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Como Lidar Com Imprevistos em Campanhas de Links Patrocinados

06/08/2013 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 0
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Imprevistos podem prejudicar o bom desempenho de campanhas de Links Patrocinados. Veja quais os imprevistos mais comuns e como se preparar para enfrentá-los

– Imprevistos acontecem, é verdade. No entanto, a experiência em gerenciar campanhas de Links Patrocinados mostram que muitos destes, ainda que raros, não são inesperados. Quando se anuncia no Google é preciso estar sempre preparado para situações que costumam fugir à regra geral, e podem pegar um consultor de Links Patrocinados totalmente despreparado.

– Que imprevistos um anunciante precisa ter em mente ao anunciar um site na internet? E que medidas ele precisa tomar para lidar com estes?

O Google Ads Atualiza-se Constantemente

Conhecer ferramentas do Google Ads– O Google Ads sofre alterações com uma regularidade impressionante. Na busca por oferecer um sistema mais eficiente e intuitivo, ao mesmo tempo em que prima pela boa experiência dos usuários, novas ferramentas são adicionadas, ao passo que outras são atualizadas.

– Sejam pequenas mudanças ou mesmo grandes atualizações (tais como as campanhas avançadas), alterações no sistema podem pegar um anunciante desprevenido.

– Se não estiver em dia com as novidades do Google Ads, muita coisa pode ser atualizada, sem ele se dar conta. E isto poderá impactar negativamente o desempenho de suas campanhas.

– Portanto, para não ser pego desprevenido por atualizações no sistema, acompanhe as notícias do universo PPC por sempre visitar blogs como este.

Problemas no Website

– Problemas em um website ocorrem quando menos se espera. Desde pequenas atualizações até grandes problemas gerados por vírus ou má administração podem derrubar o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados. Dependendo do estrago, anúncios podem até mesmo ser reprovados por violação de alguma política de publicidade do Google Ads.

– Portanto, mantenha-se atento às atualizações e manutenções realizadas em seu site. Realize check-lists com regularidade em suas contas. Configure alertas e comunicados no Google Ads e no Google Analytics para ser avisado o mais depressa possível sobre problemas em suas campanhas, ou um desempenho abaixo do esperado.

– Estas são formas de ser alertado sobre possíveis problemas que podem estar acontecendo com seu site.

Sazonalidade

– Embora a sazonalidade nem devesse ser tratada como um imprevisto, cabe aqui ressaltar a importância deste aspecto em mudanças abruptas nos resultados no Google Ads.

– O desempenho das campanhas de Links Patrocinados acompanham a demanda pelos produtos e serviços da empresa. Estas mudanças nem sempre ocorrem em períodos claramente definidos do ano, como início das aulas, férias ou épocas festivas.

– Algumas variações podem ser sutis e ocorrer dentro de períodos de poucos dias na semana, ou mesmo poucas horas. O Google Trends é uma das ferramentas oferecidas que podem auxiliar o anunciante a conhecer estas oscilações. Anunciar no Google exige conhecer o comportamento dos consumidores na internet para que projeções sazonais sejam desenvolvidas, e os orçamentos possam ser ajustados.

Flutuações da Concorrência

concorrencia-links-patrocinados– Talvez apostando nas projeções sazonais, mencionadas no subtópico anterior, a empresa pode estar convicta de que, em determinado período do ano, a taxa de cliques e conversões aumentará significativamente.

– No entanto, não podemos nos esquecer de que estamos falando de um sistema de publicidade digital altamente competitivo. Embora flutuações na demanda possam ser previstas, o mesmo não se pode dizer sobre a agressividade da concorrência. Novas empresas, melhorias nas campanhas e lances mais altos dos concorrentes podem fazer com que uma época inicialmente promissora, se torne um fiasco de vendas.

– Para lidar com isto é preciso manter-se atento às diversas métricas fornecidas pelo Google Ads para acompanhar o desempenho. Por exemplo, as Parcelas de Impressão de Perda (Orçamento e Classificação) indicam o percentual de perda de impressões devido ao baixo orçamento e baixo posicionamento dos anúncios, respectivamente. Se este for o caso, possivelmente será necessário melhorar o Índice de Qualidade, otimizando a campanha, bem como aumentar os lances de CPC de algumas palavras-chave.

Influência de Outros Segmentos do Marketing da Empresa

– Se você anuncia um site na internet, talvez reserve parte do seu orçamento para investir em outros segmentos do marketing digital. Muitas empresas que divulgam seu site por meio do sistema PPC, também realizam campanhas de SEO, e-mail marketing, etc.

– É importante entender que todos estes segmentos acabam por trabalhar em conjunto. Campanhas eficientes de marketing em redes sociais (SMM), SEO e e-mail marketing tem o potencial de fortalecer o branding de uma empresa. Isto, por sua vez, poderá influenciar seus Links Patrocinados, fazendo com que ganhem maior destaque nos resultados de pesquisa e na rede de display.

– Por esta razão, é necessário monitorar os outros canais de perto. Uma queda na taxa de cliques pode estar relacionada a uma postura não muito feliz assumida em alguma rede social, ou outras situações similares. Portanto, se atuar em outras áreas do marketing digital, nunca encare os Links Patrocinados como um braço isolado do segmento. São todos elementos de um mesmo corpo trabalhando em conjunto a fim de garantir maior rentabilidade para sua empresa na internet.

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