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Como Anunciar no Instagram – Guia Passo a Passo

08/10/2019 Por: na Categoria Redes Sociais com 0 e 1
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Quer saber como anunciar seu negócio no Instagram? Neste artigo, conheça as vantagens de anunciar sua empresa nesta rede social e como fazer isso.

 

Se vocĂȘ possui uma empresa, sabe exatamente como melhorar seus negĂłcios com o Instagram?

Esta Ă© a pergunta de um milhĂŁo de dĂłlares. Afinal, o Instagram Ă© uma febre mundial. E no Brasil nĂŁo Ă© diferente.

O aplicativo da rede social estĂĄ presente na maioria dos dispositivos mĂłveis, e fica atrĂĄs apenas do WhatsApp e Facebook.

Por isso, nĂŁo importa qual seja o seu ramo nem o tamanho de sua empresa – o Instagram for Business pode ser uma porta de novas oportunidades de vocĂȘ.

Neste artigo, vocĂȘ vai aprender:

  • Por que anunciar no Instagram Ads
  • O que sĂŁo os anĂșncios no Instagram
  • SerĂĄ que eles realmente funcionam
  • Quanto custam tais anĂșncios
  • Como criar seus primeiros anĂșncios no Instagram
  • Como escolher o formato ideal
  • E dicas para criar campanhas de sucesso

 

Por Que Anunciar no Instagram

 

A rede de compartilhamento de fotos e vĂ­deos Ă© um canal excelente para divulgar uma empresa por, pelo menos, dois motivos:

  • Alcance
  • Engajamento

E nĂŁo hĂĄ o que discutir. O alcance do Instagram Ă© gigantesco. Para ter uma ideia, em 2018, a rede social atingiu a surpreendente marca de 1 bilhĂŁo de usuĂĄrios. E o Brasil Ă© o segundo paĂ­s que mais usa o Instagram.

Outro motivo Ă© o engajamento dos usuĂĄrios com o aplicativo. Seja postando fotos e vĂ­deos ou curtindo postagens de amigos e marcas, o Instagram faz parte da rotina diĂĄria de muitos dos seus usuĂĄrios.

Desta forma, empresas que anunciam no Instagram conseguem maior visibilidade e reconhecimento.

Isto, por sua vez, permite melhorar os negĂłcios. A empresa pode conseguir mais visitas em seu site, aumentar o nĂșmero de ligaçÔes telefĂŽnicas, aumentar as vendas, e muito mais.

 

O Que SĂŁo os AnĂșncios do Instagram

 

Os anĂșncios exibidos na rede social começaram a ser veiculados desde que o Facebook adquiriu a plataforma.

Especialmente a partir de 2015, empresas de todos os tamanhos começaram a aproveitar as muitas oportunidades oferecidas pelo Instagram Ads.

O fato da rede social pertencer ao Facebook dĂĄ aos anunciantes muitas vantagens. Afinal, o Facebook possui uma vasta quantidade de informaçÔes sobre seu pĂșblico e disponibiliza poderosas ferramentas de segmentação para as empresas que anunciam no Instagram.

 

SerĂĄ Que Realmente Funciona?

 

Muitas empresas ficam receosas diante da possibilidade de investir dinheiro na publicidade de uma rede social.

SerĂĄ que realmente darĂĄ algum retorno? Ou vou pagar para aparecer para pessoas que vĂŁo me ignorar?

Nesta hora, Ă© preciso olhar atentamente para dados e fatos.

Muitos estudos jĂĄ foram realizados mostrando o impacto da publicidade em toda a internet, incluindo o Instagram. E sim, o marketing digital em redes sociais influentes dĂĄ resultados.

Como exemplo, vamos considerar um estudo da Opinion Box.

Esta pesquisa apontou que 47% dos usuårios jå compraram produtos ou contrataram serviços de empresas que descobriram no Instagram. Sim, estamos falando de quase metade das pessoas.

pesquisa uso do instagram

Além disso, não pense que as pessoas no Instagram só estão interessadas em seguir amigos e celebridades. Foi comprovado que 83% das pessoas segue alguma marca ou empresa na rede social.

