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Como Lidar Com Imprevistos em Campanhas de Links Patrocinados

06/08/2013 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 0
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Imprevistos podem prejudicar o bom desempenho de campanhas de Links Patrocinados. Veja quais os imprevistos mais comuns e como se preparar para enfrentĂĄ-los

– Imprevistos acontecem, Ă© verdade. No entanto, a experiĂȘncia em gerenciar campanhas de Links Patrocinados mostram que muitos destes, ainda que raros, nĂŁo sĂŁo inesperados. Quando se anuncia no Google Ă© preciso estar sempre preparado para situaçÔes que costumam fugir Ă  regra geral, e podem pegar um consultor de Links Patrocinados totalmente despreparado.

– Que imprevistos um anunciante precisa ter em mente ao anunciar um site na internet? E que medidas ele precisa tomar para lidar com estes?

O Google Ads Atualiza-se Constantemente

Conhecer ferramentas do Google Ads– O Google Ads sofre alteraçÔes com uma regularidade impressionante. Na busca por oferecer um sistema mais eficiente e intuitivo, ao mesmo tempo em que prima pela boa experiĂȘncia dos usuĂĄrios, novas ferramentas sĂŁo adicionadas, ao passo que outras sĂŁo atualizadas.

– Sejam pequenas mudanças ou mesmo grandes atualizaçÔes (tais como as campanhas avançadas), alteraçÔes no sistema podem pegar um anunciante desprevenido.

– Se nĂŁo estiver em dia com as novidades do Google Ads, muita coisa pode ser atualizada, sem ele se dar conta. E isto poderĂĄ impactar negativamente o desempenho de suas campanhas.

– Portanto, para nĂŁo ser pego desprevenido por atualizaçÔes no sistema, acompanhe as notĂ­cias do universo PPC por sempre visitar blogs como este.

Problemas no Website

– Problemas em um website ocorrem quando menos se espera. Desde pequenas atualizaçÔes atĂ© grandes problemas gerados por vĂ­rus ou mĂĄ administração podem derrubar o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados. Dependendo do estrago, anĂșncios podem atĂ© mesmo ser reprovados por violação de alguma polĂ­tica de publicidade do Google Ads.

– Portanto, mantenha-se atento Ă s atualizaçÔes e manutençÔes realizadas em seu site. Realize check-lists com regularidade em suas contas. Configure alertas e comunicados no Google Ads e no Google Analytics para ser avisado o mais depressa possĂ­vel sobre problemas em suas campanhas, ou um desempenho abaixo do esperado.

– Estas sĂŁo formas de ser alertado sobre possĂ­veis problemas que podem estar acontecendo com seu site.

Sazonalidade

– Embora a sazonalidade nem devesse ser tratada como um imprevisto, cabe aqui ressaltar a importĂąncia deste aspecto em mudanças abruptas nos resultados no Google Ads.

– O desempenho das campanhas de Links Patrocinados acompanham a demanda pelos produtos e serviços da empresa. Estas mudanças nem sempre ocorrem em perĂ­odos claramente definidos do ano, como inĂ­cio das aulas, fĂ©rias ou Ă©pocas festivas.

– Algumas variaçÔes podem ser sutis e ocorrer dentro de perĂ­odos de poucos dias na semana, ou mesmo poucas horas. O Google Trends Ă© uma das ferramentas oferecidas que podem auxiliar o anunciante a conhecer estas oscilaçÔes. Anunciar no Google exige conhecer o comportamento dos consumidores na internet para que projeçÔes sazonais sejam desenvolvidas, e os orçamentos possam ser ajustados.

FlutuaçÔes da ConcorrĂȘncia

concorrencia-links-patrocinados– Talvez apostando nas projeçÔes sazonais, mencionadas no subtĂłpico anterior, a empresa pode estar convicta de que, em determinado perĂ­odo do ano, a taxa de cliques e conversĂ”es aumentarĂĄ significativamente.

– No entanto, nĂŁo podemos nos esquecer de que estamos falando de um sistema de publicidade digital altamente competitivo. Embora flutuaçÔes na demanda possam ser previstas, o mesmo nĂŁo se pode dizer sobre a agressividade da concorrĂȘncia. Novas empresas, melhorias nas campanhas e lances mais altos dos concorrentes podem fazer com que uma Ă©poca inicialmente promissora, se torne um fiasco de vendas.

– Para lidar com isto Ă© preciso manter-se atento Ă s diversas mĂ©tricas fornecidas pelo Google Ads para acompanhar o desempenho. Por exemplo, as Parcelas de ImpressĂŁo de Perda (Orçamento e Classificação) indicam o percentual de perda de impressĂ”es devido ao baixo orçamento e baixo posicionamento dos anĂșncios, respectivamente. Se este for o caso, possivelmente serĂĄ necessĂĄrio melhorar o Índice de Qualidade, otimizando a campanha, bem como aumentar os lances de CPC de algumas palavras-chave.

InfluĂȘncia de Outros Segmentos do Marketing da Empresa

– Se vocĂȘ anuncia um site na internet, talvez reserve parte do seu orçamento para investir em outros segmentos do marketing digital. Muitas empresas que divulgam seu site por meio do sistema PPC, tambĂ©m realizam campanhas de SEO, e-mail marketing, etc.

– É importante entender que todos estes segmentos acabam por trabalhar em conjunto. Campanhas eficientes de marketing em redes sociais (SMM), SEO e e-mail marketing tem o potencial de fortalecer o branding de uma empresa. Isto, por sua vez, poderĂĄ influenciar seus Links Patrocinados, fazendo com que ganhem maior destaque nos resultados de pesquisa e na rede de display.

– Por esta razĂŁo, Ă© necessĂĄrio monitorar os outros canais de perto. Uma queda na taxa de cliques pode estar relacionada a uma postura nĂŁo muito feliz assumida em alguma rede social, ou outras situaçÔes similares. Portanto, se atuar em outras ĂĄreas do marketing digital, nunca encare os Links Patrocinados como um braço isolado do segmento. SĂŁo todos elementos de um mesmo corpo trabalhando em conjunto a fim de garantir maior rentabilidade para sua empresa na internet.

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