Como a Inteligência Artificial Está Revolucionando o Mobile Marketing

Como a Inteligência Artificial Está Revolucionando o Mobile Marketing

13/04/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 2
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A Inteligência Artificial está oferecendo uma abordagem de personalização para envolver usuários de dispositivos móveis de forma antes inimaginável

A tecnologia avançada gera sentimentos opostos. Ao passo que alguns vejam nela desafios intransponíveis, outros a enxergam como oportunidades inestimáveis.

O mesmo pode ser dito sobre a tecnologia da computação cognitiva e Inteligência Artificial. Estamos atravessando uma era onde essas tecnologias surgem como uma solução efetiva para empresas e indústrias de diversos ramos. Na verdade, a IA é a revolução do marketing digital. E a solução Watson, da IBM, é o grande carro-chefe desta tecnologia.

Desta forma, ao passo que muitos evitam qualquer contato com a IA, neste momento, muitas empresas estão aproveitando este potencial para maximizar sua eficiência e lucros.

A Inteligência Artificial no Ambiente Mobile

Um dos campos onde a Inteligência Artificial começa a ser utilizada com grande amplitude e eficiência é o marketing mobile (a publicidade voltada para dispositivos móveis, como smartphones e tablets).

A IA presente em soluções como o Watson, da IBM, oferece uma abordagem de personalização para envolver clientes usuários de dispositivos móveis de forma antes inimaginável. Não se trata de personalizar mensagem e conteúdo de acordo com o comportamento de grupos de usuários. Na verdade, a personalização acontece no nível do indivíduo.

Isto inclui identificar o comportamento e preferências de cada cliente seu, usuário dos dispositivos móveis. Estas informações identificadas e recolhidas abrangem dados sobre os clientes no campo:

  • Demográfico;
  • Comportamental;
  • Psicológico.

Com isso, consegue-se desenvolver estratégias de marketing para estimular ações específicas de cada cliente. Alguns clientes talvez precisem apenas de um desconto especial para converterem, ao passo que outros vão precisar de uma abordagem mais específica. A computação cognitiva permite que as táticas sejam adaptadas em tempo real, de acordo com as peculiaridades e comportamento atual do cliente.

Mais do que isso, a Inteligência Artificial tem o potencial de prever com precisão as mudanças de comportamento dos seus clientes, baseado nos sinais que ele está emitindo. E com isso, antecipar suas necessidades para então oferecer a solução mais efetiva. Este tipo de comunicação entre você e seus clientes está um nível nunca visto antes.

Assim, de que formas específicas o IBM Watson pode ser usado para melhorar a comunicação entre sua empresa e os usuários de dispositivos móveis?

Chatbots Que Otimizam Atendimento aos Clientes

Os chatbots são os exemplos mais imediatos de uso da inteligência artificial nos esforços de marketing. São programas que têm a função de “conversar” com os visitantes do seu website. Os chatbots identificam as dúvidas ou solicitações dos clientes expressas por meio de texto ou voz, e automatizam as respostas. Com os chatbots, é possível automatizar diversos processos sem a intervenção humana, como esclarecer dúvidas, realizar reservas de hotéis e voos, agendar atendimento, etc.

A adoção dos chatbots para atender seus clientes usuários de dispositivos móveis agiliza os processos e potencializa os resultados. Afinal, você consegue atender a um público mais amplo e de forma mais rápida. Além disso, reduz custos no serviço de atendimento aos clientes.

Os chatbots oferecem uma experiência mais eficiente para os usuários, especialmente para aqueles que não têm tempo ou paciência para navegar em seu site em busca de um produto. Por meio de uma simples pergunta enviada ao chatbot por meio de texto ou voz, o cliente pode encontrar de forma imediata aquilo que procura.

Com a ajuda do aprendizado de máquina, as recomendações do chatbot podem ser personalizadas, levando em consideração as características do usuário e suas experiências anteriores.

