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Como Anunciar Para Pessoas Que Detestam AnĂșncios

24/10/2019 Por: na Categoria AnĂșncios com 0 e 1
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Os profissionais de marketing defendem a publicidade, assim como as empresas que precisam promover sua marca, produtos e serviços.

Isto Ă© vĂĄlido, com certeza. Afinal, a maioria das empresas depende da publicidade para divulgar seus negĂłcios. A adoção massiva do Google Ads por parte das empresas mostra a importĂąncia dos anĂșncios para elas.

No entanto, apesar da importĂąncia dos anĂșncios e Links Patrocinados, existem pessoas que tem verdadeira antipatia por eles. E pode ser que estas pessoas façam parte do seu pĂșblico-alvo.

É neste momento que vocĂȘ, como empresĂĄrio ou profissional de marketing, se depara com um grande desafio: como anunciar para pessoas que detestam anĂșncios? Que estratĂ©gias utilizar para contornar esta situação, onde a publicidade Ă© vista como vilĂŁ?

Para responder estas perguntas, acompanhe atentamente os pontos apresentados neste artigo.

 

Por Que Algumas Pessoas Detestam AnĂșncios

 

Antes de falarmos sobre quais estratĂ©gias usar ao anunciar para quem nĂŁo gosta de anĂșncios, vamos entender os motivos por trĂĄs desta antipatia.

Diversas pesquisas jĂĄ foram realizadas apontando os motivos que levam as pessoas a nĂŁo gostarem da publicidade sendo veiculadas em suas telas.

Abaixo, apresentamos os trĂȘs principais motivos.

 

Quantidade Excessiva

 

NĂŁo hĂĄ dĂșvidas de que o nĂșmero de anĂșncios estĂĄ crescendo na internet.

Por exemplo, pense em uma pĂĄgina na web que exiba um artigo com apenas poucos parĂĄgrafos. No entanto, apesar do conteĂșdo ser pequeno, a publicidade toma conta de toda a pĂĄgina – estĂĄ espalhada acima, abaixo, nas laterais e atĂ© disposta dentro do prĂłprio texto. Ou seja, em alguns lugares da internet, a publicidade ocupa mais espaço do que o prĂłprio conteĂșdo.

E isto incomoda muitos internautas. Afinal, tudo aquilo que é demais gera sentimentos de desgosto. Se com o passar do tempo a situação persistir, esse sentimento de desprazer pode evoluir para algo próximo da raiva.

 

Intrusivos

 

Poucas coisas sĂŁo tĂŁo irritantes para o usuĂĄrio do que aquele anĂșncio que surge no meio da tela, cobrindo o conteĂșdo. Para complicar a situação, o botĂŁo de “fechar” estĂĄ quase invisĂ­vel.

E este nĂŁo Ă© o Ășnico. Ainda hĂĄ outros que sĂŁo considerados os piores formatos de anĂșncios, como por exemplo, a reprodução automĂĄtica de anĂșncios em vĂ­deo com som.

A exibição destes formatos de Links Patrocinados considerados intrusivos é prejudicial para o site que permite tal veiculação, mas também pode gerar sentimentos de insatisfação para com a marca.

 

NĂŁo ConfiĂĄveis

 

Outro aspecto que faz com que as pessoas fiquem com um pĂ© atrĂĄs com os anĂșncios estĂĄ relacionado com a segurança.

Na maioria dos casos, os sites nĂŁo tem como controlar quais anĂșncios serĂŁo exibidos em suas pĂĄginas. Isto significa que eles nĂŁo tem como garantir que somente anĂșncios de qualidade e seguros sejam veiculados.

JĂĄ foi documentado usuĂĄrios recebendo malwares por meio de anĂșncios.

A falta de garantia de que todos os anĂșncios veiculados sejam seguros, somado aos outros motivos jĂĄ apresentados, faz com que muitas pessoas declarem publicamente sua antipatia pelos anĂșncios.

