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Como Lidar Com a Cegueira de AnĂșncios na Internet

13/08/2014 Por: na Categoria Dicas com 0 e 0
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Cegueira de AnĂșncios pode fazer com que internautas ignorem publicidade online. Veja como lidar com esta caracterĂ­stica humana

– Ao anunciar na internet, a empresa procura desenvolver os Links Patrocinados mais atraentes e chamativos para veicular na rede de pesquisa e Rede de Display do Google Ads. PorĂ©m, alguns anunciantes talvez despercebam uma caracterĂ­stica humana que pode fazer com que seus lucros ao anunciar na internet nĂŁo sejam tĂŁo expressivos quanto deveriam. A caracterĂ­stica sobre a qual nos referimos Ă© comumente chamada de Cegueira de AnĂșncios. TambĂ©m Ă© conhecida como cegueira de faixa ou cegueira de banners. Do que se trata?

O Que Ă© Cegueira de AnĂșncios

– A Cegueira de AnĂșncios (em inglĂȘs, ad blindness ou banner blindness) Ă© a capacidade dos usuĂĄrios de ignorar a publicidade, consciente ou mesmo inconscientemente. Trata-se de uma reação do cĂ©rebro em elaborar modelos mentais, classificando alguns elementos visuais como sendo irrelevantes, e passando a marcĂĄ-los como se fossem pontos cegos. Embora tenha tambĂ©m sua aplicação fora do ambiente web, de modo geral, o termo tem sido aplicado principalmente Ă  publicidade online.

– Segundo os estudos, este fenĂŽmeno Ă© uma reação do internauta, com base em experiĂȘncias anteriores, que passa a focar elementos da pĂĄgina onde ele acredita que a informação que ele procura estarĂĄ. Se manifestar esta caracterĂ­stica, o usuĂĄrio poderĂĄ ignorar alguns elementos da pĂĄgina, inclusive a publicidade online.

Como Lidar Com a Cegueira de Banners ao Anunciar na Internet

Cegueira de anĂșncios ou cegueira de banner na publicidade digital– Para reduzir este tipo de cegueira em sua publicidade digital, Ă© necessĂĄrio estar atentos a algumas caracterĂ­sticas que sempre devem fazer parte dos princĂ­pios de uma campanha publicitĂĄria. Por exemplo, os Links Patrocinados devem ser relevantes de acordo com o contexto. Algumas empresas, ansiosas em atingir um pĂșblico maior, talvez cedam Ă  tentação de exibir anĂșncios em sites com conteĂșdo totalmente diferente dos produtos ou serviços que estĂŁo sendo divulgados. A reação de um internauta que navega em um site de esportes, e se depara com um banner publicitĂĄrio sobre festas de casamento, pode ser de ignorĂĄ-lo totalmente. Se o usuĂĄrio desenvolver este tipo de cegueira, poderĂĄ ser capaz de ignorar automaticamente o mesmo banner quando se deparar com ele em outros websites.

– Assim, para que um banner publicitĂĄrio chame a atenção do usuĂĄrio, ele precisa estar integrado ao contexto, como se fizesse parte do conteĂșdo.

– Outro aspecto a se considerar Ă© a possibilidade de utilizar banners com tamanhos diferenciados e, se possĂ­vel, experimentar posicionamentos alternativos para sua exibição.

– Na rede de pesquisa do Google, existem ferramentas que auxiliam o anunciante a atrair a atenção dos internautas e diminuir a cegueira: sĂŁo as extensĂ”es de anĂșncios. As extensĂ”es aumentam a relevĂąncia dos Links Patrocinados, e fazem com que os anĂșncios se tornem maiores, chamando mais a atenção do internauta e empurrando os concorrentes para baixo. No entanto, para que o anunciante possa utilizar todas as extensĂ”es de anĂșncios, sua campanha de Links Patrocinados deve possuir um alto Ă­ndice de qualidade, a fim de ocupar as posiçÔes superiores no Google.

– Finalmente, os anĂșncios de texto e no formato de banners na Rede de Display precisam ser constantemente retrabalhados com a finalidade de atrair a atenção do seu pĂșblico-alvo. Isto pode envolver atribuir, de tempos em tempos, um novo visual, alterando imagens, descriçÔes e tĂ­tulos.

Concluindo

– Fica evidente que, se uma campanha nĂŁo for bem orientada, lucros podem ser desperdiçados por uma reação consciente ou inconsciente do internauta, em ignorar os anĂșncios. A solução nĂŁo Ă© utilizar tĂ©cnicas para “enganar” os usuĂĄrios. Pelo contrĂĄrio, deve-se criar campanhas consistentes, relevantes, integrando o marketing digital ao conteĂșdo, e fazendo com que os anĂșncios ofereçam a solução para os usuĂĄrios, de acordo com suas intençÔes de pesquisa ou navegação.

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