Como escolher o orçamento diário ideal ao anunciar no Google Ads

29/07/2022 by in category Custos, Dicas with 0 and 2
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Veja algumas dicas para escolher o orçamento diário médio ideal ao anunciar nos Links Patrocinados do Google Ads.

O que é orçamento diário médio?

Quando você anuncia no Google Ads é preciso definir um orçamento diário médio. Este é o valor que você está disposto a pagar, em média, por dia.

Visto que se trata de uma média, seu gasto pode ser menor do que o orçamento diário em alguns dias e, em outros, até duas vezes maior.

Mas, no final do mês, você não paga mais do que o orçamento diário multiplicado pelo número médio de dias do mês corrente.

Resultados proporcionais ao orçamento

Em geral, o retorno financeiro é proporcional ao investimento nos Links Patrocinados.

Assim, se sua empresa investe pouco, você acaba perdendo oportunidades de aparecer em muitas buscas. E tudo isso porque não existe orçamento suficiente.

Ou seja, quando a campanha esgota o orçamento, o Google Ads deixa de exibir anúncios neste dia.

Por exemplo, se o seu orçamento se esgotar meio-dia, seus anúncios deixam de aparecer no restante do dia, ainda que haja pesquisas específicas sobre seu produto ou serviço.

Dicas para escolher um orçamento diário ideal para sua empresa

Na hora de escolher um bom orçamento diário, é preciso escolher com cuidado. Afinal, existem dois lados desta moeda:

  • Investir pouco: como vimos, isto significa perder oportunidades de aparecer em pesquisas relevantes.
  • Investir demais: não receber o retorno financeiro proporcional ao que investiu.

Assim, como definir o valor ideal?

1. Defina metas

Ao escolher um orçamento diário médio, é útil definir a meta da empresa, bem como o valor do produto e até o custo por lead ou conversão.

Na prática, isto envolve analisar os seguintes pontos:

  1. Quantos produtos ou serviços deseja vender em um mês? Por exemplo, ao criar a campanha para a venda de um produto online, a empresa estabelece como meta vender 50 itens por mês.
  2. Em seguida, é preciso estipular quantas visitas mensais são necessárias para se alcançar este valor. Suponha que, ao analisar o histórico de suas campanhas no Google Ads, um anunciante percebe que precisa de 1000 visitas para alcançar a venda de 50 produtos.
  3. Quanto a empresa quer lucrar com a venda destes 50 produtos? A resposta determina quanto o anunciante está disposto a pagar por clique nos Links Patrocinados. Se a empresa lucrar R$ 5.000,00 com estas vendas e pagar R$ 2,00 por clique, ainda terá R$ 3.000,00 de lucro, considerando apenas o CPC.
  4. Definindo o CPC total das 1000 visitas, basta dividir o valor por 30 para chegarmos ao orçamento diário médio.

2. Orçamento recomendado pelo Google

Na hora de definir um valor diário para gastar com os anúncios, você pode recorrer às recomendações de orçamento do Google.

Mas é importante lembrar que esta recomendação aparece somente para campanhas ativas e com dados suficientes. De fato, para recomendar um orçamento, o Google analisa o desempenho da campanha, orçamento atual, lista de palavras-chave e configurações de segmentação.

Somente após esta análise é que ele apresenta um orçamento recomendado.

Assim, para visualizar a recomendação de orçamento para sua campanha, siga os passos abaixo:

  • No Google Ads, clique em Campanhas no menu lateral.
  • Em seguida, clique no ícone de filtro e selecione Status.
  • Marque a opção Limitada pelo orçamento e clique em Aplicar.
  • Depois disso, selecione o ícone do gráfico que aparece ao lado da campanha “Limitada pelo orçamento”.
  • Em seguida, o Google exibe um pop-up com opções de orçamento diário. Escolha o orçamento diário médio recomendado.
  • Finalmente, clique em Aplicar.

3. Planejador de desempenho

O Planejador de Desempenho é uma ferramenta que permite criar planos de gasto levando em consideração previsão de investimentos e resultados.

Com ele, você consegue estimar o desempenho mensal e trimestral das suas campanhas de acordo com seu orçamento.

Além disso, a ferramenta oferece sugestões de orçamento para otimizar resultados. Um dos pontos altos do Planejador é que ele ajuda a distribuir os gastos entre campanhas, de maneira eficaz.

4. Planejador de Palavras-chave

O Planejador de palavras-chave também é uma boa ajuda na hora de escolher o orçamento diário médio.

A ferramenta faz isso apresentando uma estimativa de gasto de acordo com as palavras-chave que você escolhe para ativar seus anúncios.

De fato, nesta seção você consegue ver o custo médio dos cliques das palavras-chave que selecionou, bem como a média de cliques que seus anúncios podem receber.

Concluindo

É verdade que outros fatores podem influenciar uma empresa na hora de decidir o valor ideal do orçamento diário. Por exemplo, se o produto é novo ou se é anunciado há um bom tempo, fornecendo um bom histórico de desempenho.

De fato, definir um orçamento diário médio é algo que precisa ser feito de forma personalizada, levando em consideração o contexto de cada empresa. Nesta hora, a experiência de uma consultoria de uma agência Google Partner faz toda a diferença.

Afinal, escolhendo o valor certo garante que suas campanhas estejam ativas durante os momentos mais importantes do dia.

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