 

Nem o Google Gosta de AnĂșncios Ruins

 

NĂŁo pense que a antipatia a anĂșncios ruins, invasivos, Ă© caracterĂ­stica somente dos clientes. O prĂłprio Google nĂŁo gosta de Links Patrocinados antiprofissionais, anĂșncios que prejudicam a navegabilidade dos internautas.

Tanto que o navegador Chrome possui um filtro para bloquear anĂșncios considerados invasivos.

HĂĄ 12 formatos de anĂșncios na lista negra do Chrome. Quer saber quais sĂŁo? Confira a lista completa neste artigo.

 

O Surgimento dos AdBlockers

 

Como mencionado, os aspectos citados acima fazem com que muitas pessoas encarem os anĂșncios como cansativos, invasivos, prejudiciais Ă  produtividade dos usuĂĄrios.

Estes fatores catapultaram o surgimento de tecnologias de bloqueio de anĂșncios, tais como os AdBlockers.

A primeira extensão mais conhecida de AdBlockers surgiu em 2002. Desde então, recursos semelhantes passaram a ser utilizados por centenas de milhÔes de pessoas em todo o mundo. Segundo certa pesquisa, 26% dos usuårios utilizam extensÔes de bloqueio em seus computadores.

Em um estudo da Hubspot, as pessoas se expressaram sobre os motivos de usarem bloqueadores de anĂșncios em computadores e dispositivos mĂłveis. Segundo a pesquisa:

  • 64% das pessoas que utilizam AdBlockers mencionam que eles sĂŁo irritantes e intrusivos.
  • 54% dos usuĂĄrios destes bloqueadores dizem que os anĂșncios tiram o foco daquilo que estĂŁo fazendo.
  • 36% afirmam que os anĂșncios afetam o tempo de carregamento das pĂĄginas e consomem banda dos seus planos de telefonia.

A realidade nĂŁo Ă© favorĂĄvel para a publicidade. Ao mesmo tempo, profissionais de marketing sabem da importĂąncia dos Links Patrocinados para encontrar seu pĂșblico-alvo na internet.

Portanto, surgem as perguntas: como contornar esta situação? Como anunciar para pessoas que nĂŁo gostam de anĂșncios? Em meio a antipatia causada pela mĂĄ gestĂŁo da publicidade online, como as empresas podem promover seus negĂłcios de uma maneira inteligente, com resultados?

 

Como Anunciar Para Pessoas Que NĂŁo Gostam de AnĂșncios

 

Apesar de o cenårio não parecer promissor, é possível contornar esta situação de antipatia.

Ou seja, Ă© possĂ­vel anunciar no Google Ads e alcançar incrĂ­veis resultados – mesmo com aquelas pessoas que detestam anĂșncios publicitĂĄrios.

Para isso, no entanto, Ă© preciso estar atento a algumas boas prĂĄticas.

 

Conheça o PĂșblico-alvo

 

É elementar, mas muitos falham em atingir este quesito.

Conhecer bem o pĂșblico-alvo Ă© essencial para uma campanha de sucesso. Afinal, exibir anĂșncios para pessoas que nĂŁo estĂŁo interessadas nas ofertas de uma empresa sĂł tende a aumentar a indignação delas em relação Ă  publicidade na web.

Quando vocĂȘ sabe quem Ă© seu pĂșblico-alvo, vocĂȘ direciona suas campanhas no Google Ads para elas.

Interesses, dados demogrĂĄficos e geogrĂĄficos estĂŁo entre os critĂ©rios que vocĂȘ precisa seguir para nĂŁo irritar os usuĂĄrios, exibindo seus anĂșncios para as pessoas certas.

 

Exiba AnĂșncios Realmente Contextuais

 

NĂŁo basta conhecer suas personas. Seus Links Patrocinados devem ser exibidos quando as pessoas realmente precisarem de vocĂȘ.

Por isso, cuidado para nĂŁo se empolgar com o alcance oferecido para buscas mais amplas. Lembre-se que o sucesso de uma campanha de Links Patrocinados nĂŁo estĂĄ no nĂșmero de pessoas alcançadas, mas em aparecer no momento exato em que os clientes estiverem pesquisando produtos como os seus.