Um aspecto que vocĂȘ precisa levar em consideração Ă© que as pessoas usam o Instagram com bastante frequĂȘncia. O mesmo estudo mostrou que 67% dos entrevistados acessam o Instagram vĂĄrias vezes ao dia. Ou seja, a oportunidade de alcançar seu pĂșblico-alvo Ă© muito grande.

 

Estabelecer e Alcançar Diferentes Metas

 

O Instagram pode ajudå-lo a alcançar diferentes metas:

  • Reconhecimento
    • Alcance
    • Reconhecimento
    • Lembrança da marca

 

  • Consideração
    • Cliques
    • VisualizaçÔes

 

  • ConversĂ”es
    • Aumento das vendas de um produto
    • ConversĂ”es no site da empresa
    • Download e instalação de apps
    • Maior envolvimento com o app

 

Quanto Custam os AnĂșncios no Instagram?

 

O valor do custo por clique vai depender de vĂĄrios fatores. Dependendo do pĂșblico-alvo atingido, os valores podem ser maiores ou menores.

Por exemplo, se vocĂȘ segmentar pessoas entre 18-24 anos poderĂĄ pagar menos do que se escolher alcançar usuĂĄrios entre 25-34 anos.

O local onde o anĂșncio Ă© exibido tambĂ©m faz toda a diferença. Assim, vocĂȘ poderĂĄ pagar valores diferenciados se escolher exibir anĂșncios no feed ou no stories.

 

Como Criar AnĂșncios no Instagram

 

É importante destacar que existe mais de um caminho para criar anĂșncios no Instagram. A melhor e mais completa solução para isso Ă© o Gerenciador de AnĂșncios. O Gerenciador Ă© a mesma ferramenta usada para criar os anĂșncios no Facebook.

Mas tambĂ©m Ă© possĂ­vel criar os anĂșncios dentro do aplicativo do Instagram. Esta Ă© uma opção mais prĂĄtica, mais simples. PorĂ©m, exatamente por isso, nĂŁo possui tantas opçÔes e recursos quanto o Gerenciador de AnĂșncios.

Vamos falar um pouco sobre estas duas opçÔes.

 

Criar Campanhas no Gerenciador de AnĂșncios

 

Assim que acessar o Gerenciador de AnĂșncios, vocĂȘ deve clicar em Criar para iniciar sua primeira campanha.

Criar campanha no instagram ads for business

Em seguida, vocĂȘ deve escolher quais sĂŁo seus objetivos ou metas ao anunciar no Instagram.

Criar campanha no instagram ads for business

Dependendo do objetivo selecionado, as opçÔes seguintes serão um pouco diferentes.

Suponhamos que vocĂȘ deseje obter mais trĂĄfego. EntĂŁo vai selecionar a opção Consideração > TrĂĄfego, e dar um nome para a campanha.

Criar campanha no instagram

Depois vocĂȘ deve clicar em Configurar Conta de AnĂșncio, especificando paĂ­s, moeda e fuso horĂĄrio.

Criar campanha no instagram ads for business

 

Configurar Conjunto de AnĂșncios

 

A tela seguinte Ă© a configuração do Conjunto de AnĂșncios.

VocĂȘ deve especificar para onde deseja levar o TrĂĄfego escolhido nos objetivos.

É nesta opção que vocĂȘ vai inserir o pĂșblico-alvo dos seus anĂșncios. Ou seja, Ă© preciso dar informaçÔes sobre as pessoas que vocĂȘ deseja que visualizem seus anĂșncios. Isto inclui dados sobre a localização geogrĂĄfica deles, faixa etĂĄria, gĂȘnero e idioma.

Criar campanha no instagram ads for businessCriar campanha no instagram ads for business

Em Direcionamento Detalhado, vocĂȘ pode dar mais detalhes para expandir seu pĂșblico. Basta inserir as primeiras letras do “interesse” do seu pĂșblico-alvo, e a ferramenta darĂĄ diversas sugestĂ”es.

