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Como Criar Campanhas de Marketing Digital Para Idosos

02/04/2019 Por: na Categoria Segmentos do Mercado com 0 e 12
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Realizar marketing para idosos e pessoas de mais idade envolve criar campanhas de Links Patrocinados focadas nesta crescente parcela do mercado consumidor

 

O mercado de idosos e aposentados é enorme, lucrativo e está em ascensão. Seria um erro concluir que os idosos são pessoas sem interesse em tecnologia. Na verdade, muitas empresas deixam de perceber que os idosos são produtivos e conectados.

Sim, ao passo que aumenta a penetração da internet, os idosos se envolvem cada vez mais com o universo digital. Adicionalmente, os adultos de ontem, que foram os precursores no consumo online, estão envelhecendo e adentrando ativos no universo dos idosos engajados com a web.

Idosos envolvidos com tecnologiaMas quantos são os idosos no Brasil? E como anunciar produtos e serviços para pessoas de mais idade na internet?

Dados Sobre Idosos no Mundo

No mundo, a taxa de natalidade diminui, ao passo que as pessoas vão envelhecendo. Isso faz com que o número de idosos no mundo cresça a cada ano.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, entre 2015 e 2050 a proporção da população mundial com mais de 60 anos vai passar de 12% para 22%.

Proporção mundial de idosos no mundo

Dados Sobre Idosos no Brasil

No Brasil, estes números são ainda mais expressivos. Até 2030, o Brasil terá mais idosos com mais de 60 anos do que crianças com menos de 10 anos.

Algumas pesquisas mostram números interessantes para as empresas que desejam alcançar consumidores de mais idade com a publicidade do Google Ads.

  • No Brasil, 1 em cada 10 pessoas tem idade superior a 60 anos;
  • Em 2006, a soma dos rendimentos dos idosos alcançava a casa dos 16 bilhões de reais;
  • Em 2020, a soma dos rendimentos desta faixa etária deve chegar a 25 bilhões.

– Este é o cenário da população no Brasil que está envelhecendo e crescendo. Segundo estimativas, a população idosa brasileira dobrará em vinte anos. Na França, este fenômeno levou cem anos para acontecer.

– Assim, a população idosa constitui uma base de clientes enormes, e cresce a cada ano.

O Google percebe comportamentos que indicam o aumento do interesse por esta faixa etária. Por exemplo, as pesquisas no Google sobre envelhecimento aumentam a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2018, a cada 2 minutos foi feita uma busca relacionada ao envelhecimento.
Número de buscas sobre envelhecimento no Google
Diante destes números, fica evidente que as empresas precisam desenvolver campanhas publicitárias voltadas para os idosos. Veja algumas dicas importantes para isto.

Marketing Para Idosos

Muitas vezes, sem perceber, campanhas de marketing são desenvolvidas utilizando linguagem própria somente dos jovens. Nestes casos, o público mais velho deixa de se identificar. O resultado? Os idosos acabam ignorando a mensagem. Portanto, se o produto ou serviço oferecido por sua empresa interessar também aos idosos, é de extrema importância que sua mensagem leve em consideração este público.

Exemplo de Diferentes Segmentos do Mercado

Por exemplo, um estudo mostrou como a publicidade do vestuário, de modo geral, está focada somente no público mais jovem. Segundo os dados da pesquisa, somente 5% dos idosos com mais de 60 anos se identificam com as mensagens deste setor.

Idosos que se identificam com marketing do setor do vestuárioEstética e beleza é outra área onde muitas empresas pecam por não desenvolver uma publicidade voltada para o público mais velho. Os idosos brasileiros estão mais vaidosos do que nunca. Dados internos do Google apontam isso. Segundo a empresa, houve um crescimento de 40% nas buscas relacionadas a pele madura entre os anos de 2017 e 2018.

Dados do Google sobre Interesse dos idosos por beleza e estéticaEmpresa de estética e beleza, vocês possuem campanhas personalizadas para a parcela idosa do Brasil?

Não importa se sua empresa é uma instituição financeira ou de assistência médica, o público de mais idade está procurando avidamente por seus serviços.

Marketing idosos para planos de saúde e instituições financeirasEspecialmente quando o produto oferecido for consumido por este notável público, é ainda mais imprescindível que as campanhas de marketing para idosos sejam desenvolvidas sob esta ótica estratégica.

A população idosa também possui a vantagem do seu poder econômico. Não é apenas com relação à garantia do seu rendimento mensal advindo das aposentadorias. Isto também se deve ao crescimento do empreendedorismo nesta faixa etária. No Brasil, segundo o IBGE, o número de empreendedores com mais de 60 anos cresceu 56% em apenas 12 anos.

Empreendedores idosos no BrasilA geração baby-boomers e parte da geração X se enquadram neste público que pode ser alcançado por meio de uma publicidade segmentada e exibida quando estiverem propensos a comprar os produtos e serviços que você oferece.

Esta segmentação e exibição relevante (quando os idosos estão interessados no produto ou serviço) pode ser conseguida por meio da eficiente publicidade dos Links Patrocinados do Google Ads.

Google Ads Para Pessoas Idosas

 

As campanhas de Links Patrocinados do Google Ads possuem poderosas ferramentas para realizar marketing para idosos. Entre estes recursos está a segmentação que permitem alcançar pessoas de determinadas faixas etárias. Por exemplo, é possível criar campanhas específicas para pessoas que integram alguma destas faixas etárias:

  • 45 a 54 anos;
  • 55 a 64 anos;
  • 65 anos ou mais.

– É possível selecionar um ou mais grupos etários ao configurar as campanhas, e desenvolver estratégias baseadas em palavras-chave utilizadas em suas pesquisas e interesses percebidos em sua navegação – tudo isso para impactá-los no momento certo com a mensagem certa. Ou seja, se a pesquisa for realizada por um idoso, o texto do anúncio terá uma mensagem voltada especialmente para esta faixa etária.

Exemplo de Segmentação Para Idosos

Por exemplo, se você comercializa smartphones, quem é seu público-alvo? Talvez os jovens e adultos estejam em seu foco ao criar as campanhas publicitárias. Mas os números podem surpreendê-lo. Você sabia que para cada 3 buscas no Google relacionadas a “bengala para idosos” existem 2 relacionadas a “celulares para idosos”? Quando uma pessoa de mais idade pesquisa no Google por “celulares para idosos”, você exibe uma publicidade personalizada para este público específico?

Com o Google Ads, você configura os anúncios certos para as pessoas certas. Portanto, se um idoso digitar “celulares para idosos” ou outras buscas relacionadas, você consegue exibir um Link Patrocinado escrito especialmente para este público com mais idade.

Interesse dos idosos por celulares na Black FridayDesta forma, uma agência de Links Patrocinados pode configurar campanhas para atingir pessoas mais velhas, com uma clara mensagem publicitária direcionada a eles. Isto não é tão somente marketing para idosos. É marketing personalizado para idosos. Este esforço vai aumentar a exposição efetiva de sua marca. Em resultado, sua empresa poderá aumentar as vendas, significativamente.

Empresas visionárias precisam abandonar de imediato os estereótipos relacionados aos idosos. Eles são mais ativos, produtivos e conectados à tecnologia do que muitos imaginam.

Portanto, se deseja criar campanhas específicas para um público-alvo de mais idade, entre em contato conosco.

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