Atribuir Valor às Microconversões Que Antecedem a Compra

Como Atribuir Valor às Microconversões Que Antecedem a Compra

22/10/2015 Por: na Categoria Mobile com 0 e 0
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Mobile é principal responsável por microconversões antes da finalização da compra. Entenda a necessidade de atribuir valor a todos estes estágios

– O processo de compra realizado no website de sua empresa pode ser mais complexo do que imagina. Especialmente devido à mobilidade, as compras se dividiram em um complexo processo de microconversões. Entender este caminho é essencial para medir e atribuir valor à publicidade, melhorando as vendas online.

– O Google Ads costuma utilizar a metáfora de um time de futebol para melhor visualizarmos o que está envolvido no caminho de conversões, onde o jogador que faz o gol é o último clique. No entanto, até chegarmos ao último clique, várias outras interações (jogadores) desempenharam um papel essencial para o sucesso da presença online da empresa.

Medir e atribuir valores à publicidade

Microconversões Conduzindo a Conversões

– O que são microconversões? São os diversos processos que antecedem à compra, por exemplo:

  • Assinatura de newsletter
  • Baixar e-book
  • Instalação de aplicativo mobile
  • Ligações para a empresa
  • Tráfego no website (para pesquisa, comparação de preços, etc)

– Como mencionado, o grande responsável pelo curso fracionado das conversões são os dispositivos móveis. As pesquisas no mecanismo de busca mobile já ultrapassaram o desktop, e isto deveria afetar diretamente as estratégias publicitárias de sua empresa ao anunciar na internet.

– Por isso, é necessário atribuir o devido valor a cada um dos jogadores responsáveis pelo gol, ou seja, cada um dos processos que levaram o cliente a concluir uma compra.

– Como um consultor de Links Patrocinados consegue filtrar toda esta interação e atribuir valor a cada uma delas?

Microconversões dos links patrocinados do adwords

Consciência, Consideração e Conversão

– O caminho até a compra pode ser dividido em 3 processos:

– No processo da Consciência, o internauta não está envolvido com a conversão, mas está nos estágios iniciais onde é necessário engajá-lo com um conteúdo de qualidade.

– No processo da Consideração, já existe a intenção de compra. A conversão poderá ser realizada muito em breve, tal como acontece quando um cliente considera adquirir um novo automóvel nos próximos meses. Aqui já é possível apresentar o valor da marca e estimular o consumidor a realizar uma ação inicial de microconversão.

– Na Conversão, a possibilidade de compra é imediata. Trata-se da audiência mais desejada para todas as empresas. A segmentação para este tipo de estratégia é bastante específica, baseada em consumo, histórico, remarketing e outros sinais.

– Em todos estes processos, a agência de Links Patrocinados desempenha um papel vital. É preciso definir os formatos de anúncios certos e a mensagem apropriada.

– Por exemplo: se um usuário está na fase de Consciência, assistindo um vídeo do YouTube, não adianta impactá-lo com anúncios do tipo “COMPRE AGORA”. Ele ainda não está nesta fase, e este tipo de abordagem pode ser um grande desperdício do investimento publicitário.

Processos de Conversão no Google Ads

O Google Ads possui ferramentas para acompanhar todo o processo de conversão dos seus clientes. São modelos de atribuição que ajudam a empresa a investir adequadamente nas etapas que levam seus clientes à compra.

– Assim, é preciso olhar muito além do último clique. Ele é o resultado de outras ações que podem ser promovidas por intermédio de campanhas de Links Patrocinados orientadas a cada uma das microconversões.

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