Em ConexĂ”es, vocĂȘ pode filtrar seu pĂșblico especificando alguns critĂ©rios para eles. Por exemplo, vocĂȘ pode exibir anĂșncios somente para pessoas que curtiram sua pĂĄgina no Facebook. Ou somente para amigos de pessoas que curtiram sua pĂĄgina.

Criar campanha no instagram ads for business

É na opção Posicionamentos que vocĂȘ especifica se seus anĂșncios serĂŁo exibidos somente no Instagram. Como estamos falando sobre anĂșncios no Instagram, vamos escolher esta opção.

Para isso, vocĂȘ deve clicar em Editar Posicionamentos.

Marque a opção Instagram. Marque tambĂ©m onde seus anĂșncios devem ser exibidos (feed e/ou stories).

Criar campanha no instagram ads for business

Por Ășltimo, vocĂȘ deve configurar o Orçamento e Programação.

A opção Otimização Para Veiculação de AnĂșncio procura obter o melhor resultado do objetivo ali selecionado. Por exemplo, se vocĂȘ escolher “cliques no link”, seus anĂșncios serĂŁo exibidos para pessoas do seu pĂșblico com maior probabilidade de clicar nos links dos anĂșncios.

O Controle de Custo refere-se aos lances de CPA mĂĄximo desejado. O objetivo Ă© controlar custos e direcionĂĄ-los para os resultados mais importantes.

Especifique quanto quer gastar por dia (Orçamento Diårio) ou durante toda a campanha (Orçamento Vitalício).

Criar campanha no instagram ads for business

Ao passo que vocĂȘ inserir dados sobre pĂșblico-alvo e orçamento, o Gerenciador exibe a quantidade de pessoas que provavelmente verĂĄ sua publicidade.

Alcance instagram ads

Pronto! Basta clicar em Continuar para iniciar a criação dos anĂșncios.

 

Tipos de AnĂșncios

 

Vamos falar sobre os tipos de anĂșncios disponĂ­veis no Instagram.

São cinco opçÔes. Confira cada uma delas e veja quais estão melhores adequadas às suas metas.

 

AnĂșncios Com Stories

 

SĂŁo anĂșncios em tela cheia que aparecem nos stories dos usuĂĄrios.

O Stories tem um formato semelhante Ă s postagens normais, gerando uma experiĂȘncia imersiva para seu pĂșblico-alvo.

Junto com a imagem ou vĂ­deo, vocĂȘ pode exibir uma frase de chamariz na parte inferior do stories, utilizando este espaço para direcionar as pessoas para seu site.

anĂșncios stories

VocĂȘ escolhe quem verĂĄ o anĂșncio por meio de critĂ©rios de segmentação, e tambĂ©m com que frequĂȘncia.

Acredite: este formato tem peso. Tanto que 50% das empresas no Instagram criam pelo menos um story durante o mĂȘs.

anĂșncios stories

Por ocuparem toda a tela do dispositivo mĂłvel, os anĂșncios com stories nĂŁo possuem distraçÔes.

Após 24 horas, o story expira. Isso significa que podem ser usados em estratégias específicas como promoçÔes com tempo limitado.

anĂșncios stories

 

AnĂșncios de Foto

 

Neste formato, Ă© utilizado uma foto Ășnica que serĂĄ transformada em anĂșncio. Qualquer foto tradicional postada no Instagram pode se tornar um anĂșncio.

anĂșncio foto instagram ads

VocĂȘ pode utilizar uma foto no formato retrato ou paisagem.

 

AnĂșncios de VĂ­deo

 

Vídeos são poderosos. E exercem sua força também no Instagram Ads.

Por este motivo, Ă© muito fĂĄcil criar um anĂșncio de vĂ­deo no Instagram.

O vĂ­deo precisa atender a alguns requisitos:

  • Ter atĂ© 60 segundos de duração;
  • Utilizar o formato .mov, .mp4 ou mesmo gif animado.

 

anĂșncios vĂ­deo instagram ads

Pode ser que sua empresa nĂŁo possua vĂ­deos publicitĂĄrios para divulgar no Instagram. Neste caso, vocĂȘ pode utilizar suas prĂłprias imagens.

