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Como Funciona a Inserção Dinâmica de Palavras-chave

26/09/2013 Por: na Categoria Google Ads com 0 e 2
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Recurso de Inserção de Palavras-chave atualiza de forma dinâmica as palavras exibidas nos anúncios de texto

– A Inserção de Palavras-chave é um recurso oferecido pelo Google Ads que permite que as empresas que anunciam no Google possam personalizar dinamicamente seus anúncios de texto de acordo com a pesquisa realizada pelo internauta.

– Uma ferramenta que tem como objetivo aumentar a relevância dos Links Patrocinados e dos respectivos cliques nos anúncios, mas que merece uma cuidadosa avaliação.

– Como funciona esta dinâmica ferramenta de inserção de palavras-chave? Quais os prós e os contras em utilizá-la em uma campanha?

Como Funciona a Inserção de Palavras-chave

– Conforme mencionado, esta ferramenta insere dinamicamente as palavras-chave nos anúncios de acordo com a pesquisa realizada pelos usuários. As palavras-chave são selecionadas a partir do grupo de anúncios do Link Patrocinado.

– Desta forma, imagine que uma empresa anuncie tênis na internet. Os internautas podem pesquisar por:

  • tênis esportivo
  • tênis esportivos
  • tênis para esporte

– Se estas palavras-chave estiverem no Grupo de Anúncios, e for utilizado a inserção dinâmica de palavras-chave, os Links Patrocinados poderão conter as seguintes linhas, respectivamente:

Encontre aqui tênis esportivo

ou

Encontre aqui tênis esportivos

ou

Encontre aqui tênis para esporte

– O que poderá determinar a exibição de uma ou outra palavra-chave são os termos de pesquisa utilizados pelos internautas.

Como Adicionar a Inserção de Palavras-chave nos Links Patrocinados

– Para utilizar a inserção de palavras-chave, o anunciante precisa adicionar um snippet de código ao texto do Link Patrocinado. Desta forma, sempre que o anúncio for veiculado, o Google Ads substitui o snippet pela palavra-chave relacionada.

– O código utilizado para inserir palavras-chave dinamicamente é o seguinte: {keyword:palavra-chave}. Neste caso, basta substituir o termo “palavra-chave” pela palavra ou frase que desejar exibir no anúncio.

– O código pode ser inserido no título, linhas de descrição, e mesmo na URL de Destino ou de visualização. Com o código inserido, o anúncio poderia ter esta aparência na conta do anunciante:

Título: Encontre aqui {keyword:tênis}

Os Prós e os Contras

Inserção dinâmica de palavras-chave– Quando consideramos o funcionamento da ferramenta, alguns pontos positivos podem vir a nossa mente. Por exemplo:

* Maior proximidade com a pesquisa do usuário: de modo geral, os usuários clicam em anúncios cujos textos refletem mais de perto aquilo que eles estão procurando;

* Negrito: visto que o Google Ads coloca em negrito as palavras-chave encontradas no anúncio, e que foram digitadas pelos usuários, os Links Patrocinados se destacam ainda mais nos resultados da pesquisa.

– Embora estes prós possam parecer suficientes para justificar o uso da inserção de palavras-chave, é preciso cautela. Pense no seguinte aspecto: quando criamos manualmente cada um dos anúncios, a sonoridade de cada um deles é, por assim dizer, testada.

– Por outro lado, a inserção dinâmica pode fazer com que este processo se torne mecânico demais, e o anunciante deixa de avaliar se a frase soará agradavelmente ao seu público-alvo.

Avalie Cuidadosamente a Ferramenta

– Criar anúncios de forma individual torna altamente visível o “fator humano” presente na mensagem publicitária – e não há dúvidas de que isto pode tornar os Links Patrocinados ainda mais chamativos do que quaisquer outros recursos.

– Portanto, antes de se decidir em utilizar a inserção de palavras-chave, procure avaliar se esta decisão realmente faz sentido, e se será válida. Talvez você chegue a conclusão de que apenas alguns anúncios justificam o seu uso.

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