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Como Anunciar Softwares, Programas e Sistemas no Google

29/03/2013 Por: na Categoria Google AdWords com 0 e 1
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Veja algumas dicas para desenvolvedores anunciarem seus serviços de programação na internet por meio dos Links Patrocinados

– Desenvolvedores de softwares empresariais criam programas para atender às exigências dos mais variados setores do mercado. Muitos destes programas são desenvolvidos sob medida, de modo a preencher necessidades específicas dos seus clientes. Hoje em dia, há softwares disponíveis para praticamente qualquer setor em que a empresa ou profissional atue, tais como sistemas de gestão comercial, administrativa, financeira, educacional, industrial, médica, jurídica, e assim por diante. Algumas empresas de desenvolvimento de softwares também atuam em outros campos da tecnologia, como por exemplo, programando sistemas para plataformas de computação em nuvem.

– Independentemente do desenvolvedor ser um profissional ou uma equipe especializada, é necessário dar atenção especial à publicidade de seus serviços, especialmente em vista da alta competitividade neste setor. E a publicidade mais indicada para isso é divulgar softwares, programas e sistemas no Google, por meio dos Links Patrocinados.

Objetivos

– Ao decidir anunciar sistemas de gestão no Google, é preciso inicialmente considerar qual é o seu objetivo. Alguns desenvolvedores querem divulgar seus programas para um público com quem já trabalham há muito tempo. Outros, porém, talvez estejam entrando em um novo mercado.

– Por exemplo, uma empresa que sempre desenvolveu sistemas de gestão escolar, talvez passe a desenvolver softwares para clínicas médicas – um novo público-alvo que precisará ser contatado e conquistado com uma publicidade diferenciada.

Quanto Investir

– Ao definir quanto está disposto a pagar por clique que seu anúncio receberá, avalie todas as despesas envolvidas na divulgação. Por exemplo, você pode anunciar seu software na Rede de Display por meio dos banners. Talvez seja necessário contratar um serviço profissional de design.

– Fatores como estes, bem como o orçamento diário, precisam ser considerados ao definir o CPC de seus Links Patrocinados. Lembre-se que o valor de CPC é uma das variáveis que o Google AdWords utiliza para determinar a posição dos anúncios nos resultados de pesquisa.

Estudo dos Hábitos de Consumo

– Realizando um estudo dos hábitos de consumo do seu público-alvo é possível definir as melhores formas, locais e horários para exibir os Links Patrocinados. Os anúncios do Google AdWords possuem esta grande vantagem: não serem exibidos ao acaso. São anúncios flexíveis e altamente segmentados.

– Além disso, o estudo do público-alvo permite criar textos de anúncio que falem a língua dos usuários.

– Por exemplo, imagine uma empresa que desenvolva sistemas jurídicos. Pensando no seu público-alvo, é necessário criar Links Patrocinados com termos que sejam familiares para os integrantes deste grupo. No entanto, se a mesma empresa desenvolver softwares para controle de estoque, a linguagem utilizada precisará ser fortemente adaptada. Não se trata de pensar na linguagem que os desenvolvedores utilizam, mas sim na linguagem daqueles que pesquisam e compram estes programas. Como vivemos em tempos instáveis, é preciso estar sempre atualizado com os hábitos de consumo do seu público-alvo. Uma palavra-chave utilizada com frequência hoje, pode ser abandonada em questão de poucos meses.

O Que Incluir nos Links Patrocinados

– Os textos do anúncio precisam ser bastante chamativos para conseguir a atenção e o clique dos seus potenciais clientes. O que eles estão procurando? De modo geral, quem pesquisa por programas e softwares está atrás de benefícios. Portanto, cuidado para não utilizar o espaço de seus Links Patrocinados para desfilar uma série de recursos que seus softwares possuem (inclusive utilizando confusos termos técnicos). Procure destacar que seus programas oferecem benefícios e soluções para os problemas dos seus usuários.

– Os anúncios são criados pelo anunciante. Para que não sejam reprovados, é necessário cumprir os requisitos do Google AdWords para divulgar programas e softwares na internet.

Política de Publicidade Para Divulgar Softwares no Google

– O Google AdWords possui políticas de publicidade específicas para quem anuncia softwares na internet.

– Se suas Páginas de Destino disponibilizam o programa para download, ainda que em versão beta, será necessário descrever a função do software, bem como o procedimento para sua instalação e desinstalação.

– Se o programa realizar a coleta de algum tipo de informação do usuário, este procedimento precisa estar claramente discriminado. O software não pode instalar qualquer tipo de adware. Do contrário, será considerado violação das diretrizes de publicidade.

– O não cumprimento destas normas pode incorrer na penalização de seus Links Patrocinados, impedindo-os de serem exibidos.

Páginas de Destino

– O clique é apenas metade do caminho percorrido. Uma vez em sua Página de Destino, seu cliente em potencial precisa ser abordado com as vantagens oferecidas pelo seu sistema para empresas e ser convencido a realizar a conversão, seja por meio de um download, preenchimento de um formulário ou fazendo uma ligação. Não utilize a homepage como página de pouso. A Página de Destino precisa estar em harmonia com o tom, linguagem e foco do Link Patrocinado que direcionou o usuário até ela, inclusive, enfatizando as palavras-chave que dispararam o anúncio.

Vantagens de Anunciar Sistemas no Google

– O Google AdWords possui um excelente sistema de monitoramento e acompanhamento das conversões, garantindo que as campanhas sejam otimizadas com o passar dos dias. O sistema permite que você consiga distinguir quem são os visitantes regulares do seu site, e quem são aqueles que vieram por meio dos Links Patrocinados. Além disso, especialmente quando integrado com o Google Analytics, você conseguirá analisar o tempo e as reações do seu público-alvo em seu site, após clicar em seus anúncios.

– Outra vantagem é que você pagará apenas pelos cliques que receber, de modo que só receberá visitas de pessoas que estão procurando pelos softwares desenvolvidos por sua empresa. Se seus anúncios forem visualizados, mas não forem clicados, você não pagará nada por isso.

– O Remarketing é outra grande vantagem de anunciar softwares e sistemas no Google. Esta ferramenta permite que você exiba banners personalizados para usuários que já visitaram seu site.

– Por exemplo, suponhamos que você seja um desenvolvedor de um sistema para contabilidade. Após um contabilista visitar seu site, e não realizar a conversão esperada, você poderá segui-lo através dos milhões de sites parceiros da rede de display, com anúncios personalizados. Seus banners publicitários podem ser exibidos somente em sites da área contábil, se preferir. Isto é especialmente importante porque muitos dos seus clientes não efetuam uma compra logo após o primeiro contato com o seu site.

– Por isso, aplicando os princípios do marketing e da criatividade, você poderá convencê-lo a entrar em contato com sua empresa para adquirir seus programas.

Concluindo

Colocar seus programas e sistemas na primeira página do Google não é uma tarefa fácil. Atingir esta meta, exigirá a contratação de uma consultoria certificada pelo Google AdWords. Especialmente empresas que trabalham com tecnologia, precisam utilizar a publicidade digital para divulgar seus serviços. A principal maneira de gerar leads e novas vendas é se tornando visível. E anunciar seu site de programas e softwares no Google é o caminho mais fácil para atingir este objetivo.

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