Como Aumentar o Índice de Qualidade Otimizando as Páginas de Destino

Como Aumentar o Índice de Qualidade Otimizando as Páginas de Destino

19/03/2018 Por: na Categoria Anuncia via agência não Google Partner com 0 e 4
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Veja quais são os ajustes que precisam ser feitos em uma página de destino visando aumentar o Índice de Qualidade dos anúncios no Google Ads

– Quando uma empresa contrata uma agência de Links Patrocinados, ela espera alcançar importantes metas. Isto, sem dúvida, acontece também no seu caso. Quando você contratou uma agência para gerenciar suas campanhas do Google Ads, basicamente você já esperava:

  • Aumentar o número de cliques relevantes, de qualidade;
  • Diminuir o Custo Por Clique (CPC);
  • Melhorar o retorno sobre o investimento.

– Na verdade, este também é o desejo do Google. Afinal, quando você alcança os três pontos acima, isto significa que suas campanhas têm qualidade. Também significa que as pessoas estão tendo boas experiências ao ver e clicar nos seus anúncios. Isto aumenta a confiança dos usuários nos Links Patrocinados, fazendo com que todos, incluindo o próprio Google, lucre mais.

– Não é para menos que o Google criou o Índice de Qualidade.

– Mas de que forma realizar ajustes nas páginas de destino contribuem para aumentar o índice de qualidade? E qual o cuidado minucioso que as agências de Links Patrocinados devem ter neste respeito?

Índice de Qualidade, Em Resumo

– Comecemos com uma breve recapitulação. Na definição oficial do Google Ads, Índice de Qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. O objetivo é avaliar as campanhas de acordo com uma pontuação, que vai de 1 a 10.

– Quando anúncios recebem um bom Índice de Qualidade, eles são recompensados de duas formas:

  • O custo por clique (CPC) fica mais baixo;
  • O Link Patrocinado ocupa as melhores posições.

– Temos aí a receita para aumentar o retorno sobre os investimentos (ROI).

– É lógico que não se trata do único fator para determinar o posicionamento dos anúncios. Como sabemos, temos que incluir os lances de CPC nesta fórmula. Mas, sem dúvida, com anúncios de qualidade, as chances de pagar menos e ocupar as melhores posições são muito maiores.

– Mas, como mencionado acima, o índice de qualidade avalia alguns componentes de uma campanha.

– E entre eles, estão as páginas de destino.

De Que Forma Páginas de Destino Influenciam o Índice de Qualidade

– A experiência de um usuário com uma campanha publicitária começa com a impressão, ou exibição, do anúncio. Mas esta experiência não termina por aí. E muito menos quando a pessoa clica no Link Patrocinado.

– Após chegar à página de destino, a experiência com a campanha publicitária ainda está em jogo. Se a página de destino oferecer uma experiência negativa, isto pode até mesmo afetar a confiança do usuário nos Links Patrocinados da empresa. Da próxima vez que ele visualizar um anúncio (seja pesquisando na rede de pesquisa, ou navegando na Rede de Display), pode ser que decida não clicar.

– Por este motivo, o Google Ads inclui a página de destino na pontuação do índice de qualidade.

– Portanto, não basta ter um anúncio bem construído, com uma descrição chamativa, um call-to-action matador e extensões de anúncios altamente relevante. Se a página de destino não cooperar com esta iniciativa, fatalmente, seu Índice de Qualidade será afetado. E o resultado é o pior cenário que possa imaginar: você pagará mais, e não conseguirá exibir seus Links Patrocinados nas melhores posições. A concorrência agradece.

– Quais são os cuidados que uma agência de Links Patrocinados focada em resultados costuma ter neste respeito? E quais são outras áreas que também precisam ser consideradas?

Garantir Que Links Patrocinados e Páginas de Destino Falem a Mesma Língua

– Na tentativa de simplificar o processo de gestão das campanhas, alguns cometem um terrível erro: apontar anúncios diferentes para a mesma página de destino.

– Quando um usuário pesquisa um produto e especifica diversos detalhes técnicos sobre ele, a última coisa que este usuário deseja é ser levado para uma página geral. Por exemplo, o cliente pesquisa por “Bicicleta Ergométrica Horizontal Lion Fitness Lf 400”. Nos resultados, é apresentado um anúncio que utiliza este modelo no seu título. No entanto, ao clicar no anúncio, ele é direcionado para uma página geral com todas as bicicletas ergométricas. Em resultado, ele é obrigado a fazer uma busca no site para encontrar aquilo que ele já especificou no Google.

– Repetir esta tarefa traz uma experiência ruim. Afinal, o usuário já especificou o que ele queria.

