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Como Avaliar Campanhas de Branding na Internet

13/02/2014 Por: na Categoria Análise e Monitoramento com 0 e 1
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Estratégias de branding exigem constante avaliação dos resultados para que melhorias possam ser aplicadas às campanhas

– As campanhas que visam aumentar o reconhecimento e visibilidade de uma marca são chamadas de Branding. Isto envolve promover o nome da própria empresa, de um produto ou causa. Para avaliar de forma mais precisa o impacto que as campanhas de branding tem alcançado é preciso acompanhar e medir os resultados.

– Mas o que precisa ser considerado ao avaliar resultados quando falamos em promover o conhecimento de uma marca? Como o Google Ads auxilia as empresas que divulgam suas marcas na internet?

As Campanhas de Branding e o Google Ads

Medir campanhas de branding– As campanhas de branding, de modo geral, envolvem o empenho do anunciante em tornar conhecido seus produtos, sem se preocupar com as vendas online. Por exemplo, uma empresa que está lançando um novo refrigerante deseja criar uma campanha de branding para conscientizar seu público-alvo deste novo produto, e não realizar vendas online.

– O Google Ads oferece duas redes para a realização deste tipo de campanha de Links Patrocinados: a rede de pesquisa e a Rede de Display. A rede de pesquisa está focada nas palavras-chave utilizadas pelos usuários durante suas buscas e, de modo geral, se concentra nos anúncios de texto (o uso de fotos também é bastante comum para empresas que anunciam produtos utilizando o Google Shopping). Já a Rede de Display, além dos anúncios de texto, está mais focada em Links Patrocinados gráficos e multimídia, que oferecem um maior impacto e apelo emocional.

– Ao anunciar na internet visando a promoção de uma marca, algumas métricas precisam ser analisadas para verificar os resultados.

Impressões

– Talvez a mais importante métrica para quem investe em campanhas de branding utilizando Links Patrocinados são as impressões. As impressões mostram quantas vezes os anúncios foram expostos ao seu público-alvo dentro do período de tempo avaliado. As impressões podem ajudar a empresa a gravar na memória do seu público seu slogan, logomarca, produto ou serviço. Desta forma, em uma ocasião futura, quando o usuário precisar de sua empresa será imediatamente impactado por esta lembrança.

– O Google Ads oferece um modelo de pagamento que prioriza as impressões. Este é conhecido como Custo Por Mil Impressões (CPM) onde os anunciantes pagam a cada mil impressões, e não pelos cliques recebidos em seus Links Patrocinados.

Frequência

– A frequência é um dado importante que pode ser avaliado e que complementa as impressões. Refere-se à quantidade de vezes que um usuário foi exposto aos Links Patrocinados da empresa em determinado período.

Envolvimento

– A taxa de cliques (CTR) também oferece um indicativo da exposição da marca. No entanto, é preciso compreender que, no tocante às campanhas de branding, a exposição efetiva e relevante ao anúncio não significará necessariamente um clique. O envolvimento dos internautas com suas campanhas de branding poderá ser avaliado por se analisar novos usuários que estão se aproximando da empresa e se tornando clientes.

Concluindo

– Diversas ferramentas do Google Ads, bem como outras ferramentas analíticas como o Google Analytics, LinkedIn Analytics e SocialMention são bastante úteis para quem quer avaliar o impacto de suas campanhas de branding por toda a internet.

– O princípio que precisa ser seguido é que o monitoramento é essencial, reunindo e avaliando todos os dados alcançados com as campanhas de branding. Isto permitirá que a empresa entenda os resultados alcançados com cada centavo investido em Links Patrocinados e se mantenha em um ritmo constante de crescimento.

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