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Como Criar Call-to-action Para Seus Links Patrocinados?

04/01/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Como saber se os call-to-action (chamadas a ação) em seus Links Patrocinados são apropriados?

Chamadas a ação também são comumente identificadas como call-to-action. Referem-se às palavras ou frases no imperativo que incentivam os usuários a tomar uma determinada ação. Os call-to-action são muito utilizados nos Links Patrocinados e em suas respectivas Páginas de Destino.

– No entanto, não são raros os casos em que anunciantes se esquecem de utilizá-los em seus anúncios. Por que os call-to-action são tão importantes?

Para Que Servem as Chamadas à Ação

– Eles servem como incentivo, ajudando-o a convencer os usuários a realizarem a ação esperada. Além disso, servem como guia para os internautas, auxiliando-os a entender onde estão indo e o que devem fazer a seguir. Concedem a eles a certeza de que estão chegando a algum lugar, acompanhando os passos especificados por tais chamadas a ação.

– Quando bem escolhidos, podem ajudar a aumentar o CTR e o desempenho de suas campanhas no Google AdWords. A falta de call-to-action pode fazer com que alguns anúncios se tornem incompletos e ineficazes.

Existem Regras Para Criar Call-to-Action?

– Quais palavras e frases devem ser utilizadas nos Links Patrocinados e nas Páginas de Destino para incentivar os usuários a clicarem no anúncio e realizarem a conversão esperada? Qual o melhor tom a ser usado nos call-to-action?

– Na verdade, não existe uma regra de ouro. As respostas variam de acordo com o público que se quer atingir e com a ação que você espera que seja realizada. Pequenas (e aparentemente insignificantes) alterações podem trazer uma variação muito grande nos resultados obtidos. Um determinado público pode responder melhor a um call-to-action do tipo “Crie uma conta” do que se utilizado “Registre-se”. Como saber o que é melhor? De duas formas, pelo menos: analisar o que a concorrência tem feito, e realizar testes A/B.

Teste Seus Call-to-Action e Analise a Concorrência

– Você pode aproveitar um pouco a experiência que seus concorrentes já adquiriram nos Links Patrocinados, e analisar os call-to-action que eles tem utilizado em seus anúncios no Google AdWords. Pode ser que chegaram a tais termos após vários testes. Mas não olhe apenas para o que concorrentes diretos têm realizado. Procure estudar a criatividade da indústria onde você atua, incluindo se possível, até mesmo multinacionais.

– De qualquer forma, é importante que você realize testes para avaliar quais palavras ou frases impactam melhor seus usuários. Testes A/B permitirão que você tenha dados concretos sobre o que funciona e o que não funciona em seu ramo de negócios.

Call-to-Action e as Páginas de Destino

Google AdWords– Um detalhe que não pode ser despercebido: é importante que as Páginas de Destino ofereçam claramente a ação especificada no call-to-action. Por exemplo, se o Link Patrocinado anunciar algo como “Compre Agora” é preciso que a Página de Destino ofereça a opção de compra. Isto garantirá relevância para seus anúncios.

– Ainda com respeito às Páginas de Destino, os botões com chamadas a ação precisam receber atenção em outros aspectos. Além do texto utilizado, deve-se dar atenção ao formato dos botões e às cores utilizadas. O verde, por exemplo, assume uma posição privilegiada aos olhos humanos. Quando utilizada com moderação, a cor verde em botões-chave pode trazer resultados altamente satisfatórios. Lembrando que a cor do botão deve sempre ser uma cor contrastante as cores padrões existente na página – existem vários estudos que apontam para determinados padrões de cores existe um tipo de ação específica.

– Em resumo, verificar como a indústria tem utilizado os call-to-action, além de realizar Testes A/B melhorará o retorno de suas campanhas de Links Patrocinados, a medida que anuncia seu site no Google. Chamadas à ação cuidadosamente elaborados tornarão suas campanhas no Google AdWords ainda mais eficazes e bem orientadas.

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