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Como Fazer Inbound Marketing nas Redes Sociais

03/12/2019 Por: na Categoria Inbound Marketing com 0 e 1
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Como o Inbound Marketing influencia a criação, a frequĂȘncia e o conteĂșdo das postagens nas redes sociais?

O Inbound Marketing costuma ser dividido em 5 etapas:

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender
  • Encantar

Na primeira destas etapas, aparecem em destaque as redes sociais. Afinal, se a intenção Ă© Atrair, certamente vocĂȘ encontrarĂĄ prospectivos clientes em alguma rede social.

Neste artigo, vamos destacar como vocĂȘ pode utilizar a metodologia de Inbound Marketing nas redes sociais nesta primeira etapa. Como esta abordagem afetarĂĄ a criação, a frequĂȘncia e o conteĂșdo das suas postagens?

Apresentar Sua Marca

Para atrair prospectivos clientes para sua empresa, a primeira coisa que vocĂȘ deve fazer Ă© apresentar sua marca a eles. Em outras palavras, as pessoas precisam saber que vocĂȘ existe.

Com conteĂșdo de qualidade e a frequĂȘncia correta das postagens (que vamos abordar mais detalhadamente no prĂłximo subtĂłpico), vocĂȘ vai conseguir atingir algumas metas importantes:

  • Criar autoridade
  • Gerar confiança
  • Possibilitar interação com o pĂșblico-alvo

Mas, como mencionado, para atingir estas metas vocĂȘ precisa categorizar seus posts pela qualidade.

Oferecer ConteĂșdo de Qualidade

Qualidade é essencial em qualquer estratégia de marketing. E isso não é diferente no marketing de atração nas redes sociais.

Por isso, ao criar postagens nas mĂ­dias sociais, nĂŁo pense somente em termos de vendas.

Com o conteĂșdo compartilhado ali, vocĂȘ deve criar engajamento. Em outras palavras, vocĂȘ deve nutrir a relação com os usuĂĄrios ao passo que fornece valor ao longo do tempo.

Esta relação desenvolvida e fortificada serå crucial no final do funil de conversão.

No entanto, neste primeiro momento, vocĂȘ deseja atrair os usuĂĄrios.

Por isso, as melhores campanhas publicitĂĄrias sĂŁo aquelas que nem de longe parecem ser anĂșncios.

Seja Consistente

O que queremos dizer com ser consistente?

Isto significa que sua linguagem deve ser padronizada. Por exemplo, uma empresa pode adotar uma linguagem cîmica em suas postagens. Por ser consistente, ela manterá esta linguagem em todas suas abordagens – ou pelo menos, na maioria delas.

E linguagem não se refere somente a textos. Imagens e vídeos também precisam manter o padrão comunicativo.

Veja o exemplo da L.L.BEAN, uma loja de equipamento para acampamentos. A empresa mantĂ©m sua consistĂȘncia por postar com frequĂȘncia fotos e vĂ­deos de pessoas em momentos de aventura, se divertindo.

exemplo inbound marketing nas redes sociais

A consistĂȘncia fez com que esta linguagem se tornasse padrĂŁo da empresa.

Direcionar Novos Visitantes Para o Site

Para atrair novos visitantes para seu site, vocĂȘ precisa criar uma rotina de postagens nas redes sociais das quais participa.

É verdade que vocĂȘ pode criar conteĂșdo exclusivo para os perfis de suas redes sociais. Isto gera engajamento e mantĂ©m os leitores na plataforma.

No entanto, Ă© claro que vocĂȘ procurarĂĄ inserir links para redirecionar os leitores para o seu site.

Ao fazer isso, dĂȘ atenção a cada elemento da postagem: tĂ­tulo, imagem e conteĂșdo.

A postagem deve ser mais do que atraente. Ela precisa despertar a curiosidade, servindo como um chamariz para a pessoa clicar no link e terminar de ler o conteĂșdo no seu site.

