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Como Avaliar Campanhas de Branding na Internet

13/02/2014 Por: na Categoria AnĂĄlise e Monitoramento com 0 e 1
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Estratégias de branding exigem constante avaliação dos resultados para que melhorias possam ser aplicadas às campanhas

– As campanhas que visam aumentar o reconhecimento e visibilidade de uma marca sĂŁo chamadas de Branding. Isto envolve promover o nome da prĂłpria empresa, de um produto ou causa. Para avaliar de forma mais precisa o impacto que as campanhas de branding tem alcançado Ă© preciso acompanhar e medir os resultados.

– Mas o que precisa ser considerado ao avaliar resultados quando falamos em promover o conhecimento de uma marca? Como o Google Ads auxilia as empresas que divulgam suas marcas na internet?

As Campanhas de Branding e o Google Ads

Medir campanhas de branding– As campanhas de branding, de modo geral, envolvem o empenho do anunciante em tornar conhecido seus produtos, sem se preocupar com as vendas online. Por exemplo, uma empresa que estĂĄ lançando um novo refrigerante deseja criar uma campanha de branding para conscientizar seu pĂșblico-alvo deste novo produto, e nĂŁo realizar vendas online.

– O Google Ads oferece duas redes para a realização deste tipo de campanha de Links Patrocinados: a rede de pesquisa e a Rede de Display. A rede de pesquisa estĂĄ focada nas palavras-chave utilizadas pelos usuĂĄrios durante suas buscas e, de modo geral, se concentra nos anĂșncios de texto (o uso de fotos tambĂ©m Ă© bastante comum para empresas que anunciam produtos utilizando o Google Shopping). JĂĄ a Rede de Display, alĂ©m dos anĂșncios de texto, estĂĄ mais focada em Links Patrocinados grĂĄficos e multimĂ­dia, que oferecem um maior impacto e apelo emocional.

– Ao anunciar na internet visando a promoção de uma marca, algumas mĂ©tricas precisam ser analisadas para verificar os resultados.

ImpressÔes

– Talvez a mais importante mĂ©trica para quem investe em campanhas de branding utilizando Links Patrocinados sĂŁo as impressĂ”es. As impressĂ”es mostram quantas vezes os anĂșncios foram expostos ao seu pĂșblico-alvo dentro do perĂ­odo de tempo avaliado. As impressĂ”es podem ajudar a empresa a gravar na memĂłria do seu pĂșblico seu slogan, logomarca, produto ou serviço. Desta forma, em uma ocasiĂŁo futura, quando o usuĂĄrio precisar de sua empresa serĂĄ imediatamente impactado por esta lembrança.

– O Google Ads oferece um modelo de pagamento que prioriza as impressĂ”es. Este Ă© conhecido como Custo Por Mil ImpressĂ”es (CPM) onde os anunciantes pagam a cada mil impressĂ”es, e nĂŁo pelos cliques recebidos em seus Links Patrocinados.

FrequĂȘncia

– A frequĂȘncia Ă© um dado importante que pode ser avaliado e que complementa as impressĂ”es. Refere-se Ă  quantidade de vezes que um usuĂĄrio foi exposto aos Links Patrocinados da empresa em determinado perĂ­odo.

Envolvimento

– A taxa de cliques (CTR) tambĂ©m oferece um indicativo da exposição da marca. No entanto, Ă© preciso compreender que, no tocante Ă s campanhas de branding, a exposição efetiva e relevante ao anĂșncio nĂŁo significarĂĄ necessariamente um clique. O envolvimento dos internautas com suas campanhas de branding poderĂĄ ser avaliado por se analisar novos usuĂĄrios que estĂŁo se aproximando da empresa e se tornando clientes.

Concluindo

– Diversas ferramentas do Google Ads, bem como outras ferramentas analĂ­ticas como o Google Analytics, LinkedIn Analytics e SocialMention sĂŁo bastante Ășteis para quem quer avaliar o impacto de suas campanhas de branding por toda a internet.

– O princĂ­pio que precisa ser seguido Ă© que o monitoramento Ă© essencial, reunindo e avaliando todos os dados alcançados com as campanhas de branding. Isto permitirĂĄ que a empresa entenda os resultados alcançados com cada centavo investido em Links Patrocinados e se mantenha em um ritmo constante de crescimento.

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