Preços Dinâmicos Que Aumentam os Lucros

Para que estabelecer preços fixos, se a IA pode ajustar os preços automaticamente de acordo com o contexto do usuário? Detalhe importantíssimo: Este ajuste não é feito às cegas. Levando em consideração os usuários mobile, o objetivo do ajuste é maximizar os lucros. Como isso é feito?

Como já mencionado, a Inteligência Artificial tem a capacidade de previsão do comportamento dos usuários. No tocante à precificação, a computação cognitiva consegue prever quais usuários precisam de um incentivo para comprar um produto. Este pode vir, por exemplo, na forma de um desconto. Ao mesmo tempo, a IA consegue identificar aqueles que não precisarão deste incentivo para converter. Desta forma, a precificação acontece de forma dinâmica, visando que sua empresa lucre mais.

Tal ajuste é feito em tempo real, analisando todos os sinais emitidos pelo usuário, incluindo seu potencial financeiro de compra. Além disso, outros fatores como a demanda também são levadas em consideração.

Anúncios Segmentados Como Nunca Antes

A Inteligência Artificial do Watson oferece a oportunidade de criar anúncios com um nível de personalização nunca antes imaginado. Isto inclui saber exatamente qual mensagem apresentar para cada usuário mobile, tratando-os não como grupo de pessoas, mas como indivíduos. O aprendizado de máquina recolhe informações sobre cada indivíduo, entre elas:

  • Quem ele é;
  • Onde está;
  • O que costuma comprar;
  • Seu comportamento social;
  • Sobre o que está falando, etc.

Com essas informações, a Inteligência Artificial consegue identificar até mesmo qual o melhor horário para exibir anúncios para cada cliente.

Prever Clientes Com Intenção de Abandonar Sua Empresa

Como comerciante, certamente você faz todo o possível para manter a lealdade dos seus clientes atuais. Mas, em muitos casos, tais esforços não são suficientes. Em resultado, você acaba sendo obrigado a testemunhar um grande número de clientes migrando para a concorrência.

O sistema preditivo da Inteligência Artificial do IBM Watson permite identificar comportamentos típicos dos clientes antes de abandonarem uma empresa. O aprendizado de máquina desta tecnologia identifica quais são as verdadeiras razões destes clientes para tal comportamento. A partir daí, a IA ajuda você a oferecer a experiência e conteúdo certos para cada indivíduo, estimulando sua lealdade.

Lembre-se que as máquinas monitoram as mudanças comportamentais nos clientes, de modo que atualiza em tempo real as mensagens e conteúdo entregues para cada indivíduo. Assim, quaisquer sinais de intenção de abandono são imediatamente percebidos pela inteligência artificial do IBM Watson.

Melhorias Futuras no Mobile Marketing

Outras inovações da Inteligência Artificial voltada para o marketing mobile estão sendo implementadas. As empresas que aproveitarem neste momento o potencial desta tecnologia estarão diversos passos a frente dos concorrentes.

E com o aprendizado de máquina, quanto mais seus clientes interagirem com sua empresa no ambiente online, mais a Inteligência Artificial aprenderá sobre eles. E isto significa experiências cada vez mais personalizadas e significativas para atrair e encantar seus clientes.

Saia na Frente Com a Inteligência Artificial Aplicada no Mobile Marketing

Pesquisas mostram que grande parte dos empresários tem um receio muito grande de investir em Inteligência Artificial. Trazer a computação cognitiva para seus esforços de marketing parece-lhes demasiadamente desafiador e com custos exorbitantes.

Na verdade, os fatos mostram que é exatamente o contrário. A tecnologia de computação cognitiva da IBM pode ser implementada de forma acessível e rápida em seus negócios por meio de uma agência IBM Partner, e contribuir para o aumento dos lucros.

Portanto, sua empresa pode ser uma das pioneiras a utilizar a computação cognitiva em seu mercado. A Inteligência Artificial do IBM Watson resultará em maior eficiência para seus esforços de marketing, incluindo os voltados para atrair e conquistar usuários de dispositivos móveis.

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