O Instagram Ads oferece o Kit de Criação de VĂ­deo. Basta selecionar algumas das suas imagens, e o Instagram cria uma versĂŁo de vĂ­deo para vocĂȘ.

kit criação vídeos anuncios instagram

 

AnĂșncios em Carrossel

 

Este formato Ă© um grupo de fotos e/ou vĂ­deos – daĂ­ vem o nome carrossel. Ele precisa ter, pelo menos, duas fotos ou dois vĂ­deos. O limite mĂĄximo Ă© de 10 imagens e/ou vĂ­deos.

Com este formato, a empresa pode explorar diferentes estratégias. Por exemplo, exibir 10 diferentes produtos. Por outro lado, pode criar uma pequena história dividida em diversas partes.

anĂșncios carrossel instagram

O botão de chamada à ação possui vårias opçÔes, como Obter Cotação, Comprar Agora, Ver Cardåpio e muito mais.

Ao criar este formato de anĂșncio, vocĂȘ pode incluir um tĂ­tulo, descrição e destino para cada cartĂŁo exibido.

anĂșncios carrossel instagram

 

AnĂșncios de Coleção

 

Este formato apresenta diversas peças publicitårias que ocupam a tela cheia do dispositivo.

SĂŁo apresentados como uma vitrine, onde os clientes tĂȘm a opção de realizar a compra a partir do prĂłprio anĂșncio.

anĂșncios de coleção

Os anĂșncios de coleção aceitam fotos e vĂ­deos.

Ao criar este formato, o Instagram oferece modelos pré-criados.

Eles sĂŁo classificados de 3 formas:

  • Vitrine: catĂĄlogo que apresenta detalhes dos produtos e estĂĄ projetado para vendas.
  • Lookbook: apresenta fotos de pessoas usando seus produtos. É um recurso que utiliza a marcação de produtos.
  • Aquisição de cliente: modelo preparado para direcionar seus clientes para uma pĂĄgina de destino mĂłvel, onde ele poderĂĄ concluir o processo de conversĂŁo.

 

criar anĂșncios de coleção instagram

Escolher o Formato Certo Para VocĂȘ

Com tantas opçÔes e formatos de anĂșncios, vocĂȘ deve estar bastante indeciso. Qual destes formatos Ă© o melhor para sua empresa? Em qual deles vocĂȘ deve investir?

Para responder estas perguntas, vocĂȘ precisa inicialmente determinar quais sĂŁo suas metas ao anunciar no Instagram.

Por exemplo, digamos que vocĂȘ queira aumentar o reconhecimento e lembrança de sua marca. Bem, neste caso, jĂĄ sabemos que vocĂȘ deve evitar os anĂșncios de coleção. Como mencionamos acima, este formato Ă© usado principalmente por empresas que querem vender seus produtos – jĂĄ que ele permite esta compra direta.

Portanto, para campanhas de branding, vocĂȘ poderia utilizar um anĂșncio de foto Ășnica ou vĂ­deo Ășnico, com um link para direcionar o pĂșblico-alvo para seu website.

Por outro lado, se sua meta Ă© vender produtos, neste caso, os anĂșncios de coleção sĂŁo uma boa opção. Assim, as pessoas poderĂŁo comprar diretamente do prĂłprio anĂșncio.

Vamos considerar outra situação. Digamos que vocĂȘ tenha uma nova linha de produtos desconhecida por seus clientes. E vocĂȘ quer divulgar este catĂĄlogo.

Neste caso, os anĂșncios de carrossel Ă© a solução ideal. Visto que vocĂȘ pode exibir atĂ© 10 fotos e/ou vĂ­deos por anĂșncio, vocĂȘ conseguirĂĄ apresentar seu novo catĂĄlogo para os clientes em uma Ășnica peça publicitĂĄria.

 

Criar AnĂșncios Dentro do Instagram

 

NĂłs jĂĄ vimos um pouco sobre como os anĂșncios podem ser criados dentro do Gerenciador de AnĂșncios.

