Manual Google Ads do Básico ao Avançado. Baixe Grátis

O que é Google Ads?

Se você já fez uma pesquisa sobre métodos para se divulgar um website na internet, é provável que tenha ouvido falar sobre o Google Ads. E talvez já se tenha perguntado: afinal, o que é o Google Ads? Este é o serviço de Links Patrocinados do Google, criado no intuito de disponibilizar um valioso espaço nas páginas do site de buscas para anunciantes que desejam exibir seus produtos e serviços para bilhões de internautas.

O Google foi criado em 1998, e apenas três anos mais tarde, já havia se tornado referência mundial como mecanismo de busca na internet. Seus fundadores precisavam, de alguma forma, adquirir rentabilidade sobre o expressivo tráfego que ali se formava, e viram a possibilidade para isto no sistema do site GoTo.com, que era nada mais que o embrião dos Links Patrocinados. Entretanto, precisaram desembolsar 300 milhões de dólares para utilizarem a licença patenteada do formato de anúncios. O investimento deu tão certo que, pouco tempo depois, o Google Ads passou a gerar bilhões para a gigante de Mountain View.

O Google Ads é o sistema de publicidade mais conhecido e difundido na internet, pela obviedade de seu site hospedeiro ser o número 1 em acessos na rede mundial. Entretanto, seu sucesso não se baseia exclusivamente neste vínculo. Desde o seu surgimento, os anúncios do Google passaram por inúmeras melhorias, relacionadas principalmente com seu motor interno, com o objetivo de deixar as buscas mais segmentadas. Esta melhoria proporciona ao anunciante maior vantagem competitiva, uma vez que o sistema identifica e relaciona a busca do internauta por palavra-chave, perfil e localização geográfica. Vantagem também para os usuários que conseguem respostas mais precisas, poupando-lhes tempo. Este tipo de experiência positiva é o motor impulsor do Google Ads.

Pela lógica, um canal de divulgação em larga escala como este deveria ter um alto custo de implementação e manutenção; porém, isto não ocorre com o Google Ads. Anunciantes que possuem um baixo orçamento disponível para publicidade têm no Google Ads a oportunidade ideal para divulgar seus produtos e serviços. No Google é possível determinar quanto você está disposto a gastar por dia, sem a existência de um compromisso com gasto mínimo. Este sistema é baseado principalmente no chamado CPC (Custo Por Clique). O CPC permite ao anunciante pagar uma determinada importância, somente quando o usuário clica em seu anúncio. Provavelmente esta é a maneira mais justa de se fazer publicidade – especialmente pelo fato do usuário que realizou a pesquisa e clicou no anúncio já estar inclinado à compra.

Resumidamente trata-se de uma bem elaborada ferramenta de performance que faz deste o sistema de publicidade mais eficaz da internet.

Começar a anunciar é muito mais fácil do que você imagina:

Primeiro defina os clientes potenciais que você gostaria que vissem seus anúncios. Escolha o respectivo idioma e também a sua localização por país, região ou cidades. Se por exemplo seu negócio está localizado em Diadema, você pode optar por exibir seu anúncio apenas para pessoas da grande São Paulo. Por outro lado, se seu negócio não estiver associado a nenhuma região específica, o seu anúncio pode aparecer em todo país ou mesmo em diversos países que você escolher.

Em seguida escreva um anúncio apresentando seu negócio. A estrutura do anúncio consiste em títulos, descrições e a URL do seu site.

anúncio de texto google ads

Depois escolha os termos que informam o Google quando é que seu anúncio deve ser exibido – estes termos são chamados de palavra-chave. Você deve escolher as principais palavras-chave utilizadas pelas pessoas quando elas procuram pelos produtos/serviços do seu ramo de negócio. Se for uma floricultura, por exemplo, você pode começar a sua lista com palavras-chave como “entrega de flores”. Quanto mais precisas forem as palavras-chave maior a probabilidade de impactar as pessoas que procuram exatamente aquilo que você oferece.

Por fim escolha o máximo que está disposto a pagar por cliques no seu anúncio, além do orçamento total que pretende gastar por dia.

