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Como Controlar a Veiculação de Seus Links Patrocinados

20/06/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 0
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Será que termos de pesquisa estão ativando Links Patrocinados indevidamente? Como utilizar listas de palavras-chave negativas para controlar seus Grupos de Anúncios?

– Ao iniciar uma campanha de Links Patrocinados, um anunciante assume total controle sobre ela, o que inclui acompanhar de perto como cada consulta tem disparado os anúncios, quais campanhas, Grupos de Anúncios e Páginas de Destino tem sido utilizadas, bem como outros detalhes relevantes.

– Naturalmente, com o passar dos dias, a campanha cresce. Novas palavras-chave são adicionadas, novos Grupos de Anúncios são criados, Links Patrocinados e Páginas de Destino se multiplicam. O controle inicial da campanha, tão convidativo, começa agora a se tornar cada vez mais complexo e raro. A desorganização pode assumir sua posição. Que tipo de problema esta falta de controle pode gerar? Diversos. Um deles é quando um único termo de consulta dispara Links Patrocinados de diferentes grupos de anúncios – e o anunciante não se dá conta disso. É este o seu caso?

Identificar se Anúncios Estão Sendo Exibidos Inapropriadamente

Diferentes versões anúncios– A melhor maneira de examinar se há diferentes anúncios sendo ativados pelos mesmos termos de consulta é utilizar o Relatório de Termos de Pesquisa, que pode ser baixado como uma planilha de Excel. Este relatório permite que você analise quais são os termos de consulta utilizados pelos internautas e que estão direcionando tráfego para seu site.

– No tocante ao controle sobre a campanha, o ideal seria perceber que cada termo de consulta (e variáveis próximas) estão associados a apenas um Grupo de Anúncios. No entanto, não é incomum anunciantes e consultores de Links Patrocinados se depararem com alguns, até mesmo dezenas, de grupos de anúncios sendo exibidos a partir de um mesmo termo de pesquisa. Isto é ruim para o controle que um anunciante espera ter sobre seus anúncios no Google Ads, já que ele nunca sabe que anúncios estão sendo ativados por determinado termo de pesquisa.

– Nestes casos, a solução para o problema é refinar as palavras-chave, reavaliar as correspondências utilizadas em cada uma delas, e usar palavras-chave negativas nos grupos de anúncios. Assim, por exemplo, você descartaria a possibilidade do termo de consulta “calça social” disparar os Links Patrocinados tanto do grupo de anúncios “Calça Social Infantil” quanto do grupo de anúncios “Calça Social Feminina”.

Lista de Palavras-chave Negativas Para Controlar Grupos de Anúncios

– Como mencionado, algumas palavras-chave você precisará negativar nos grupos de anúncios. No entanto, há casos em que você desejará colocar tais palavras-chave negativas em diversos grupos de anúncios ou mesmo em diversas campanhas. Neste último caso, em vez de adicionar as palavras-chave negativas em cada uma das campanhas, manualmente, seria bem mais interessante e prático criar uma lista delas e associá-la automaticamente a diversas campanhas e Grupos de Anúncios.

– Para isso, basta acessar a Biblioteca Compartilhada do Google Ads e escolher a opção Palavras-chave Negativas da Campanha. Clicando no botão Nova Lista de Palavras-chave Negativas você verá uma janela, conforme imagem abaixo.

– A grande vantagem em se utilizar esta lista é que, quando você se deparar com uma nova palavra que não deseja utilizar em nenhuma campanha, você pode adicioná-la diretamente à lista de palavras-chave negativas. Como resultado, esta palavra será aplicada automaticamente a todas as campanhas que utilizam a lista. Isto lhe garantirá ao menos duas vantagens: controle sobre suas campanhas de Links Patrocinados e uma considerável economia de tempo.

Controle Sobre as Campanhas – O Que Significará

– Ter o controle sobre uma campanha publicitária significa que os anúncios exibidos serão exatamente aqueles que você deseja exibir. Se termos de pesquisa estão disparando Links Patrocinados não correspondentes, sem o seu conhecimento, isto pode representar pouca relevância para o usuário, o que acarretará em queda na taxa de cliques (CTR) e baixa conversão.

– Por isto, o controle de quais termos de pesquisa estão ativando seus anúncios é um passo vital para obter um bom retorno financeiro em suas campanhas de publicidade digital por meio do Google Ads.

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