Mas Ă© possĂ­vel iniciar suas campanhas publicitĂĄrias no Instagram utilizando diretamente o aplicativo. Na verdade, esta Ă© a forma mais simples e rĂĄpida para criar uma publicidade na rede social.

Para isso, vocĂȘ precisarĂĄ ter uma conta no Instagram Business e uma pĂĄgina no Facebook.

Para que vocĂȘ consiga criar seus anĂșncios, Ă© preciso que vocĂȘ converta seu perfil do Instagram para uma conta comercial. O prĂłprio aplicativo do Instagram permite que vocĂȘ faça esta conversĂŁo. Depois disso, vocĂȘ precisa vincular sua conta comercial Ă  pĂĄgina no Facebook.

Depois que isto estiver pronto, vocĂȘ poderĂĄ começar a criar suas campanhas com o Instagram for Business.

Faça isso clicando no botĂŁo “PromoçÔes”.

 

Definir o Destino

 

O destino se refere ao local para onde vocĂȘ deseja enviar as pessoas que visualizarem seu anĂșncio, como por exemplo, o site da sua empresa ou seu perfil no Instagram.

 

Segmentar Pessoas do Seu Interesse

 

Quais pessoas, dentre o enorme pĂșblico do Instagram, verĂŁo seus anĂșncios? A prĂłxima etapa vai querer saber isso.

As opçÔes para direcionar os anĂșncios para as pessoas certas no Instagram sĂŁo as seguintes:

  • Localização: determina cidades, estados e paĂ­ses.
  • Dados DemogrĂĄficos: especifica idiomas, idade e sexo.
  • Interesses: alcançar pessoas de acordo com o interesse, como aplicativos preferidos e marcas que seguem.
  • Comportamentos: indica comportamentos dos clientes, nĂŁo apenas no Instagram, mas tambĂ©m fora dele.
  • PĂșblicos Personalizados: especifica que somente pessoas das quais vocĂȘ possui endereço de e-mail ou telefone visualizem os anĂșncios.
  • PĂșblicos Semelhantes: possibilita encontrar novos clientes que tenham comportamentos semelhantes aos seus seguidores atuais.
  • Direcionamento Automatizado: combina diversos sinais para encontrar um pĂșblico que possa estar interessado em sua empresa.

 

Orçamento e Duração da Campanha

 

Na prĂłxima etapa, o Instagram quer saber quanto vocĂȘ pretende gastar por dia. Nesta hora, vocĂȘ precisa definir suas metas de marketing, seu orçamento publicitĂĄrio, para chegar em um valor que esteja de acordo com suas possibilidades.

Além disso, o Instagram pergunta por quanto tempo sua campanha serå veiculada.

Com base nas informaçÔes inseridas, o Instagram vai apresentar uma estimativa de quantas pessoas serão alcançadas com sua publicidade.

Um resumo de todos os dados inseridos por vocĂȘ serĂĄ apresentado, junto com o botĂŁo de confirmação.

Uma vez confirmada, seu anĂșncio passarĂĄ a ser veiculado.

 

Analise Suas Postagens

 

Antes e depois de iniciar suas campanhas publicitårias é importante visualizar algumas informaçÔes sobre o desempenho do seu perfil. Por exemplo, em InformaçÔes é possível encontrar as seguintes abas (algumas destas informaçÔes só estarão disponíveis depois da conversão para conta comercial):

  • Atividade: permite visualizar o nĂșmero de interaçÔes com seu perfil, incluindo cliques no link do seu site;
  • ConteĂșdo: permite comparar o desempenho de suas publicaçÔes, promoçÔes e stories;
  • PĂșblico: exibe informaçÔes sobre seu pĂșblico, incluindo faixa etĂĄria, gĂȘnero e localização geogrĂĄfica.

 

atividade conteĂșdo pĂșblico relatĂłrio instagram

Testar e Otimizar

 

De modo geral, o marketing digital oferece ferramentas de inteligĂȘncia de dados. Elas permitem entender toda a interação do pĂșblico com sua mensagem e converter estas informaçÔes em estratĂ©gia.