Vale destacar que quando o seu anúncio aparece, mas o usuário não clica nele, não há nenhum custo para você. Ou seja, você só é cobrado quando o usuário clica no anúncio. Deste modo você tem total controle de todos os aspectos financeiro da sua campanha.

A posição do anúncio na lista é parcialmente determinada pelo valor que você decide pagar pelos cliques. No entanto também é determinada pela relevância do seu anúncio em relação à pesquisa. Assim quanto mais segmentado for seu anúncio e a lista de palavra-chave, menos dinheiro precisará investir para garantir a apresentação do seu anúncio.

Ao utilizar o Google Ads você anuncia o seu negócio, mas de forma bem distinta da publicidade tradicional.

No Google Ads você escolhe exatamente onde e quando seus anúncios são apresentados. Desta forma, apenas as pessoas que realmente estão procurando seus produtos e serviços visualizarão seus anúncios. E você só vai precisar pagar se clicarem neles.

Você pode alterar os seus anúncios sempre que quiser – e ativar ou desativar suas campanhas sempre que achar conveniente.

Como o preço é baseado em lances dados em um leilão, você começa a receber potenciais clientes no seu site por apenas alguns centavos ou reais por clique.

Finalmente não existe um gasto mínimo e você tem total controle do seu investimento. Afinal, você sabe quanto pagou pelos seus visitantes e pode alterar o orçamento diário sempre que quiser.

Desta forma, aparecer no Google está ao alcance de qualquer pessoa ou empresa.

Está pronto para ser encontrado no Google?

Artigos de apoio sobre o que você precisa saber para ter uma campanha Google Ads de sucesso.

Se ainda não ficou convencido para anunciar no Google Ads -a cada segundo, milhões de pesquisas são realizadas no Google. Os resultados naturais são conhecidos como orgânicos. Mas além destes, na maioria das pesquisas, os resultados incluem também anúncios. Eles são exibidos principalmente na parte superior dos resultados orgânicos, acima dos demais resultados. Mas também podem ser exibidos na parte lateral e inferior da página de busca.

Estes anúncios são uma maneira extremamente eficaz de alcançar pessoas no exato momento em que estão interessadas em adquirir um produto ou contratar um serviço.

E quem anuncia no Google não costuma perder estas boas oportunidades. Afinal, seu site tem o potencial de aparecer sempre bem ranqueado, destacado dos demais resultados.

Não importa se a pesquisa de uma palavra-chave retornar um milhão de resultados – se você anunciar no Google, o link para seu site pode aparecer antes de todos eles. E esta é a grande magia do Google Ads.

Mas não são poucas as pessoas que têm dúvidas a respeito do funcionamento deste sistema de publicidade. Se você está entre esses, chegou a hora de acabar com todas suas dúvidas.

Google Ads é o sistema utilizado para gerenciar a exibição de anúncios no mecanismo de busca do Google e em toda a internet. Estes anúncios também são conhecidos como Links Patrocinados. Todo o processo de criação e configuração dos anúncios é feito dentro da plataforma do Google Ads.

A inscrição no sistema é gratuita e bastante simples, conforme podemos ver a seguir:

Ao se inscrever no sistema, vai ser apresentada uma tela de boas-vindas. Nesta tela, você informa seu endereço de e-mail vinculado à conta no Google Ads. De preferência utilize um e-mail do próprio Google. Você também deve inserir o endereço do seu site.

Mas, o que fazer caso você não tenha um site, mas ainda assim quer divulgar seus serviços ou loja na web? Então poderá utilizar o Google Ads Express que falaremos um pouco mais a frente.

Agora, você deve logar na sua conta do Google ou criar uma nova.

Assim que estiver logado, você deve informar ao Google:

  • Seu orçamento: o valor que está disposto a investir, por dia;
  • Locais: países, estados, cidades ou regiões onde seus anúncios serão exibidos;
  • Redes: onde seus anúncios devem aparecer (rede de pesquisa, Google Maps, Shopping e sites da Rede de Display);
  • Palavras-chave: os termos de pesquisa utilizados pelos clientes que vão acionar seus anúncios;
  • Lances: o valor mais alto que está disposto a pagar por um clique em seu anúncio;
  • Anúncio de texto ou gráficos (banners de display): você deve escrever seu primeiro anúncio, indicando página de destino, títulos e descrição.