Por exemplo, vamos supor que vocĂȘ criou um novo post em seu blog corporativo. Agora, deseja compartilhar este post nas redes sociais, atraindo novos leitores. Assim, nem sempre bastarĂĄ inserir apenas uma chamada a ação e um link. Em alguns casos, vocĂȘ precisarĂĄ colocar um trecho do texto, um trecho que seja chamativo e desperte a curiosidade. Mas, Ă© preciso ter muito cuidado para que este trecho nĂŁo seja muito longo. Especialmente nas redes sociais, as pessoas gostam de postagens diretas.

Qual a FrequĂȘncia das Postagens?

Mas, vocĂȘ talvez se pergunte qual Ă© a frequĂȘncia ideal das postagens.

É complicado estabelecer nĂșmeros sobre isso. No entanto, muitos profissionais de marketing adotam uma recomendação padrĂŁo que varia de acordo com a rede social:

  • Facebook: atĂ© 2 vezes ao dia;
  • Instagram: atĂ© 3 vezes ao dia;
  • LinkedIn: atĂ© 3 vezes por semana.

Falar sobre a frequĂȘncia Ă© importante nĂŁo apenas para evitar exageros, ou seja, diversas postagens ao dia. Mas tambĂ©m Ă© preciso cuidar para que nĂŁo sejam raras. Muitas empresas cometem o erro de iniciar a publicidade nas mĂ­dias sociais para tĂŁo somente desaparecer, posteriormente.

Por isso, planejamento e regularidade são vitais para alcançar as pessoas certas.

Avalie os Resultados

As redes sociais oferecem diferentes métricas de engajamento, como curtidas, compartilhamento, comentårios.

Após publicar seu post, acompanhe o desempenho da publicação. Veja o que atraiu a atenção dos seus seguidores e o que foi sumariamente ignorado.

As reaçÔes mostrarĂŁo qual conteĂșdo estĂĄ mais preparado para atrair o foco do seu pĂșblico no futuro.

Anuncie nas Redes Sociais

Para fazer Inbound Marketing nas redes sociais, vocĂȘ pode ir alĂ©m das postagens orgĂąnicas.

Com elas, vocĂȘ exibe o conteĂșdo para seus seguidores. É verdade que esta estratĂ©gia oferece a vantagem de ser gratuita. No entanto, ela estĂĄ limitada no tocante ao nĂșmero de pessoas alcançadas.

Com o Social Ads, porĂ©m, vocĂȘ alcança um pĂșblico bem maior, muito alĂ©m dos seus fĂŁs atuais. E isto de forma rĂĄpida.

Uma das grandes vantagens do social ads sĂŁo as ferramentas de segmentação. Elas vĂŁo alĂ©m dos dados demogrĂĄficos bĂĄsicos. AlĂ©m de localização geogrĂĄfica, idade, gĂȘnero e idioma, vocĂȘ ainda pode segmentar seu pĂșblico-alvo de acordo com critĂ©rios como:

  • Interesses
  • InstituiçÔes de ensino
  • Empregadores
  • Comportamentos

As opçÔes de segmentação podem variar de acordo com a rede social.

Desta forma, vocĂȘ consegue alcançar as pessoas certas.

Para saber mais detalhes sobre Social Ads, confira os guias que preparamos para vocĂȘ:

Direcionar o pĂșblico-alvo para seu site corporativo, permitirĂĄ que vocĂȘ rastreie a interação dele com seu conteĂșdo.

AlĂ©m disso, vocĂȘ poderĂĄ solicitar dados dos usuĂĄrios, como nome e e-mail, o que transformarĂĄ seus visitantes em leads. Neste momento, vocĂȘ jĂĄ estarĂĄ na segunda etapa: ConversĂŁo.

Concluindo

Como vimos, as redes sociais são importantes na primeira etapa do marketing de atração. Mas, sua atuação vai muito além.

Na verdade, as mĂ­dias sociais podem figurar em destaque nas demais etapas desta metodologia.

Se utilizar efetivamente as redes sociais no Inbound Marketing, seu orçamento publicitĂĄrio serĂĄ muito bem aproveitado em atrair mais pĂșblico e gerar novos negĂłcios para sua marca.

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