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Como a Inteligência Artificial Melhora os Negócios das Empresas?

18/04/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 3
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De que formas o conhecimento adquirido pela Inteligência Artificial está beneficiando empresas e indivíduos? Como a sua vida já é afetada pelas máquinas inteligentes?

As máquinas hoje sabem mais do que sabiam ontem. Esta é uma verdade, independentemente de quando estiver lendo este artigo. Isto porque o aprendizado das máquinas é constante, ininterrupto. E com o incrível volume de dados que chegam a internet dia após dia, incluindo toda a interação das pessoas com sites e aplicativos mobile, há sempre muito mais para as máquinas aprenderem.

Mas de que forma todo este conhecimento adquirido pelas máquinas beneficiam empresas e indivíduos? Como a sua vida e a minha são afetadas pelas máquinas inteligentes?

Vamos conferir as áreas em que a Inteligência Artificial tem sido usada no mundo corporativo e na indústria. Isso tem contribuído diretamente no aumento da produtividade e redução das falhas.

E vamos dar um destaque a aplicabilidade da Inteligência Artificial no marketing das empresas, tornando-o mais eficiente.

As Diversas Áreas de Atuação da Inteligência Artificial

Talvez você ainda não tenha imaginado isso, mas os campos onde a Inteligência Artificial já atua são bastante variados.

Apenas como exemplo, a IA está presente em áreas tais como:

  • Agricultura: A Inteligência Artificial já ajuda a agricultura a produzir mais e melhor. Isso acontece na previsão do clima, bem como análise inteligente do solo e das sementes. Com isso, as máquinas conseguem administrar eficientemente o processo de plantio e colheita;
  • Automóveis: Carros com piloto automático abriram espaço para a atuação da IA no campo automobilístico. Carros capazes de se deslocar e estacionar sem a intervenção humana, com capacidade de detectar colisão ou monitorar pontos cegos, em poucos anos, serão bastante comuns;
  • Investimentos e Finanças: Com a vasta quantidade de dados financeiros, as máquinas são mais rápidas em gerenciar as finanças, bem como analisar dados do mercado para prever tendências nas ações. Os bancos usam a IA para sugerir investimentos para sua base de clientes. Também usam a inteligência das máquinas para adverti-los sobre movimentações suspeitas na conta;
  • Saúde: Diagnósticos são realizados com maior rapidez e eficiência com a ajuda da Inteligência Artificial. Por exemplo, a plataforma IBM Watson Health é capaz de analisar todo o histórico médico de um paciente com câncer (seus dados clínicos e genéticos) e, cruzando estas informações com a literatura médica, recomendar possíveis tratamentos.

A Inteligência Artificial no Marketing

Com a Inteligência Artificial, existem inúmeras formas de ajudar a atrair usuários através do funil de conversão. Esta estratégia ajuda a aumentar a base dos seus clientes e gerar mais vendas para sua empresa. Além disso, a tecnologia de inteligência das máquinas pode ser usada para reencontrar e atrair clientes passados. Também é de ajuda para estabelecer a lealdade de clientes atuais.

Veja algumas formas em que a Inteligência Artificial tem sido usada como solução de marketing.

  • Análise Preditiva: Consiste em prever o contexto que ajudará um cliente a converter. Por exemplo, prever qual produto interessará a um cliente específico e a faixa de preço que interessará a ele. A IA também pode prever quais são os clientes que provavelmente realizarão compras repetidas;
  • Segmentação de Anúncios: Os algoritmos da computação cognitiva são utilizados para determinar quais anúncios apresentam melhor desempenho no nível do indivíduo. Isto é extraído a partir de uma gigantesca quantidade de dados.  A Inteligência Artificial vai além. Ela analisa em qual estágio do funil de conversão se encontra o cliente e identifica o melhor anúncio para ele. Com o aprendizado de máquina, milhares de variáveis são analisadas em tempo real. Tudo isso contribui para otimizar a publicidade e exibir o conteúdo certo de uma forma mais eficaz que o tradicional;
  • Chatbots: trata-se de um programa instalado em websites empresariais que simulam um funcionário na conversação com os clientes. O chatbot responde aos clientes, dando a eles a impressão de que estão realmente conversando com uma pessoa, e não com uma máquina;
  • Prever Abandono: Com base no comportamento de diversos clientes, a Inteligência Artificial pode prever quais são os clientes atuais mais propensos a abandonar sua empresa (por exemplo, cancelando um contrato de serviço). Isto permite alcançar estes clientes com atendimento personalizado e ofertas especiais para evitar que se voltem para a concorrência;
  • E-mail Marketing Dinâmico: A computação cognitiva pode criar campanhas de e-mail marketing muito mais efetivas do que você já viu até hoje. Por meio da análise preditiva, a Inteligência Artificial consegue identificar os assinantes mais propensos a adquirir produtos e serviços de determinadas categorias. Até mesmo detalhes como tamanho e cores de produtos são avaliados pela máquina, baseado em experiências anteriores dos clientes. Com o Watson, da IBM, você pode até mesmo garantir que o e-mail marketing seja enviado para cada cliente somente nos horários em que eles costumam verificar sua caixa de entrada;
  • SMS Personalizado: Integrando dados de diversas plataformas, é possível customizar até mesmo as mensagens enviadas para os smartphones do seu público-alvo. Por exemplo, você pode enviar uma mensagem especial para um cliente que foi promovido, ou quando ele estiver passando em frente a sua loja;
  • Automação das Campanhas: Este é um poderoso recurso da computação cognitiva do Watson. Você pode automatizar todos os processos mencionados acima por meio de regras e condições do tipo “ação > reação”. Isto significa que, quando o usuário tomar uma Ação, imediatamente será disparado a Reação programada. Por exemplo, quando um cliente mudar seu status de relacionamento no Facebook de “Solteiro” para “Em um relacionamento sério”, ele receberá um e-mail personalizado. São centenas de regras e condições que podem ser criadas.

Como o Watson Sabe o Contexto dos Clientes?

Para que tudo isso seja possível, o IBM Watson utiliza a integração de dados em nuvem, extraídos de diversas plataformas.

Por exemplo, dados sobre os clientes nas redes sociais, CRM, sistemas de mídia, sistemas integrados de gestão empresarial, localização geográfica, plataforma de gestão de dados, etc.

Com isso, o comportamento e contexto dos seus clientes são analisados em tempo real. Isso permite que a mensagem enviada para eles atinja um nível de personalização nunca visto antes.

Muito interessante, concorda? E todo o potencial da Inteligência Artificial e computação cognitiva estão disponíveis hoje mesmo para sua empresa.

Com a consultoria de uma agência IBM Partner você pode garantir que todo este potencial se torne imediatamente uma realidade para sua empresa.

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