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Como Anunciar TV a Cabo e TV por Assinatura no Google

24/03/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Veja o que precisa ser avaliado ao divulgar Assinatura de TV a Cabo no Google, utilizando os Links Patrocinados

– Houve um tempo em que TV por assinatura era um artigo de luxo, usufruído por uma pequena parcela dos consumidores. Hoje em dia, porém, os pacotes básicos oferecidos pelas operadoras são acessíveis para a grande maioria da população. Isto gera uma grande demanda por este serviço, conforme sempre apontam os relatórios da Anatel. Mas junto com a demanda, vem a concorrência, e as operadoras de TV a cabo possuem um grande desafio para divulgar seus pacotes e serviços, e conquistar clientes.

– No Google AdWords a concorrência de operadoras divulgando seus serviços por meio dos Links Patrocinados também é grande, já que a taxa de conversão é muito superior à de uma ação de publicidade off-line, e os leads são extremamente qualificados. Essa concorrência é potencializada ainda mais pela grande quantidade de parceiros (Dealer) das operadoras, disputando a conquista de clientes interessados em assinar TV a cabo.

– Por isto, colocar seus anúncios na primeira página do Google exigirá campanhas de Links Patrocinados muito bem programada e gerenciadas. Além disso, deve-se cuidar em divulgar as operadoras de TV a cabo também na Rede de Display.

Rede de Pesquisa

– Para divulgar estes serviços na Rede de Pesquisa é importante realizar um bom estudo das palavras-chave, utilizando ajudas tais como a Ferramenta de Palavras-chave do Google AdWords, para entender os hábitos de pesquisa do público-alvo. Há ainda a situação de representantes que utilizam o nome da própria marca (Claro TV, Oi TV, Sky, Net TV, etc).

– Segundo as Políticas de Publicidade do Google AdWords sobre Marcas Registradas, se você é um representante e deseja utilizar palavras-chave protegidas, precisará solicitar autorização do proprietário para o seu uso – ainda nesse contexto percebe-se que existem operadoras que não tomaram o devido cuidado de bloquear suas marcas no Google, abrindo espaço para possíveis anunciantes de utilizarem como palavras-chave (keywords) tais marcas dos seus concorrentes para ativarem seus anúncios – lembrando que tal prática é proibida pelas regras do AdWords, bem como passível de processo judicial por concorrência desleal (já existem casos similares na justiça, com sentença transitado e julgado) – cuidado ao utilizarem tal estratégia, se estão utilizando, recomendamos abandonar tal prática, pois estão correndo risco de além de serem processados, ter sua conta banida pelo Google, ocorrendo tal suspensão da sua conta AdWords pelo Google, não será possível anunciar nunca mais no Google (será que vale o risco?).

Em Que Regiões Geográficas os Anúncios Aparecem

– Segmentação geográfica merece uma atenção especial. Muitas operadoras possuem cobertura nacional; no entanto, as mesmas talvez ofereçam certas limitações, tais como pontos de instalação indisponíveis. Assim, pode acontecer de um estado brasileiro ter cobertura de uma operadora, mas algumas cidades deste estado não possuir viabilidade técnica para a instalação.

– Portanto, um dos primeiros passos para uma eficiente gestão de Links Patrocinados é fazer um estudo de quais estados e cidades possuem viabilidade técnica para instalação, e a partir destes dados, iniciar o processo de segmentação. Só exiba seus anúncios em cidades que possam atender às solicitações.

Rede de Display

– A Rede de Display é um grande aliado para anunciar TV a cabo por assinatura na internet. Nesta rede de conteúdo, é possível exibir banners publicitários conforme o contexto do assunto proposto no site. Não deixando de lado uma ação específica no YouTube, com inúmeras possibilidades de impactar milhares de clientes, com ações bem segmentadas e direcionadas para cada tipo conteúdo.

– Além disso, a Rede de Display abre a oportunidade para utilizar uma poderosa ferramenta do Google AdWords, e uma das melhores formas de atingir altos índices de conversão para TVs por assinatura: campanhas de Remarketing. Isto significa que o a operadora poderá alcançar os interessados que estiveram em seu site, e não converteram, e apresentar-lhes banners personalizados enquanto navegam pela internet – uma excelente forma de captar novas conversões. Visto que se trata de uma assinatura, a maioria dos usuários realizam diversas pesquisas de pacotes antes de fechar um contrato. Neste meio tempo, anúncios cuidadosamente criados podem convencer os consumidores que ainda estão em dúvida.

A Importância do Número de Telefone

– Um foco importante para ser administrado em campanhas de Links Patrocinados são as vendas realizadas por telefone. Muitas das conversões acontecem após um contato telefônico. Por isso, o número para realizar estas chamadas deve estar bem visível nas Páginas de Destino. Além disso, utilizá-lo no próprio texto do Link Patrocinado poderá surtir bons efeitos (utilizando as Extensões de Chamada). Para alinhar os textos do seu anúncio e da Página de Destino a esta estratégia, utilize chamadas à ação que incentivem os usuários a fazer a ligação, como por exemplo, “Ligue agora”.

– Dê preferência a telefones 0800 – isto, sem dúvida, facilitará o processo de contato dos seus clientes em potencial, ajudando a aumentar o número de suas vendas.

Páginas de Destino

– As operadoras costumam disponibilizar diversos pacotes. Mas é importante que as Páginas de Destino ofereçam os serviços solicitados pelo internauta.

– Por exemplo, alguém que está procurando por um pacote básico de serviço de TV por assinatura, não deve ser direcionado para uma Página de Destino que apresente um pacote combo e conteúdo especial. Este cuidado evitará queda no CTR e despesas com cliques que provavelmente não gerarão conversões.

Investimento Diário e ROI

– Ao definir o orçamento para investir nas campanhas de Links Patrocinados, o anunciante deve avaliar qual o custo por conversão máximo que está disposto a pagar, a fim de garantir que as conversões representem um ROI significativo. Para isso, deve analisar não somente o que gastará com as campanhas no Google AdWords, mas também toda a estrutura e logística montada para gerenciar a demanda oriunda dos Links Patrocinados.

Concluindo

– A concorrência oferece muitos benefícios para o mercado. Torna os produtos mais competitivos, e os preços mais acessíveis. Isto não é diferente no tocante às operadoras de TV a cabo.

– No entanto, para fazer frente a esta concorrência acirrada, é necessário que as empresas que oferecem TV por assinatura, bem como seus parceiros comerciais (Dealer) contratem uma consultoria especializada e certificada como Google Partner Premier.

– Desta forma, a gestão dos Links Patrocinados será realizada com a maior eficácia e profissionalismo possíveis, garantindo um bom retorno sobre os investimentos.

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