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Como Lidar Com a Cegueira de Anúncios na Internet

13/08/2014 Por: na Categoria Dicas com 0 e 0
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Cegueira de Anúncios pode fazer com que internautas ignorem publicidade online. Veja como lidar com esta característica humana

– Ao anunciar na internet, a empresa procura desenvolver os Links Patrocinados mais atraentes e chamativos para veicular na rede de pesquisa e Rede de Display do Google AdWords. Porém, alguns anunciantes talvez despercebam uma característica humana que pode fazer com que seus lucros ao anunciar na internet não sejam tão expressivos quanto deveriam. A característica sobre a qual nos referimos é comumente chamada de Cegueira de Anúncios. Também é conhecida como cegueira de faixa ou cegueira de banners. Do que se trata?

O Que é Cegueira de Anúncios

– A Cegueira de Anúncios (em inglês, ad blindness ou banner blindness) é a capacidade dos usuários de ignorar a publicidade, consciente ou mesmo inconscientemente. Trata-se de uma reação do cérebro em elaborar modelos mentais, classificando alguns elementos visuais como sendo irrelevantes, e passando a marcá-los como se fossem pontos cegos. Embora tenha também sua aplicação fora do ambiente web, de modo geral, o termo tem sido aplicado principalmente à publicidade online.

– Segundo os estudos, este fenômeno é uma reação do internauta, com base em experiências anteriores, que passa a focar elementos da página onde ele acredita que a informação que ele procura estará. Se manifestar esta característica, o usuário poderá ignorar alguns elementos da página, inclusive a publicidade online.

Como Lidar Com a Cegueira de Banners ao Anunciar na Internet

Cegueira de anúncios ou cegueira de banner na publicidade digital– Para reduzir este tipo de cegueira em sua publicidade digital, é necessário estar atentos a algumas características que sempre devem fazer parte dos princípios de uma campanha publicitária. Por exemplo, os Links Patrocinados devem ser relevantes de acordo com o contexto. Algumas empresas, ansiosas em atingir um público maior, talvez cedam à tentação de exibir anúncios em sites com conteúdo totalmente diferente dos produtos ou serviços que estão sendo divulgados. A reação de um internauta que navega em um site de esportes, e se depara com um banner publicitário sobre festas de casamento, pode ser de ignorá-lo totalmente. Se o usuário desenvolver este tipo de cegueira, poderá ser capaz de ignorar automaticamente o mesmo banner quando se deparar com ele em outros websites.

– Assim, para que um banner publicitário chame a atenção do usuário, ele precisa estar integrado ao contexto, como se fizesse parte do conteúdo.

– Outro aspecto a se considerar é a possibilidade de utilizar banners com tamanhos diferenciados e, se possível, experimentar posicionamentos alternativos para sua exibição.

– Na rede de pesquisa do Google, existem ferramentas que auxiliam o anunciante a atrair a atenção dos internautas e diminuir a cegueira: são as extensões de anúncios. As extensões aumentam a relevância dos Links Patrocinados, e fazem com que os anúncios se tornem maiores, chamando mais a atenção do internauta e empurrando os concorrentes para baixo. No entanto, para que o anunciante possa utilizar todas as extensões de anúncios, sua campanha de Links Patrocinados deve possuir um alto índice de qualidade, a fim de ocupar as posições superiores no Google.

– Finalmente, os anúncios de texto e no formato de banners na Rede de Display precisam ser constantemente retrabalhados com a finalidade de atrair a atenção do seu público-alvo. Isto pode envolver atribuir, de tempos em tempos, um novo visual, alterando imagens, descrições e títulos.

Concluindo

– Fica evidente que, se uma campanha não for bem orientada, lucros podem ser desperdiçados por uma reação consciente ou inconsciente do internauta, em ignorar os anúncios. A solução não é utilizar técnicas para “enganar” os usuários. Pelo contrário, deve-se criar campanhas consistentes, relevantes, integrando o marketing digital ao conteúdo, e fazendo com que os anúncios ofereçam a solução para os usuários, de acordo com suas intenções de pesquisa ou navegação.

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