Após inserir o orçamento diário e algumas das palavras-chave principais, o Google Ads vai apresentar uma estimativa de quantas impressões seu anúncio deve receber. Também mostra a estimativa de cliques que este anúncio terá. Clique em “Salvar e Continuar”.

Na próxima tela temos as informações sobre pagamento. Ali deve ser inseridos detalhes sobre o país do faturamento, forma de pagamento, endereço, e se o anunciante é pessoa jurídica ou física. Se for jurídica, você deve indicar o CNPJ. Em caso de pessoa física, deve informar seu CPF.

Após concordar com os termos e condições do sistema de publicidade, basta clicar em “Finalizar e Criar Anúncio”, e é dada a largada para exibir sua publicidade em computadores e smartphones.

Depois disso, você terá acesso ao sistema do Google Ads, onde poderá organizar suas campanhas publicitárias.

No painel principal, são apresentados as guias para cada recurso da plataforma:

  • Visão Geral
  • Recomendações
  • Campanhas
  • Grupos de Anúncios
  • Grupos de Produtos
  • Anúncios e Extensões
  • Vídeos
  • Páginas de Destino
  • Palavras-chave
  • Públicos-alvo
  • Informações demográficas
  • Canais
  • Configurações

Continue lendo este artigo para ter mais detalhes a respeito das opções que o Google Ads oferece. Também aprenda sobre as principais vantagens de utilizar este sistema de publicidade.

Achou um pouco complicado? Fique tranquilo que no final desse artigo tem um manual e guias passo a passo de como configurar cada tipo de campanha, do básico ao avançado.

Se seu site é novo, você não precisa esperar que ele seja indexado no Google de forma orgânica. E muito menos esperar semanas ou meses para que ele alcance uma boa posição. No Google Ads, todas as páginas escolhidas para anunciar são imediatamente exibidas nos resultados.

E aqui não existe espaço para monopólios. No Google Ads, as pequenas empresas conseguem competir com as grandes. Por exemplo, se você tem uma pequena pizzaria local, você pode conseguir exibir seu site acima dos anúncios de grandes pizzarias do país. Diversos fatores são levados em consideração pelo Google e você aprenderá sobre isso ao continuar lendo este guia.

Com isso, o Google Ads permite que os sites tenham uma incrível ascensão no número de visitas. E somado a isso, também aumentam suas receitas.

Mas é preciso ter paciência. Alguns anunciantes desistem rapidamente da ferramenta por não alcançar resultados tão rápido quanto esperavam. Mas tenha certeza que a paciência vale a pena.

Mas onde os anúncios são exibidos? Isto é configurado diretamente na interface do Google Ads. Seus anúncios são configurados para serem exibidos em todas ou algumas das redes abaixo:

  • Mecanismo de busca do Google;
  • Parceiros de pesquisa (sites de pesquisa que não são propriedade do Google);
  • Rede de Display (milhões de sites, incluindo sites de notícias, blogs e sites especializados que concordaram em exibir anúncios do Google);
  • Sites de propriedade do Google, como YouTube, Gmail, Shopping, Google Play, Blogger, Google Finance e muitos outros.

Esta é a solução preferida de empresas que não possuem um site corporativo. Os anúncios podem incluir apenas o endereço físico de sua loja/escritório e o telefone comercial. Se preferir, você pode exibir seus anúncios no Google Maps.

O Ads Express funciona de forma diferente do Google Ads. Ele gerencia de forma automática os anúncios da empresa, sem a necessidade de uma gestão diária manual.

Que informações o empresário deve fornecer ao Google para exibir sua publicidade no Ads Express?

  • Você deve criar um anúncio;
  • Decidir o orçamento para cada anúncio;
  • Selecionar o produto ou serviço que possui.

Depois disso, o próprio Google gera uma lista com palavras ou frases que descrevem a sua empresa. Isso ajuda a determinar quando seus anúncios são exibidos.

Quando Seu Anúncio Será Exibido?

