Como Garantir Que Mudanças no Design de um Site Não Será Para Pior

Como Garantir Que Mudanças no Design de um Site Não Sejam Para Pior

05/01/2017 Por: na Categoria Design com 0 e 6
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Está pensando em renovar o visual de seu site e páginas de destino, objetivando melhorar seu desempenho nas campanhas de Links Patrocinados? Quais são algumas ideias errôneas que podem fazer com que a mudança seja para pior?

Renovar design sites– Em início de ano, muitas empresas renovam planos, expectativas, projetos, estratégias, etc. Neste fluxo de mudanças, muitas aproveitam para renovar o visual e design do site e das páginas de destino anunciadas no Google AdWords.

– Neste processo, a realização de testes A/B é de extrema importância. Isto se dá especialmente devido a diversos conceitos que são assumidos (talvez até inconscientemente) por varejistas e profissionais de marketing, e que podem colocar em risco o bom desempenho dos Links Patrocinados de um comércio eletrônico.

– Assim, como não ser enganado por conceitos pessoais ou assimilados de outros ao renovar o visual do seu site?

Novo Nem Sempre É Melhor

– É verdade que existem pessoas que oferecem resistência ao “novo”, sendo pouco adeptas a mudanças. Este comportamento pode resultar em sites obsoletos, que não acompanham o surgimento de novas tecnologias e muito menos adaptam-se aos novos hábitos do público-alvo.

– Mas há também o perigo de ocuparmos o outro extremo: sermos facilmente conquistados por aquilo que se apresenta como novidade. Se um comerciante online tiver esta tendência, talvez encare automaticamente o novo visual do seu e-commerce como melhor que o anterior.

– Mas, por mais óbvio que seja dizer isso, o novo e o diferente nem sempre são os melhores. Por isso, testes são tão importantes. Implementar uma ideia nova sem antes testá-la é colocar as estratégias de Links Patrocinados e as taxas de conversão do seu site em sério risco.

Seu Cliente é Diferente de Você

– Uma das falhas perpetuadas na otimização visual das páginas anunciadas no Google AdWords é guiar-se pelo princípio: se parece visualmente bom para mim, portanto, é bom para meus clientes. Isto é perigoso porque existe uma grande possibilidade do conceito do varejista divergir dos seus clientes. O novo design do website pode ser perfeito para a empresa que anuncia no Google, mas será que os consumidores terão a mesma impressão? A página oferece potencial para mais engajamento e aumento das conversões – objetivo primário de quem anuncia nos Links Patrocinados do Google?

Estar Aberto a Pensamentos Diferentes

– Profissionais do marketing podem até mesmo ser afetados pelo que é chamado viés de confirmação ou viés confirmatório. Trata-se de um pensamento onde se dá maior atenção ao que confirma uma crença ou expectativa, ao mesmo tempo em que se ignora aquilo que o contradiz. Neste cenário, um profissional pode prestar atenção somente aos dados e informações que confirmam sua opinião preexistente.

– Mas quando se trata de renovar o visual de um site (e em muitos outros campos da vida), é necessário despir-se dos conceitos preconcebidos e estar disposto a assimilar novas ideias.

Estudos Podem Não Se Aplicar ao Seu Caso

Renovar design sites– De fato, existem muitos sites que apresentam fatores como boas práticas para criar um bom design para suas páginas de destino. E muito do que é apresentado pode ser a solução perfeita para aumentar o número de suas conversões ao anunciar no Google.

– No entanto, lembre-se que aquilo que funciona para um segmento de mercado, ou para um grupo de consumidores, pode não ter o mesmo efeito para outro. Um estudo não pode ser encarado como a palavra final. Seria melhor se você o encarasse no máximo como uma orientação, ou uma inspiração para seu próximo teste A/B. Mas nunca como a palavra definitiva.

Em Resumo

– Assim, não confie cegamente em estudos e autoridades na internet. Não confie cegamente em suas preferências pessoais. Muito melhor é confiar em dados reais recolhidos a partir de experiências realizadas com seus clientes. Assim, você terá maior convicção de que, se decidir renovar o visual do seu site no novo ano, a mudança será para melhor.

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