Dicas para organizar campanhas e grupos de anúncios no Google Ads

27/09/2021 by in category Anuncia no Google de forma autônoma, Campanhas e Campanhas Avançadas with 0 and 4
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O que é preciso ter em mente na hora de estruturar uma conta no Google Ads? Quais as vantagens de ter uma conta organizada? Saiba o que mais importa na hora de organizar uma conta Google Ads.

A maneira como você organiza sua conta no Google Ads pode ter um enorme impacto na sua publicidade.

No entanto, muitos acabam ficando perdidos em meio a tantos tipos de campanhas, grupos de anúncios e Links Patrocinados de diversos formatos. É este o seu caso? Você já tentou organizar sua conta, porém, sem sucesso?

Esta é uma situação bastante comum entre empresas que gerenciam sua conta no Google Ads de forma autônoma.

Por isso, chegou a hora de colocar ordem na casa.

Mas, como fazer isso? O que você precisa ter em mente na hora de organizar sua conta no Google? Quais as vantagens de ter uma conta organizada?

O que é uma conta organizada?

Uma conta organizada significa respeitar a hierarquia do Google Ads.

Os elementos principais de uma conta são esses:

  1. Campanhas
  2. Grupos de Anúncios
  3. Anúncios

Respeitando esta hierarquia, fica mais fácil para organizar sua conta.

1. Campanhas

As campanhas servem para agrupar os produtos que você deseja anunciar.

Por exemplo, digamos que você ofereça 5 produtos para seu público. Neste caso, você pode criar 5 campanhas – uma para cada produto.

Estamos considerando a possibilidade de que você esteja criando campanhas em apenas uma rede, como a Rede de Pesquisa, por exemplo. No entanto, se quiser anunciar em outras redes, como a Rede de Display, o número de campanhas vai ser maior.

Vale destacar que a campanha escolhida depende de suas metas. Por exemplo, se sua meta é Alcance e Reconhecimento da Marca, então, você vai criar campanhas de display e vídeo.

Neste momento, você também precisa definir quanto está disposto a gastar com essa campanha. Isso vai te ajudar a definir o orçamento diário e os lances de custo por clique.

2. Grupos de anúncios

Os grupos de anúncios, por sua vez, ajudam a organizar as diferentes formas que os clientes pesquisam pelo seu produto. Se eles pesquisam apenas de uma forma, então, você cria apenas um grupo.

No entanto, se pesquisarem de duas maneiras, você pode criar dois grupos de anúncios. Por exemplo, você pode criar um grupo para pessoas que pesquisam por “laptops” e outro para pessoas que pesquisam por “notebooks”.

É neste nível que você cria sua lista de palavras-chave. Se suas campanhas e grupos de anúncios estiverem organizados, fica fácil selecionar as palavras-chave certas para aparecer nos momentos mais relevantes.

Como resultado, você ajuda o Google a identificar qual grupo acessar na hora de exibir o anúncio certo.

3. Anúncios

Os anúncios, ou Links Patrocinados, são as diferentes formas de vender seu produto. Assim, você pode criar diferentes versões de um anúncio para testar qual deles funciona melhor.

Isto significa que você pode ter anúncios muitos parecidos, mas com pequenas variações que fazem diferença no resultado. De fato, uma simples mudança na chamada para ação pode mudar o desempenho do anúncio.

E claro que você pode recorrer à inteligência do Google para testar variações de anúncios e encontrar o que funciona melhor.

3 vantagens de organizar sua conta Google Ads

1. Maior controle sobre quais anúncios devem aparecer

Como vimos, uma conta organizada ajuda a exibir os anúncios certos para as pessoas certas. Assim, você consegue um pouco mais de controle sobre quais anúncios devem aparecer.

Pense por exemplo na possibilidade de organizar sua conta de acordo com os locais geográficos. Neste caso, é possível criar e exibir anúncios específicos para aparecerem somente em algumas regiões, como determinadas cidades e estados.

Por outro lado, quando as coisas não estão em ordem, o resultado pode ser anúncios aparecendo fora de contexto.

2. Contas Google Ads organizadas pagam menos

Na maioria dos casos, contas organizadas costumam pagar menos. Afinal, quando você exibe o anúncio certo para a pessoa certa, você consegue ganhar pontos no seu índice de qualidade.

Além de pagar menos, seus anúncios podem aparecer em posições de maior destaque.

3. Facilita a gestão das campanhas

Ao organizar bem suas campanhas, você consegue visualizar relatórios e métricas de forma muito mais simples, entendendo o que está acontecendo. Ou seja, você não se perde ao analisar os resultados.

E desta forma, se for necessário fazer alguma mudança, você encontra facilmente o que precisa otimizar.

Durante a criação, priorize os principais

Mas, qual a primeira campanha você vai criar? Por onde você começa na hora de criar os grupos de anúncios?

Como solução, você pode seguir esta regra: comece pelos produtos principais.

Para facilitar o processo, antes de começar a criar as campanhas e anúncios, faça uma lista dos produtos por ordem de importância. Em seguida, para cada produto, faça uma lista das diferentes formas que as pessoas pesquisam por eles.

Desta forma, o processo de criação também fica organizado e você não perde tempo sem saber o passo seguinte.

A hora de organizar sua conta é agora!

Portanto, após considerar estes pontos, você acha que criar e manter uma conta organizada no Google Ads é um trabalho muito complexo?

Neste caso, você precisa recorrer à consultoria de uma agência Google Partner.

Como mencionado acima, uma conta organizada lucra mais e gasta menos. Assim, o investimento em contratar esta consultoria pode ser convertido em lucros maiores.