mundo das buscas pagas, como os Links Patrocinados, e após alguns meses de experiência, acumularem prejuízos e significativa perda de tempo. Numa situação assim quem acaba sendo precipitadamente acusado como culpado é o próprio Google Adwords. Mas nada mais longe da realidade do que uma acusação como esta. A verdade é que este sistema de publicidade exige um conhecimento avançado e um notável discernimento para uma correta configuração e manutenção. Tanto é assim que o Google recomenda fortemente que os anunciantes contratem um profissional que tenha sido certificado no Ads para esta tarefa. E por que esta recomendação? Porque o Google preza pela satisfação do usuário e não quer que você perca seu dinheiro. Vamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto, para que você esteja convicto de contratar somente parceiros certificados pelo Google Ads para gerenciar suas campanhas.

O Que a Certificação Google Ads Representa?

– O Google estabelece requisitos, um padrão de conhecimento, para que alguém seja congratulado com este reconhecimento. Para um profissional receber o título de Google Ads Qualified Individual, precisa passar por  rigorosos exames que demonstram seu conhecimento profundo no programa de links patrocinados. Alcançar esta qualificação não é nada fácil, e aquele que a consegue, recebe um logotipo oficial do programa que o identifica.

– Contratar tais profissionais significa que você estará contratando os serviços de alguém com conhecimento aprimorado e aplicação prática, e que possui um carimbo de aprovação reconhecido mundialmente.

Como Um Profissional é Certificado no Google Ads?

– Para que um profissional seja certificado como Google Ads Qualified Individual (GAP) ele precisará ser aprovado em 2 provas:

A primeira contém Princípios básicos da publicidade do Google e conta com 120 questões. O tempo para realizá-la é de 120 minutos (o que significará, em média, uma resposta por minuto – “é pauleira”). Para ser aprovado nesta prova, o profissional precisa obter 85% de acerto, ou seja, de 120 questões tem que acertar no mínimo 102 – índice mínimo de acerto superior a de muitos vestibulares ou concursos públicos dos mais concorridos.

A segunda prova trata-se da especialização. Na especialização, existem 3 provas, e o profissional deverá escolher uma dentre elas: Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica, ou Relatório e Análise de Dados. O índice de acerto nesta prova deve ser de, no mínimo, 80%, em um tempo de 120 minuntos.

– Um detalhe que torna ainda mais confiável a contratação de tais profissionais é que estes exames possuem validade. A certificação básica possui validade de 2 anos. E a especialização tem validade de 1 ano. Em resumo, para um profissional se manter qualificado pelo Google, precisará realizar e ser aprovado em exames realizados todos os anos.

– Alem de ser aprovado nas provas o profissional deverá aceitar os Termos e Condições individuais do programa.

Como Uma Agência é Certificada no Google Ads?

– Para uma agência obter a certificação Google Adwords Certified Partner ela precisa:
1. Ter, no mínimo, um profissional certificado como Google Ads Qualified Individual;
2. Precisa ter gerenciado, no mínimo, 10 mil dólares de verba de Links Patrocinados no período mínimo de 3 meses – e manter tais investimentos mínimos por 90 dias consecutivos;
3. Aceitar os Termos e Condições do programa.

Como Saber se um Profissional ou Agência é Realmente Certificada pelo Google Ads?

– O Google tomou medidas para prevenir os usuários de realizar negócios com “profissionais” ou “agências” que não são certificados comprovadamente. Uma das formas de se verificar a qualificação de um profissional ou agência é verificar a existência do logotipo de qualificação em sua página. O logotipo, por si só, não é garantia, já que qualquer indivíduo poderá colocá-lo em seu site (o que é uma prática antiética). Mas o logotipo deve obrigatoriamente linkar para a página de confirmação de que tal pessoa ou empresa recebeu o status de qualificado no programa do Google Ads. Acessando a página da CLINKS você verá estes selos ao pé da página. Note que ao clicar sobre eles, você é redirecionado para um site do Google onde confirma que a agência é certificada e que possui, evidentemente, no mínimo um profissional qualificado.

 Selo Certificação Google Ads Partner

 Selo Certificação Google Ads Qualified Individual

Google Adwords Certified Partner

Google Ads Qualified Individual

Por Que Contratar Uma Agência Certificada Google Ads?

– Qual seria a sua segurança, por exemplo, em consultar um médico cardiologista se soubesse que ele não está qualificado para exercer esta função? Quando contratamos um profissional, o fazemos por acreditar que ele esteja apto e seja plenamente eficiente em cumprir as tarefas designadas. Visto que o Google Ads é um sistema complicado, o Google estabelece um padrão de qualificação exatamente para que os usuários não desperdicem seu investimento e, em consequência, ainda acusem o sistema de publicidade de ser fraco e pouco rentável.

O próprio Google recomenda:
“Os Parceiros certificados do Google investiram tempo em treinamento e uso do Google Ads para se tornarem certificados. Usar a experiência que adquiriram pode trazer benefícios para suas campanhas e ajudar a gerar novos leads e novos negócios…”

– Aristóteles já dizia que somos aquilo que fazemos repetidamente. Tais profissionais aprovados pelo Google estão habilitados porque entendem todo o mecanismo de funcionamento do sistema Adwords, e lidam diariamente com isso. Acredite: uma única palavra-chave pode fazer uma grande diferença em sua campanha. Por isso, não permita que profissionais sem qualificação gerencie suas campanhas.

ATENÇÃO: Uma Palavra de Alerta

– Como em qualquer área, você pode se deparar com “profissionais” ou “empresas/agências” que não prezam pela ética. Alguns chegam ao ponto de exibir o logotipo de qualificado pelo Google, sem realmente ter sido aprovado nos exames ou conseguido o status de agência certificada. Bem como também existem empresas que possuem profissionais certificados Ads, mas de forma dúbia se dizem agências certificadas, pois são certificações completamente distintas conforme descrevemos acima. Mas como mencionamos, para confirmar que tal indivíduo ou empresa está qualificada, basta clicar sobre o logotipo para ser redirecionado para a página de confirmação.

-Veja a pagina de confirmação do Google para cada tipo de certifcação:

Página de Confirmação do Google: Certificação Individual Pessoa Física / Profissional

Página de Confirmação do Google: Certificação Pessoa Física / Profissional

Página de Confirmação do Google – Certificação de Agência / Empresa 

Página de Confirmação do Google: Certificação de Agência / Empresa

– Como dono do dinheiro, você tem direito de saber se está contratando alguém habilitado para a função ou não. A CLINKS atende a todos os requisitos estabelecidos pelo Google, tornando-se uma Agência Google Ads Certified Partner e conta com profissionais certificados. Se desejar que sua experiência com o Ads não seja marcada por prejuízos e frustrações, estamos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.