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Como a ExperiĂȘncia dos Clientes Afeta o Google Ads

17/08/2016 Por: na Categoria Otimização com 0 e 4
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LĂ­deres de marketing em todo o mundo priorizam a experiĂȘncia dos clientes em suas estratĂ©gias. Veja como os micro-momentos afetam a experiĂȘncia dos consumidores e como adaptar Google Ads para esta realidade

– Oferecer uma rica experiĂȘncia para os clientes Ă© um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais de marketing na era moderna. Se vocĂȘ anuncia seu site na internet este princĂ­pio Ă© ainda mais vĂĄlido. Por que podemos dizer isso?

– O Google Ads tem enfatizado nos Ășltimos tempos a ascensĂŁo dos dispositivos mĂłveis e hĂĄbitos mobile. A interação dos usuĂĄrios mobile com suas marcas favoritas estĂĄ sendo fragmentada em diversos micro-momentos.

Os Micro-momentos e a ExperiĂȘncia dos Clientes

micro-momentos– Os micro-momentos pregam que os usuĂĄrios esperam que as marcas entreguem exatamente as experiĂȘncias desejadas, nos momentos certos. Por exemplo, o usuĂĄrio talvez deseja saber ou fazer algo, ir atĂ© um local ou comprar um produto. Diferentes intençÔes, diferentes estĂĄgios que precisam ser devidamente atendidos pelas marcas na era moderna. Isto Ă© o que os consumidores esperam de sua empresa.

– O trabalho nĂŁo Ă© simples, Ă© verdade. Mas os benefĂ­cios compensam. Atender o pĂșblico-alvo com a resposta certa para sua necessidade especĂ­fica torna mais fĂĄcil para a marca conquistar sua lealdade.

Compreender Intenção dos Clientes ao Anunciar nos Links Patrocinados

Compreender intenção de compra– A experiĂȘncia dos clientes inicia com seu desejo e objetivo, por exemplo, quando ele realiza uma busca na internet. O objetivo inicial de sua empresa Ă© atrair a atenção deste cliente oferecendo a solução que ele procura. Note que, de acordo com o princĂ­pio dos micro-momentos, a experiĂȘncia do cliente sĂł serĂĄ satisfatĂłria se o resultado apresentado apontar para o que ele realmente procura.

– Por exemplo: em determinado estĂĄgio do funil de conversĂŁo, um usuĂĄrio procura um tĂȘnis para praticar esportes. Digamos que o usuĂĄrio pesquise por algo como “qual o melhor tĂȘnis para praticar vĂŽlei”. Se a pĂĄgina de destino nĂŁo apenas apresentar tĂȘnis para praticar vĂŽlei, mas mostrar porque eles sĂŁo os mais indicados, isso pode contribuir para a experiĂȘncia do usuĂĄrio naquele momento. De acordo com a busca dele, podemos perceber que o cliente talvez esteja no estĂĄgio da busca de informação. Tentar “forçå-lo” a comprar sem responder suas dĂșvidas pode levar sua empresa a pagar por cliques que nĂŁo convertem.

Google Ads Para Boa ExperiĂȘncia dos Clientes

Google Ads e experiĂȘncia dos clientes– Algumas ferramentas do Google Ads podem contribuir para melhora na experiĂȘncia dos clientes. Se um cliente pesquisar por “tĂȘnis para praticar esportes”, as extensĂ”es de anĂșncios podem exibir links para tĂȘnis para corrida, tĂȘnis para vĂŽlei, tĂȘnis para academia, etc. Dependendo do esporte que tem em mente, vocĂȘ consegue conduzi-lo a pĂĄgina de destino que contribuirĂĄ para uma melhor experiĂȘncia.

– Este Ă© apenas um exemplo de como os Links Patrocinados sĂŁo adaptados para oferecer a melhor experiĂȘncia para seus clientes.

PrincĂ­pios Orientadores Visando ExperiĂȘncia dos Clientes

– O que se espera dos lĂ­deres de marketing ao desenvolver campanhas de Links Patrocinados focadas na boa experiĂȘncia dos consumidores?

  • Definir metas e prioridades: sem elas, a experiĂȘncia dos clientes segue sem direção definida. E isto prejudica o desempenho da publicidade online do Google Ads, afetando os lucros da empresa;
  • Personalização: publicidade nĂŁo pode ser reduzida ao “compre agora”. Seu cliente pode estar em outro estĂĄgio dos micro-momentos, talvez buscando informaçÔes;
  • Medir experiĂȘncia dos clientes: o Google Ads em associação com o Analytics oferece uma ampla gama de informaçÔes. Estas devem ser coordenadamente analisadas de acordo com as metas e prioridades da empresa, gerando relatĂłrios precisos e valiosos. SĂŁo os insights que orientam a empresa que anuncia no Google quanto a se ela estĂĄ no caminho certo;
  • Concentre-se na lealdade do cliente e no longo prazo: nĂŁo foque as abordagens tradicionais do marketing que se interessam somente nos resultados a curto prazo. O marketing moderno investe no valor dos clientes conquistados e mantidos no longo prazo. A lealdade de um cliente conquistado agora talvez nĂŁo resulte em crescimento imediato nos lucros. Mas no longo prazo poderĂĄ responder pelo aumento nos lucros de sua empresa ao anunciar no Google.

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