 

Crie AnĂșncios Interessantes

 

AnĂșncios nĂŁo devem insultar a inteligĂȘncia dos usuĂĄrios. Afinal, um comportamento assim tende a criar antipatia em relação Ă  publicidade.

De fato, de acordo com um estudo da VieoDesign, 56% dos consumidores afirmam que a maioria dos anĂșncios online insulta sua inteligĂȘncia. AlĂ©m disso, 63% dizem que muitos anĂșncios nĂŁo parecem realmente profissionais.

Como vocĂȘ pode anunciar para pessoas que odeiam anĂșncios e, ainda assim, obter bons resultados?

Invista tempo e recursos para desenvolver anĂșncios criativos, interessantes. Quer exemplos do que isso pode envolver?

1-) Algumas empresas estĂŁo utilizando vĂ­deos musicais em sua publicidade.

2-) Outros apelam para anĂșncios criativos e engraçados. Vemos um exemplo disto no anĂșncio de um aspirador de pĂł, da Rowenta.

AnĂșncios criativos engraçados

3-) A criatividade tambĂ©m estĂĄ presente em anĂșncios que utilizam animais fofos.

AnĂșncios criativos com animais

 

Outro exemplo.

 

AnĂșncios criativos com animais

Qual a vantagem de se utilizar anĂșncios criativos, fofos e engraçados?

AlĂ©m de vocĂȘ conseguir atrair a atenção de pessoas que nĂŁo gostam de anĂșncios (de forma positiva, claro), vocĂȘ ainda estimula o compartilhamento. Sim, alĂ©m de vender para pessoas que detestam publicidade online, de brinde, vocĂȘ talvez consiga fazer com que elas se tornem promotoras de sua marca.

 

Controle a FrequĂȘncia dos AnĂșncios

 

Mesmo que seu anĂșncio for bom, se ele for exibido muitas vezes, seu pĂșblico-alvo poderĂĄ ficar irritado.

No Google Ads, vocĂȘ tem a opção de controlar a frequĂȘncia com que os anĂșncios sĂŁo exibidos.

Nas campanhas da Rede de Display e anĂșncios de vĂ­deo, vocĂȘ pode especificar o nĂșmero mĂĄximo de impressĂ”es e/ou visualizaçÔes para um usuĂĄrio por dia, semana, mĂȘs ou combinação destes perĂ­odos.

E quando o assunto Ă© frequĂȘncia dos anĂșncios, Ă© preciso ter cuidado com as campanhas de Remarketing.

Estas campanhas sĂŁo caracterizadas por acompanhar os usuĂĄrios, exibindo anĂșncios personalizados nos sites que visitam ou aplicativos que utilizam. No entanto, se a frequĂȘncia for mal configurada, as pessoas podem se sentir intimidadas – e isto Ă© pĂ©ssimo para os negĂłcios.

Na verdade, segundo o estudo da Hubspot, 79% das pessoas se sentem rastreadas por anĂșncios de retargeting.

Invista em Inbound Marketing

 

Em outro artigo, jĂĄ falamos sobre o Inbound Marketing, como funciona e seus benefĂ­cios.

Segundo esta estratĂ©gia de marketing, a empresa divulga sua marca, produtos e serviços com a ajuda da produção de conteĂșdo de qualidade. Isto inclui postagens em blogs, vĂ­deos, webinars, e-books, infogrĂĄficos, etc.

Com esta estratĂ©gia, vocĂȘ retira o aspecto de “compre, compre, compre” de sua publicidade. Veiculando conteĂșdo de qualidade, instrutivo, vocĂȘ consegue promover seu negĂłcio no formato de informação e utilidade.

Isto gera respeito, fortalece a relação dos clientes com a marca e potencializa novas vendas. O Inbound Marketing tambĂ©m Ă© excelente para divulgar os negĂłcios para pessoas que nĂŁo gostam de anĂșncios.