Na Rede de Pesquisa do Google, os anúncios são disparados de acordo com as palavras-chave utilizadas pelos clientes nas buscas.

Isso é possível por que você escreve uma lista de palavras-chave na configuração do seu anúncio, termos estes que têm tudo a ver com seu negócio. Ou seja, são as palavras que as pessoas estão mais propensas a digitar quando precisam do seu produto ou serviço. Estas listas chegam a ter centenas e (acredite) até milhares de palavras-chave.

Assim, toda vez que alguém utilizar estas palavras na sua busca no Google, seu anúncio está potencialmente qualificado para exibição.

Quer um exemplo, na prática? Suponhamos que você tenha uma loja virtual de bicicletas. Sua campanha possui uma lista com milhares de palavras-chave, todas elas relacionadas ao seu ramo de negócio. Uma destas palavras-chave é “bicicleta caloi aro 29”.

Neste momento, um usuário acessa a internet e pesquisa por “bicicleta caloi aro 29”. Note que é o mesmo termo que você incluiu em sua lista de palavras-chave. Portanto, seu anúncio pode ser exibido nesta pesquisa.

Mas, agora você se pergunta: qual anúncio será exibido? É aqui que o Google Ads apresenta todo o seu potencial.

Google Ads exige monitoramento e otimização constante

A interface do Google Ads é bastante complexa. São muitos recursos e ferramentas e é muito comum iniciantes ficarem perdidos. Acredite: até mesmo pessoas com muita experiência podem deixar de aproveitar todo o potencial da ferramenta. Costuma-se dizer que administrar uma conta no Google Ads não é tarefa para amadores.

É importante destacar também que a concorrência é muito grande. Não dá para entrar com um garfo em uma briga de facas.

Além disso, os clientes mudam constantemente a forma de pesquisar seus produtos e serviços favoritos. Por isso, os anúncios e configurações precisam ser analisados e reajustados de forma frequente.

Mas é possível sim alcançar o sucesso anunciando no Google. Você pode estar sempre um passo a frente da concorrência. Mas para isso, o trabalho precisa ser feito com excelência.

Por isso, na hora de anunciar no Google, não queira fazer o serviço por conta, de forma autônoma. Na verdade, até mesmo na hora de escolher quem vai gerenciar suas campanhas publicitárias, seja bem criterioso. Um serviço de extrema qualidade não é uma opção. É um requisito para quem quiser ganhar dinheiro anunciando no Google.

O Selo Google Partner

Google Partner é um programa de certificação do próprio Google voltado para profissionais e agências de marketing digital. São parceiros do Google avaliados e recomendados.

O objetivo desta certificação é ajudar as empresas a encontrarem as melhores agências para gerenciarem suas campanhas publicitárias.

O selo é conquistado por agências aprovadas nos rigorosos exames de certificação do Google, demonstrando conhecimento prático da plataforma.

Os parceiros podem se especializar em uma ou mais das seguintes áreas:

Algumas agências fazem questão de possuir todas estas certificações – uma garantia de que possuem toda a expertise necessária para fazer da sua publicidade uma campanha de sucesso.

Portanto, o selo Google Partner é uma forma de conferir credibilidade para as agências e profissionais parceiros. E, principalmente, dão segurança às empresas de que seus anúncios estarão nas mãos de quem realmente entende.Conclusão

O Google é o maior e principal mecanismo de busca no mundo. São bilhões de buscas sendo realizadas diariamente. Não é à toa que a empresa já se tornou sinônimo de mecanismo de pesquisa.

Ou seja, seus clientes estão lá. Neste momento, muitas pessoas dentro do seu público estão no Google, fazendo alguma pesquisa. E muitas destas buscas podem estar diretamente relacionadas ao produto ou serviço que você vende.

Por isso, se sua empresa não aparece nas primeiras páginas do Google, ela praticamente não existe.

Não tenha dúvidas, o Google Ads é a melhor opção para quem quer alcançar resultados levando em consideração custo x benefício.

Afinal, apenas uma pesquisa no Google separa você dos seus potenciais clientes.

Guias passo a passo de como configurar cada tipo de campanha:

Baixe Grátis o manual completo AQUI