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Como Criar Call-to-action Para Seus Links Patrocinados?

04/01/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Como saber se os call-to-action (chamadas a ação) em seus Links Patrocinados são apropriados?

Chamadas a ação também são comumente identificadas como call-to-action. Referem-se às palavras ou frases no imperativo que incentivam os usuårios a tomar uma determinada ação. Os call-to-action são muito utilizados nos Links Patrocinados e em suas respectivas Påginas de Destino.

– No entanto, nĂŁo sĂŁo raros os casos em que anunciantes se esquecem de utilizĂĄ-los em seus anĂșncios. Por que os call-to-action sĂŁo tĂŁo importantes?

Para Que Servem as Chamadas à Ação

– Eles servem como incentivo, ajudando-o a convencer os usuĂĄrios a realizarem a ação esperada. AlĂ©m disso, servem como guia para os internautas, auxiliando-os a entender onde estĂŁo indo e o que devem fazer a seguir. Concedem a eles a certeza de que estĂŁo chegando a algum lugar, acompanhando os passos especificados por tais chamadas a ação.

– Quando bem escolhidos, podem ajudar a aumentar o CTR e o desempenho de suas campanhas no Google Ads. A falta de call-to-action pode fazer com que alguns anĂșncios se tornem incompletos e ineficazes.

Existem Regras Para Criar Call-to-Action?

– Quais palavras e frases devem ser utilizadas nos Links Patrocinados e nas PĂĄginas de Destino para incentivar os usuĂĄrios a clicarem no anĂșncio e realizarem a conversĂŁo esperada? Qual o melhor tom a ser usado nos call-to-action?

– Na verdade, nĂŁo existe uma regra de ouro. As respostas variam de acordo com o pĂșblico que se quer atingir e com a ação que vocĂȘ espera que seja realizada. Pequenas (e aparentemente insignificantes) alteraçÔes podem trazer uma variação muito grande nos resultados obtidos. Um determinado pĂșblico pode responder melhor a um call-to-action do tipo “Crie uma conta” do que se utilizado “Registre-se”. Como saber o que Ă© melhor? De duas formas, pelo menos: analisar o que a concorrĂȘncia tem feito, e realizar testes A/B.

Teste Seus Call-to-Action e Analise a ConcorrĂȘncia

– VocĂȘ pode aproveitar um pouco a experiĂȘncia que seus concorrentes jĂĄ adquiriram nos Links Patrocinados, e analisar os call-to-action que eles tem utilizado em seus anĂșncios no Google Ads. Pode ser que chegaram a tais termos apĂłs vĂĄrios testes. Mas nĂŁo olhe apenas para o que concorrentes diretos tĂȘm realizado. Procure estudar a criatividade da indĂșstria onde vocĂȘ atua, incluindo se possĂ­vel, atĂ© mesmo multinacionais.

– De qualquer forma, Ă© importante que vocĂȘ realize testes para avaliar quais palavras ou frases impactam melhor seus usuĂĄrios. Testes A/B permitirĂŁo que vocĂȘ tenha dados concretos sobre o que funciona e o que nĂŁo funciona em seu ramo de negĂłcios.

Call-to-Action e as PĂĄginas de Destino

Google Ads– Um detalhe que nĂŁo pode ser despercebido: Ă© importante que as PĂĄginas de Destino ofereçam claramente a ação especificada no call-to-action. Por exemplo, se o Link Patrocinado anunciar algo como “Compre Agora” Ă© preciso que a PĂĄgina de Destino ofereça a opção de compra. Isto garantirĂĄ relevĂąncia para seus anĂșncios.

– Ainda com respeito Ă s PĂĄginas de Destino, os botĂ”es com chamadas a ação precisam receber atenção em outros aspectos. AlĂ©m do texto utilizado, deve-se dar atenção ao formato dos botĂ”es e Ă s cores utilizadas. O verde, por exemplo, assume uma posição privilegiada aos olhos humanos. Quando utilizada com moderação, a cor verde em botĂ”es-chave pode trazer resultados altamente satisfatĂłrios. Lembrando que a cor do botĂŁo deve sempre ser uma cor contrastante as cores padrĂ”es existente na pĂĄgina – existem vĂĄrios estudos que apontam para determinados padrĂ”es de cores existe um tipo de ação especĂ­fica.

– Em resumo, verificar como a indĂșstria tem utilizado os call-to-action, alĂ©m de realizar Testes A/B melhorarĂĄ o retorno de suas campanhas de Links Patrocinados, a medida que anuncia seu site no Google. Chamadas Ă  ação cuidadosamente elaborados tornarĂŁo suas campanhas no Google Ads ainda mais eficazes e bem orientadas.

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