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Como Avaliar o Desempenho dos Links Patrocinados do Ads?

06/06/2013 Por: na Categoria ConversĂŁo com 0 e 1
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Tráfego, branding e vendas – como avaliar o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados tendo em vista seus principais objetivos?

– Toda empresa que anuncia no Google Ads possui uma meta ou objetivo a ser atingido. SĂŁo as chamadas conversĂ”es, que podem variar desde um download atĂ© a realização de uma venda ou preenchimento de um formulĂĄrio. Para avaliar os resultados alcançados com as campanhas de Links Patrocinados Ă© necessĂĄrio estar atento ao Retorno Sobre o Investimento (ROI).

– Para tanto, Ă© preciso conhecer as ferramentas e mĂ©tricas fornecidas pelo Google Ads que auxiliam o anunciante a divulgar seu site na internet e acompanhar de perto os resultados alcançados. Por exemplo, hĂĄ o Acompanhamento de ConversĂ”es, uma ferramenta muito Ăștil para quem anuncia no Google, jĂĄ que abre uma gama de oportunidades de avaliar como os cliques recebidos nos anĂșncios tem contribuĂ­do para as conversĂ”es.

– Quais sĂŁo as principais avaliaçÔes que um anunciante deve fazer quando passa a anunciar nos Links Patrocinados? Vejamos quais sĂŁo os objetivos mais comuns do investimento em publicidade digital, e como as mĂ©tricas do Google precisam estar alinhadas com isso.

TrĂĄfego no Site

– Qual seu objetivo principal ao anunciar seu site na internet? Aumentar o trĂĄfego das pĂĄginas? Neste caso, Ă© preciso manter o foco nos cliques e nas taxas de CTR (segundo o Google Ads, uma boa CTR na rede de pesquisa Ă© de 1% ou mais). Estas mĂ©tricas sĂŁo importantes para entender quais dos anĂșncios estĂŁo chamando a atenção do seu pĂșblico-alvo, fazendo com que cliques sejam gerados. Estes anĂșncios, em consequĂȘncia, terĂŁo muito a ensinar. De que forma?

– Por meio deles, Ă© possĂ­vel identificar as palavras-chave, chamadas a ação, tĂ­tulos e textos que tem saltado aos olhos dos seus consumidores. A partir daĂ­, basta aplicar os mesmos princĂ­pios em outros grupos de anĂșncios e acompanhar os resultados.

– AlĂ©m disso, para aumentar o trĂĄfego do website, nĂŁo se deve descuidar das palavras-chave. Se elas apresentarem CTRs abaixo de 1% ou um pobre Índice de Qualidade, talvez seja interessante pausĂĄ-las. Para ter uma visĂŁo mais ampla da qualidade de suas palavras-chave, utilize o DiagnĂłstico de Palavras-chave.

– É preciso tambĂ©m acompanhar como as diferentes correspondĂȘncias de palavras-chave impactam a quantidade de cliques recebidas. Para isso, certifique-se de adicionar a coluna Tipos de CorrespondĂȘncia na guia Palavras-chave.

Branding

– Branding Ă© uma postura empresarial na qual a imagem ou marca Ă© colocada no centro das atençÔes e decisĂ”es da empresa. Quando uma organização passa a anunciar no Google, tendo o branding com principal objetivo, isto significa que ela deseja aumentar o reconhecimento de sua marca, o que inclui os produtos e serviços oferecidos, bem como postura e causas defendidas.

– Aqueles que se ancoram nesta meta devem focar em visualizaçÔes de anĂșncios, e nĂŁo especificamente em compras geradas em suas pĂĄginas de destino. Para visibilidade, a empresa deve utilizar nĂŁo somente a rede de pesquisa, mas tambĂ©m a Rede de Display. Visto que este canal trabalha nĂŁo somente com anĂșncios de texto, mas tambĂ©m com anĂșncios grĂĄficos e de multimĂ­dia, o poder do branding Ă© muito maior, tendo em vista o impacto emocional resultante.

– A Rede de Display segmenta os anĂșncios de maneira bastante efetiva, permitindo escolher em quais sites seus anĂșncios serĂŁo exibidos, alĂ©m de poder escolher outros tipos de segmentação tais como idade, gĂȘnero e localização geogrĂĄfica.

– Uma mĂ©trica muito importante para quem trabalha com branding sĂŁo as impressĂ”es, ou seja, quantas pessoas viram seu anĂșncio ao longo de um perĂ­odo. Muitas empresas que trabalham com branding nĂŁo contratam os serviços do Google Ads baseado no Custo Por Clique (CPC), mas em Custo Por Mil ImpressĂ”es (CPM). Com isto, elas pagam pelo nĂșmero de vezes que seus Links Patrocinados foram vistos, ao invĂ©s de por quantas vezes os anĂșncios foram clicados.

– Alcance e frequĂȘncia tambĂ©m sĂŁo duas mĂ©tricas importantes para verificar a exposição dos internautas aos seus anĂșncios.

Vendas

– Se anuncia na internet visando aumentar as vendas, hĂĄ algumas mĂ©tricas que precisam ser analisadas com muita atenção e regularidade. A Taxa de ConversĂŁo listada pelo Google Ads Ă© a quantidade de conversĂ”es dividida pelo nĂșmero de cliques em um Link Patrocinado. Trata-se de uma mĂ©trica valiosa para quem quer avaliar o desempenho de suas campanhas publicitĂĄrias na internet. TambĂ©m, Ă© importante ficar de olho no nĂșmero de conversĂ”es e no custo de cada uma delas. Quando se acompanha a quantidade de conversĂ”es realizadas e o valor destas, fica mais fĂĄcil vislumbrar o ROI e determinar quaisquer alteraçÔes necessĂĄrias no plano orçamentĂĄrio.

– Com os dados das conversĂ”es, Ă© possĂ­vel verificar quais das palavras-chave selecionadas pelo anunciante tem trazido maior retorno. Com estes dados, Ă© possĂ­vel refinar as listas de palavras-chave e tornar os anĂșncios ainda mais rentĂĄveis.

Concluindo

– De fato, independentemente de quais sejam os objetivos de uma empresa ao anunciar no Google, haverĂĄ diversas mĂ©tricas em comum que precisam ser estudadas em todos os casos. O que muitas vezes acontece Ă© que, dependo das metas da empresa, uma ou outra mĂ©trica acaba se tornando mais importante e passa a integrar as primeiras posiçÔes em ordem de importĂąncia.

– Seja qual for o seu objetivo ao divulgar sua empresa na internet, Ă© importante a contratação de uma consultoria treinada e especializada neste tipo de marketing digital. Desta forma, o ROI de sua empresa na internet nunca serĂĄ um problema para vocĂȘ.

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