 

Under Armour – Case de Inbound Marketing

 

Under Armour Ă© uma empresa de roupas e equipamentos esportivos, sediada nos Estados Unidos. É uma empresa que anuncia nos Links Patrocinados do Google Ads, exibindo seus anĂșncios para buscas que tenham relação com a sua marca.

Mas esta empresa também investe em Inbound Marketing. Uma das maneiras de fazer isso é por meio do aplicativo My Fitness Pal.

Este aplicativo Ă© um contador de calorias que auxilia os usuĂĄrios a perder, manter ou ganhar peso. Seu banco de dados conta com o valor nutricional de um gigantesco nĂșmero de alimentos.

Por meio deste aplicativo, a empresa consegue entrar na consciĂȘncia dos usuĂĄrios. E faz isso por meio de uma abordagem informativa, oferecendo um serviço valioso para as pessoas.

Desta forma, eles conseguem atingir metas como lembrança da marca. Assim, quando os usuårios do aplicativo realizam pesquisas de roupas, calçados ou equipamentos esportivos, é mais provåvel que a marca Under Armour seja lembrada.

Além disso, seus Links Patrocinados podem se tornar mais chamativos em buscas relacionadas.

 

Use AnĂșncios Autoplay Com Moderação

 

Para quem quer anunciar no YouTube, existem diversas opçÔes e formatos de anĂșncios. Alguns deles sĂŁo executados automaticamente (autoplay).

Por exemplo, os anĂșncios in-stream pulĂĄveis e os Bumper Ads sĂŁo exibidos automaticamente antes, durante e/ou apĂłs o vĂ­deo selecionado pelo usuĂĄrio.

Se seu pĂșblico-alvo estĂĄ irritado com a frequĂȘncia dos anĂșncios na internet, talvez seja o momento de utilizar estes formatos com moderação. Para tanto, vocĂȘ precisa cuidar da frequĂȘncia de exibição (jĂĄ falamos sobre ela, acima). Desta forma, vocĂȘ garante que seu anĂșncio nĂŁo apareça muitas vezes para a mesma pessoa.

Uma alternativa Ă© investir mais em anĂșncios em vĂ­deo que nĂŁo sejam autoplay. Assim, para que os usuĂĄrios sejam impactados pela publicidade, Ă© necessĂĄrio que eles cliquem ou toquem nas miniaturas dos vĂ­deos.

Uma opção para isso sĂŁo os anĂșncios de vĂ­deo Discovery. Este formato Ă© exibido em locais como “vĂ­deos relacionados”, pĂĄgina inicial e resultados de pesquisa do YouTube.

 

Comunique Seu PĂșblico

 

VocĂȘ acredita que seu pĂșblico-alvo passou para o grupo das pessoas que nĂŁo gostam de publicidade?

Neste caso, vocĂȘ precisa seguir as dicas acima e deixar seu pĂșblico saber disso. Crie açÔes que garantem seu compromisso de exibir somente publicidade de qualidade. Garanta para seu pĂșblico-alvo que, dentro do que estiver em seu controle, sua publicidade nĂŁo serĂĄ invasiva e nem exibida com muita frequĂȘncia.

Garanta para os clientes o seu real compromisso em apresentar uma publicidade profissional.

 

Concluindo

 

Aplicar todas estas dicas pode tornar seu pĂșblico-alvo mais receptivo aos anĂșncios. Com isso, as pessoas podem se sentir motivadas a desabilitar os AdBlockers, caso eles tenham instalado estas extensĂ”es em seus navegadores.

E, em conclusĂŁo, nĂŁo se esqueça da necessidade de combinar seus Links Patrocinados do Google Ads com produção de conteĂșdo. Como jĂĄ mencionamos, o Inbound Marketing estĂĄ aĂ­ para isso. E temos um guia prĂĄtico para ajudĂĄ-lo nesta estratĂ©gia de marketing. NĂŁo deixe de conferir.

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