– Por outro lado, quando o anúncio leva o usuário exatamente para a página do produto que ele procura, ele tem uma experiência mais rica. O processo é simplificado, e isto aumenta a possibilidade de uma venda.

– Evidentemente, o Google Ads sabe disso. Quando o sistema vê que os Links Patrocinados e páginas de destino estão corretamente conectados aos termos de busca dos usuários, isto melhora o Índice de Qualidade dos anúncios.

– Portanto, é muito importante que a página de destino corresponda exatamente ao que o anúncio está dizendo.

Outros Detalhes Que Precisam Coincidir

– Coincidir anúncio com página de destino oferece uma mensagem consistente. Mas isso deve ir além do produto apresentado. Há outros detalhes que devem ser avaliados de forma regular.

– Um destes detalhes é o número de telefone. Pode acontecer da empresa alterar o número de telefone, e fazer os devidos ajustes na página de destino. No entanto, por algum descuido, deixa de fazer a atualização nos Links Patrocinados. Com isso, a mensagem (no caso, o número de telefone) entre anúncio e página de destino não é consistente.

– Uma outra forma disto acontecer tem a ver com os preços. É bastante comum que as empresas façam atualizações no preço de forma regular. Preços que aumentam, produtos que entram e saem de promoções. Mas o que acontece se um usuário ver um anúncio de um produto por R$ 100,00 e, ao chegar à página de destino, descobrir que este produto custa R$ 140,00? Um simples descuido em manter os preços dos anúncios atualizados pode fazer com que os clientes desconfiem da empresa.

– E quaisquer outros detalhes mencionados no anúncio (forma de pagamento, prazo de entrega, detalhes sobre frete) precisam estar de acordo com o que as páginas de destino apresentam.

– Quando o algoritmo do Google Ads percebe discrepâncias, o índice de qualidade dos anúncios cai de forma significativa.

– Por este motivo, quando uma agência dá atenção à consistência entre anúncio e páginas de destino, o efeito é um só: melhoria no índice de qualidade.

Agências Preocupadas Com a Consistência Entre Informações

– Como se certificar de que as agências de Links Patrocinados terão esta preocupação? Lembre-se que o Google Ads criou um programa de certificação para identificar agências que atendem aos seus exigentes requisitos para ser um Google Partner.

Selo Google partner premier

– Esta certificação é feita mediante avançados testes de conhecimento e proficiência. Mas não é só isso. A agência de Links Patrocinados precisa ter demonstrado, na prática, que seus clientes estão tendo resultados positivos sob sua administração.

– Portanto, selecionar uma agência certificada como Google Partner é uma forma de melhorar seu índice de qualidade. Assim, você poderá pagar menos para ocupar as melhores posições.

Páginas de Destino Organizadas

– Páginas desorganizadas fazem com que o usuário:

  • Encontre o produto depois de muita procura;
  • Desista antes de encontrá-lo.

– Os dois casos são ruins, embora o segundo, evidentemente, tenha um impacto mais negativo.

– Quando uma página é desorganizada, o resultado é queda nas vendas e aumento da taxa de rejeição. Mas os problemas não param por aí.

– O Google Ads consegue avaliar a taxa de rejeição de uma página. Por isso, quando ele percebe um aumento na taxa de rejeição, isto é um sinal de que a estimativa de qualidade da página de destino é baixa.

– Desta forma, a pontuação do anúncio sofre uma queda. O efeito cascata pode ser desanimador: CPCs mais altos e Links Patrocinados mal posicionados.

Tempo de Carregamento

– Não é preciso consultar dados de estudo para descobrir isso: todos sabemos que as pessoas detestam páginas lentas. Quando uma página demora um pouco mais do que deveria, a impaciência faz com que muitos usuários abandonem o site.

– Assim como todos nós sabemos isso, o algoritmo do Google Ads também está a par desta situação. É por isso que ao avaliar a estimativa de qualidade de uma página de destino, o Google leve em consideração o tempo de carregamento.

– Como está o tempo de carregamento das suas páginas anunciadas na internet?

– Há ferramentas gratuitas na web (como o Page Speed do Google), para avaliar o tempo de carregamento das páginas do seu site. Um pequeno teste nesta ferramenta já pode lhe dar um vislumbre quanto a se será necessário realizar ajustes neste respeito.

– É verdade que o foco de uma agência de Links Patrocinados não é o design. Mas este aspecto precisa ser levado em consideração pela empresa ao contratar web designers para criar e dar manutenção no site.

Concluindo

– Estes são apenas alguns aspectos que envolvem a gestão de uma página de destino visando aumentar o índice de qualidade.

– Como vimos, são várias áreas que precisam ser avaliadas. Mas o esforço conjunto, contratando profissionais gabaritados, garantirá tirar o melhor proveito de cada real investido nos anúncios do Google Ads.

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