No Gerenciador de AnĂșncios do Facebook, vocĂȘ consegue ter acesso a insights sobre o desempenho das campanhas no Instagram.

Acompanhar o que funciona e o que precisa ser otimizado é parte essencial de qualquer campanha de sucesso. De fato, este pode ser o grande diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.

Portanto, faça testes. Explore diferentes formatos de anĂșncios (por exemplo, testando anĂșncios de foto Ășnica e anĂșncios de carrossel). Teste diferentes imagens, altere frases de chamariz. Ao realizar estes testes, sempre compare o desempenho. E, logicamente, otimize as campanhas que precisam de ajustes.

Faça disso uma rotina. Assim, poderå extrair o melhor do Instagram Ads for Business.

 

Dicas Adicionais Para Campanhas de Sucesso

 

Qualquer campanha digital de sucesso precisa atingir alguns requisitos em comum.

Um deles Ă© a necessidade de conhecer bem o pĂșblico-alvo. Isto Ă© importante para determinar quais fotos, vĂ­deos e mensagens vĂŁo realmente envolvĂȘ-los. Para vocĂȘ conseguir influenciar seu pĂșblico, Ă© preciso entendĂȘ-lo, saber quais sĂŁo suas dores e necessidades.

Instagram Ă© essencialmente visual (foto e vĂ­deo). No entanto, os anĂșncios permitem a inserção de textos. Portanto, visto que o texto Ă© um elemento que ocupa bem menos espaço em toda a peça publicitĂĄria, dĂȘ bastante atenção a ele. Escolha frases de chamariz com sabedoria, frases capazes de estimular seus clientes a realizarem a ação que vocĂȘ espera deles.

Aproveite o poder das hashtags. Estudos apontam que o uso de hashtags pode aumentar em mais de 12% o engajamento com uma postagem. Portanto, use-as com sabedoria, escolhendo as palavras certas. Mas nĂŁo use-as em quantidade excessiva.

Assuma uma identidade visual. Sabemos que o Instagram oferece diversos filtros que dĂŁo um look diferencial para cada imagem postada. Em vez de explorar diferentes filtros a cada postagem, procure utilizar somente um. Com isso, vocĂȘ mantĂ©m uma consistĂȘncia, fazendo com que sua mensagem tenha uma identidade Ășnica, prontamente reconhecida pelos fĂŁs.

Assim como vocĂȘ espera que as pessoas reajam Ă s suas postagens patrocinadas, vocĂȘ tambĂ©m deve reagir ao seu pĂșblico. Sempre que possĂ­vel, interaja com seus seguidores. Mostre que vocĂȘ se importa com o que eles pensam. Isto fortalece a relação com seus clientes e pode potencializar o alcance dos seus anĂșncios. Afinal, seus clientes podem se sentir estimulados a compartilhar suas fotos e vĂ­deos com os seguidores deles.

Assim, reconhecimento e lembrança da marca, conversÔes e vendas. Tudo isso e muito mais é exatamente o que o Instagram Ads pode oferecer para sua empresa.

 

Combinar AnĂșncios no Instagram Com AnĂșncios no Google Ads

 

Como vimos, o pĂșblico no Instagram Ă© gigantesco. Portanto, hĂĄ um grande potencial de novos negĂłcios em exibir sua publicidade enquanto as pessoas estiverem vendo fotos e vĂ­deos na rede social.

No entanto, e se formos pensar nos outros momentos importantes do dia a dia dos seus clientes? Por exemplo, quando eles estiverem procurando um produto ou serviço no Google (Ă s vezes, atĂ© com urgĂȘncia)? Ou quando estiverem assistindo seus vĂ­deos favoritos no YouTube?

Para encontrar os clientes nos momentos mais importantes do dia, muitas empresas criam estratĂ©gias que combinam anĂșncios no Instagram com os Links Patrocinados no Google Ads.

Assim, elas podem ser encontradas pelo seu pĂșblico-alvo, independentemente de onde ele esteja e qual site esteja explorando.

Portanto, se quiser saber mais sobre os anĂșncios no Google, acesse nossa pĂĄgina sobre o Google Ads.

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