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Como Integrar o Remarketing do Google Ads com o Analytics

01/08/2012 Por: na Categoria Remarketing com 0 e 1
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Integração do Google Analytics com o Google Ads permite segmentar ainda mais campanhas de Remarketing

Remarketing– O Google Analytics anunciou que os cĂłdigos de monitoramento estarĂŁo disponĂ­veis para clientes do Google Ads, possibilitando criar listas de Remarketing, com base em certas audiĂȘncias que demonstraram algum tipo de interesse por seus produtos. Isto significa que os parceiros do Google Ads poderĂŁo usar diretamente os cĂłdigos do Google Analytics. NĂŁo serĂĄ mais necessĂĄrio taguear o site duas vezes (para o Analytics e para o Remarketing do Ads). Evidentemente que, para desfrutar destas mudanças por vir, Ă© necessĂĄrio que site esteja vinculado ao Google Analytics.

– Os recursos serĂŁo liberados aos poucos para administradores de contas do Google Analytics que tenham, pelo menos, uma integração com o Google Ads.

O Que Se Requer Dos Anunciantes

– As mudanças abrangem termos de serviço e polĂ­ticas de publicidade do Google Analytics e do Analytics Para Rede de Display. Isto significa que vocĂȘ deve concordar com estas polĂ­ticas e suas respectivas alteraçÔes. Uma vez que tais ferramentas tenham sofrido mudanças, o Google espera que as polĂ­ticas de privacidade do seu website tambĂ©m estejam de acordo, contendo uma descrição do uso do Remarketing.

Listas de Remarketing sĂŁo criadas para uma conta no Google Ads. Se por acaso desejar utilizar suas listas em outras contas, entĂŁo, serĂĄ necessĂĄrio recriĂĄ-la em cada conta, respectivamente.

O Que Eu Ganho

– Podemos destacar dois grandes ganhos que serĂĄ possĂ­vel obter com esta novidade:

  • Primeiro, vocĂȘ precisarĂĄ atualizar seu cĂłdigo de acompanhamento no Google Analytics uma Ășnica vez. A mudança serĂĄ simples, envolvendo apenas uma linha de cĂłdigo. Depois Ă© sĂł realizar o processo de criação de listas de Remarketing. NĂŁo haverĂĄ mais necessidade de gerar e instalar novos cĂłdigos para cada pĂĄgina, quando criar novas listas.
  • Segundo, vocĂȘ serĂĄ capaz de gerar listas incrivelmente detalhadas, aproveitando todos os dados do Google Analytics para isto.

– Vamos nos deter um pouco mais neste segundo aspecto. Note que esta integração permitirĂĄ que os cĂłdigos nĂŁo estejam focados em apenas uma ou mesmo algumas pĂĄginas. Por exemplo, vocĂȘ poderĂĄ aplicar a lista de Remarketing para todos os visitantes do seu website, ou apenas para quem visitar determinadas pĂĄginas especificadas por vocĂȘ. VocĂȘ poderĂĄ criar uma tarefa como ConversĂŁo no Google Analytics, e passar a seguir somente pessoas que converterem. E o que acha de seguir somente pessoas que ficaram um determinado tempo no seu website (digamos, 5 minutos)? VocĂȘ poderĂĄ especificar que seus Links Patrocinados sejam exibidos na Rede de Display somente para quem visitou uma determinada quantidade de pĂĄginas. Ou somente para quem assistiu um vĂ­deo, fez um download, revisitou seu website dentro de um perĂ­odo, ou qualquer outra coisa que sua mente conceber (e o Google Analytics suportar).

– E nĂŁo para por aĂ­. VocĂȘ pode segmentar ainda mais os visitantes do seu website criando uma sĂ©rie de filtros aplicados em sequĂȘncia. Isto significa que, por exemplo, vocĂȘ poderĂĄ seguir somente usuĂĄrios da Grande SĂŁo Paulo, que ficaram mais de 5 minutos em seu website, e que utilizaram um determinado sistema operacional.

Como Implementar Estas Mudanças

– A primeira coisa a se fazer Ă© esperar. Como mencionamos, a liberação do recurso serĂĄ feita aos poucos. Para saber quando ela estarĂĄ disponĂ­vel para vocĂȘ, basta procurar pelo item Listas de Remarketing em sua guia Administrador, no Google Analytics. Quando vir algo parecido com a imagem abaixo, Ă© hora de começar a trabalhar.

– Mas vocĂȘ jĂĄ pode começar a se preparar para as mudanças. VocĂȘ precisarĂĄ fazer uma pequena modificação no seu cĂłdigo de acompanhamento. Para isso, acesse a guia Administrador e, em seguida, a opção CĂłdigo de Acompanhamento. O ID de acompanhamento serĂĄ exibido logo abaixo junto ao snippet de cĂłdigo. Apenas uma linha de cĂłdigo precisarĂĄ ser alterada.

– Localize em seu cĂłdigo a seguinte linha:

ga.src = (‘https:’ == document.location.protocol ? ‘https://ssl’ : ‘http://www’) + ‘google-analytics.com/ga.js’;

e altere para:

ga.src = (‘https:’ == document.location.protocol ? ‘https://’ : ‘http://’) + ‘stats.g.doubleclick.net/dc.js’;

– Se o usuĂĄrio nĂŁo quiser implementar estas modificaçÔes no Google Analytics nĂŁo hĂĄ necessidade de realizar qualquer mudança, e sua conta continuarĂĄ funcionando normalmente.

– Como vimos, estas modificaçÔes simplificam todo o processo do Remarketing, jĂĄ que diminui a tarefa de implementar cĂłdigos tanto no Google Analytics quanto no Google Ads. Para tirar pleno proveito desta novidade, comece a se preparar desde jĂĄ. Pense em maneiras diferentes de atingir seu pĂșblico. Estude as opçÔes que o Google Analytics lhe oferece para segmentar os visitantes do seu website, e que poderĂĄ aplicar em suas listas de Remarketing.

– Assim, poderĂĄ tirar um proveito ainda maior destas listas, otimizando ainda mais suas campanhas de Links Patrocinados no Google Ads.

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