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Boas Práticas ao Anunciar no Google Shopping

02/10/2015 Por: na Categoria Google Shopping com 0 e 0
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Conheça algumas dicas para ter uma campanha de Links Patrocinados do Google Shopping bem estruturada e de maior relevância para os clientes

– Um dos passos essenciais para uma campanha de sucesso no Google Shopping é fornecer dados de qualidade dos produtos anunciados. E neste caso, qualidade envolve não somente a abrangência dos dados, mas também a precisão entre o que é exibido no Google e o que está disponível na loja virtual. Isto está envolvido nas boas práticas para aumentar as vendas online dos produtos do Shopping.

Acurácia nos Dados do Google Shopping

– Apenas como exemplo, se o produto estiver cadastrado como [in stock] ‘em estoque’ espera-se que, evidentemente, ele esteja disponível para compra quando o usuário chegar ao website, após clicar nos Links Patrocinados. Se isso não acontecer, a experiência do usuário será prejudicada.

– É verdade que o próprio Google realiza verificações para se certificar de que os produtos anunciados no Shopping estejam disponíveis no site do anunciante. Mas, para que os anúncios não sejam suspensos e prejudiquem o desempenho da empresa junto à plataforma de publicidade online, é necessário que os dados enviados ao Google sejam fiéis ao que a loja oferece.

– Por esta razão, é interessante realizar o envio de feed assim que atualizar o banco de dados do website. Na maioria dos casos, o Shopping atualiza os dados exibidos nos Links Patrocinados em questão de minutos. Assim, detalhes como preço e disponibilidade sempre representarão os dados atuais.

– Há casos de e-commerces com muitos produtos e que atualizam os dados com bastante frequência. Nestes casos, o Google Shopping recomenda quatro envios diários de feeds atualizados.

Quatro envios diários de feed de dados no google shopping

– Mas pode ser que quatro envios ainda não sejam suficientes para manter os dados precisos. Se esta for a situação, o ideal seria utilizar o Content API For Shopping, onde o consultor de web marketing pode carregar as listagens de produtos de forma programática e rápida.

– Alguns anunciantes utilizam microdados do schema.org para que detalhes sobre os produtos estejam sempre precisos e exatos.

– Uma vez tendo dados corretos, é hora de dar atenção aos anúncios. Vamos considerar três dos itens para otimização dos Links Patrocinados do Shopping:

  • Título do anúncio;
  • Descrição;
  • Imagem.

Título [Title]

– O limite de caracteres para o título é de 150. No entanto, é importante estar atento a um detalhe: na maioria dos casos, o Google apresenta uma quantidade menor de caracteres (70 ou até menos). Por esta razão, é importante que a parte inicial do título contenha as palavras-chave mais importantes e que, provavelmente, estarão na pesquisa do usuário.

– Nomes de cores são relevantes para títulos desde que não sejam muito específicas e pouco utilizadas.

Descrição [Description]

– O limite de caracteres é 5000. É recomendável, no entanto, que os Links Patrocinados contenham entre 500 e 1000 caracteres. Na página do Google Shopping, o número de caracteres pode ser ainda menor. Por esta razão, como boa prática, as principais palavras de uma descrição devem aparecer nos primeiros 180 caracteres.

– A descrição deve ser utilizada para incluir maiores detalhes relacionados à pesquisa do internauta: características do produto (tamanho, material, especificações técnicas), benefício do seu uso, call-to-action.

– No entanto, não utilize as descrições para falar sobre a empresa. Além disso, informações sobre pagamento e comparações com outros produtos (tal como “mais rápido que o produto X”) não devem ser utilizadas.

Link da Imagem [image_link]

– Aqui o anunciante insere a URL da imagem principal do produto divulgado. O limite de caracteres é 2000. É importante que seja escolhida uma imagem com excelente resolução, desde que não ultrapasse o tamanho de 4 MB e 64 megapixels.

– No caso de empresas que anunciam produtos de vestuário, o Google AdWords estabelece que as imagens tenham um mínimo de 250 x 250 pixels.

Tamanho mínimo imagens no google shopping

– Métodos de ampliar imagens ou utilizar miniaturas prejudicam a experiência do usuário e diminuem a CTR dos anúncios.

– Para melhorar o desempenho dos anúncios e aumentar as vendas online dos produtos é importante trabalhar com imagens com qualidade maior. Fundos brancos costumam ter um impacto mais positivo sobre o número de cliques. Além disso, é importante testar diferentes ângulos do produto para verificar os que oferecem resultados mais convidativos.

– Priorize imagens únicas, em vez de utilizar imagens padrão utilizadas por outras empresas. O diferencial atrairá mais a atenção e resultará em mais cliques de qualidade. (Detalhe: não utilize na imagem elementos como call-to-action, logotipo, informações adicionais ou marcas d’água).

Outras Práticas Interessantes Para Uma Campanha no Shopping

  • Estruturar detalhadamente no papel como ficará os grupos antes de criar os grupos de produtos;
  • Testar dados de feeds para encontrar erros, e mantê-los atualizados na Central do Comerciante (Merchant Center);
  • Verificar os dados com regularidade para identificar erros e atributos ausentes;
  • Utilizar regularmente a guia Dimensões no Google AdWords para visualizar dados de desempenho de todas as dimensões disponíveis para suas campanhas;
  • Verificar com frequência os relatórios de termos de pesquisa para orientar a criação de títulos e descrições;
  • Utilizar Remarketing Dinâmico para exibir anúncios na Rede de Display que contenham os produtos que os visitantes de sua loja virtual já visualizaram, ajudando a gerar novos leads e vendas.

– Gerenciar grandes campanhas, muitas vezes com milhares de produtos, não é um trabalho fácil. Exige tempo, conhecimento, e habilidade na gestão das diversas ferramentas disponíveis. 

– Para alcançar os melhores resultados ao anunciar produtos no Shopping, a empresa pode precisar do auxílio de uma agência Google Shopping Partner.

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