7 relatórios do Google Ads e Analytics para descobrir de onde vem os clientes

11/07/2022 by in category Anuncia via agência não Google Partner, Relatórios with 0 and 1
Home > Blog > Anuncia via agência não Google Partner > 7 relatórios do Google Ads e Analytics para descobrir de onde vem os clientes

Conheça 7 relatórios do Google que ajudam a saber de onde vem seus clientes, além de obter informações para melhorar seu marketing.

Clientes de todo o mundo já ouviram esta pergunta: “Como tomou conhecimento da nossa empresa?” De fato, saber de onde veio o cliente é importante para entender a jornada de compra do consumidor. Além disso, ajuda a identificar quais os canais de marketing ajudam sua empresa a vender mais.

Origem dos clientes: por que é importante descobrir?

Descobrir de onde os clientes estão vindo não é somente uma questão de satisfazer a curiosidade.

Quando uma empresa identifica a origem dos seus clientes, isto permite melhorar as estratégias de vendas.

Por exemplo, é possível investir mais nos canais de marketing que estão dando resultados. Por outro lado, a empresa pode mudar ou até mesmo abandonar investimentos publicitários que não estão trazendo clientes.

Em outras palavras, saber de onde vêm os clientes ajuda a reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e gerar mais lucros.

Como descobrir de onde o cliente veio?

Alguns relatórios do Google Ads e Analytics talvez pareçam apenas informação para saciar curiosidade.

No entanto, a compreensão em detalhes desses dados pode ajudar a impulsionar suas vendas.

Portanto, vamos ver alguns exemplos de soluções do Google para rastrear a origem dos clientes em seu site. Vale destacar que alguns destes relatórios estão disponíveis somente para empresas que anunciam no Google.

1. Atribuição

Eles mostram os caminhos que os clientes tomaram na internet até chegar à conversão em seu site.

Nestes caminhos, é possível verificar o desempenho dos anúncios do Google Ads em trazer clientes para seu site.

Por exemplo, imagine uma empresa que anuncia no YouTube. Dentre os clientes que compraram de você, quantos fizeram a conversão logo após assistir ao vídeo? Quantos assistiram o vídeo e depois ainda fizeram uma pesquisa no Google.com antes de finalmente comprar de você?

Os relatórios de atribuição ajudam a responder perguntas como essa.

2. Termos de pesquisa

Este relatório mostra quais são os termos que as pessoas estão usando ao pesquisar sua marca, produtos ou serviços no Google.

São estas palavras que estão disparando os anúncios na rede de pesquisa. Além de descobrir quais são as palavras que acionam os anúncios, também é possível avaliar o desempenho de cada uma delas, de forma individual.

Assim, é possível descobrir novas palavras rentáveis, adicioná-las às listas de palavras-chave e começar a exibir anúncios personalizados para elas.

3. Pesquisas pagas e orgânicas

Este pode ser visto como um complemento do relatório de termos de pesquisa.

No entanto, ele mostra os termos que acionaram as pesquisas tanto nos resultados patrocinados do Google Ads quanto nos resultados orgânicos.

Assim, você consegue descobrir de onde estão vindo os clientes e se é necessário fazer algo para melhorar o desempenho do site nestes canais.

4. Locais e distâncias

Se você atende em várias cidades, gostaria de saber quais são os locais com melhor desempenho?

Os Relatórios de Locais e Distâncias mostram de onde seus clientes estão vindo geograficamente.

Ele mostra o desempenho de cada cidade ou região. Assim, dá para descobrir os locais mais rentáveis e otimizar as campanhas de acordo com esta informação.

5. Conversões em visitas a loja física

Se você tem uma loja física e anuncia na internet, é possível descobrir se os anúncios estão trazendo clientes para a loja?

Sim, isto é possível com o acompanhamento de conversões em visitas a loja.

De fato, muitos clientes pesquisam na internet primeiro antes de fazer uma visita presencial à loja. Este acompanhamento ajuda a ver como os anúncios estão afetando as visitas presenciais.

6. Aquisição do Analytics

Este relatório do Google Analytics também serve para identificar de onde os clientes estão vindo.

Ele mostra quais são as principais fontes de tráfego na internet divididas nas categorias busca orgânica, links patrocinados, redes sociais, e-mail e assim por diante.

Assim, ele mostra o desempenho dos principais canais que estão trazendo clientes para seu site.

7. Funis multicanal

Este relatório está aqui para destacar os caminhos que os clientes realizam até chegar a conversão.

Diferentemente do relatório de Aquisição, aqui é possível filtrar somente por conversão.

Portanto, use este relatório para entender os canais de marketing que estão trazendo clientes que compram em seu site.

Além disso, dentro dos Funis Multicanal existem relatórios que dão mais detalhes. Por exemplo, os Principais Caminhos de Conversão mostram de forma gráfica o trajeto do cliente até a conversão.

Além disso, as Conversões Assistidas mostram os canais que trazem clientes que convertem de forma indireta. Por exemplo, alguém pode visitar o blog da empresa, mas não comprar de imediato. No entanto, se fizer isso mais tarde, esta conversão aparece no relatório das Conversões Assistidas.

Por que usar uma consultoria certificada Google Partner?

Além de conhecer profundamente as ferramentas do Google Ads, uma agência Google Partner foi certificada porque demonstrou na prática ser capaz de entender a relação entre momento da busca e intenção.

Estas informações podem indicar tendências valiosas para seus negócios. Afinal, os objetivos dos clientes podem ser diferentes, dependendo do contexto da pesquisa.

Por exemplo, um estudo analítico pode mostrar que pessoas que pesquisam preços de cursos de idiomas preenchem formulários de contato com mais frequência do que aqueles que pesquisaram quais línguas a escola ensina.

O que isso mostra? Que o contexto, incluindo os termos que a pessoa usa na busca, indica quem tem mais chance de converter. Ao analisar de onde vieram seus clientes é preciso levar em consideração estes detalhes comportamentais.

Identificar problemas no caminho de conversão dos clientes

Uma grande vantagem do estudo analítico é que ele permite uma visão completa da situação. Em vez de problemas na publicidade de sua empresa continuarem “isolados”, os dados analíticos conectam os pontos.

Por exemplo, imagine um cliente que passe por estes pontos na jornada de conversão:

  • Ele vê um anúncio da sua empresa na Rede de Display, mas não clica.
  • Outro dia, ele se lembra da oferta e faz uma pesquisa no Google.
  • Ele vê seu anúncio e, em seguida, clica nele.
  • O cliente chega até a página de destino e analisa a oferta.
  • Finalmente, ele realiza a conversão.

No entanto, vamos imaginar que em algum momento dessa jornada, existe uma falha que impede o cliente de comprar seu produto. Onde está a falha? Em qual momento ocorre a maior taxa de abandono e desistência?

A análise de dados da jornada do cliente responde isso.

Descubra de onde seus clientes vieram e vá além!

Assim, como vimos, além de descobrir de onde vem os clientes, é possível dar passos adicionais.

Portanto, como agência Google Partner e certificação em medição de anúncios do Google Ads podemos ajudar sua empresa a extrair o melhor dos dados analíticos e transformá-los em estratégias vencedoras.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso