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Como Melhorar a Experiência dos Usuários no Google Ads Considerando o Contexto

17/07/2018 Por: na Categoria Otimização com 0 e 5
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Se o contexto onde as pessoas realizam suas buscas muda a cada instante, como garantir que a publicidade estará sempre adaptada às suas necessidades?

Ter sucesso ao anunciar no Google Ads envolve criar as melhores experiências para os usuários. Isto inclui contextualizar anúncios e ofertas de acordo com as expectativas dos clientes. Por exemplo, exibir o anúncio certo, levando em consideração a localização geográfica de quem está pesquisando.

No entanto, como conseguir este nível de experiência, uma vez que as pessoas pesquisam a todo instante, em diversos lugares, utilizando diversos dispositivos? Se o contexto das pessoas muda a cada instante, como garantir que a publicidade estará sempre adaptada às necessidades de cada cliente?

Oferecer Ricas Experiências Em Cada Ponto de Contato

As pesquisas dos usuários são realizadas em toda a parte, em todo o momento. Pesquisas estão sendo feitas neste momento em computadores e dispositivos móveis, por meio de textos digitados ou comandos de voz.

A jornada de conversão pode ser muito longa, e dividida em diversos estágios. Mas em todos eles, usualmente, a pesquisa está presente.

Com isso, vemos que a pesquisa se tornou um segmento complexo para os profissionais de web marketing. Para oferecer ricas experiências para os usuários, é preciso focar cada um dos pontos de contato. Afinal, as pessoas estão em busca de informação e solução em diversos canais.

Uma estratégia eficiente de Links Patrocinados envolve criar campanhas para exibição em todos pontos de contato. Isto inclui exibir anúncios não somente no Google, mas também:

  • Em aplicativos mobile
  • No Google Play
  • No Gmail
  • No Google Shopping
  • No YouTube
  • Em quaisquer sites relacionados (desktop e mobile).

E, dependendo do serviço ou produto que você ofereça, alguns canais oferecerão melhores resultados. Por exemplo, com a ajuda do Google Trends, vamos comparar o interesse das pessoas em dois termos bem diferentes: “férias” e “concessionária”. De acordo com a imagem abaixo, os dois termos têm praticamente igual procura ao longo do ano (em alguns momentos, “concessionária” vence). Nos meses finais, a procura por “férias” cresce vertiginosamente.

Comparação busca por férias e concessionária

No entanto, quando filtramos as buscas somente para o YouTube, as coisas mudam. A procura por “concessionária” é muito pequena e, em momento algum, superou a procura por “férias”.

Assim, contextualizar conteúdo envolve conhecer o que você está oferecendo e os hábitos de pesquisa do público-alvo. Assim, será possível oferecer o conteúdo certo no momento certo para a pessoa certa.

Atender Consumidores Exigentes

Os consumidores, incluindo seus clientes, têm acesso a informação como nunca antes na história. E toda esta informação está na palma da mão deles.

Consumidores conscientes não confiam apenas nas promessas das empresas. Eles costumam levar em consideração o que outros estão dizendo.

Por exemplo, avaliações de outros consumidores são levadas em consideração na hora de um cliente decidir comprar ou não determinado produto de uma empresa. Um recurso muito útil para ajudar estes clientes a realizar a compra é o uso das extensões de classificação do vendedor do Google Ads. O Google obtém classificações do vendedor de fontes confiáveis que reúnem avaliações sobre as empresas. Após isso, as extensões são exibidas logo abaixo dos Links Patrocinados de texto. Sua exibição ajuda aqueles que pesquisam no Google a encontrar empresas que oferecem serviço de qualidade.

O Google Avaliações do Consumidor é outro serviço de ajuda. Ele coleta e avalia as experiências dos clientes em suas compras online. Leia mais sobre o Google Avaliações do Consumidor.

Apresentar os Resultados Certos Para Clientes em Dúvida

Campanhas de Links Patrocinados precisam estar bem adaptadas ao que os usuários desejam. Isto significa levar em consideração as palavras-chave utilizadas pelos clientes para exibir os anúncios certos.

No entanto, que dizer se os usuários não sabem exatamente o que estão precisando? Note que aí torna-se necessário um feeling muito apurado dos analistas de Links Patrocinados. Por meio de experiência adquirida ao longo dos anos, esses profissionais prestam atenção nas intenções de pesquisa. Com isso, por meio de uma criteriosa análise dos termos de busca, é possível apresentar as melhores soluções para um cliente que ainda não sabe exatamente o que está precisando.

Assim, em vez de se concentrar exclusivamente no que os clientes querem, a empresa consegue inspirá-los por apresentar soluções que ainda nem haviam considerado. Assim, sua empresa conseguirá se comunicar de uma forma mais autêntica com seus clientes e público-alvo.

Garantir Boas Experiências Independentemente da Tela

Não é demais destacar a necessidade de Links Patrocinados e páginas de destino estarem otimizados para dispositivos móveis. O número de pesquisas originadas no ambiente mobile cresce a cada dia. Experiências negativas fazem com que os usuários abandonem páginas de destino de imediato, e grandes oportunidades são perdidas com isso.

Analisar Dados em Tempo Real

Analisar dados em tempo realTudo o que foi mencionado acima envolve uma análise constante, em tempo real. Afinal, as tecnologias evoluem a cada dia, e as pessoas mudam seus hábitos de pesquisa e consumo. É preciso analisar constantemente todos os rastros deixados pelo público-alvo para identificar padrões e oferecer para cada cliente a melhor experiência.

Para tanto é necessário medir o tempo todo os resultados das campanhas de Links Patrocinados. Elas não podem ser deixadas no piloto automático. É preciso um olhar clínico para identificar padrões, mudanças e tendências. O uso de tecnologias de Inteligência Artificial será de grande ajuda neste processo.

Dados estão disponíveis para serem analisados. Se eles são ignorados, a empresa perde uma incrível oportunidade de adaptar ainda mais seu conteúdo de acordo com as preferências dos seus consumidores.

Concluindo

Costuma-se dizer que a pesquisa mudou mais nos últimos 2 anos do que nos anteriores 10 anos. E isto aponta para as tendências futuras.

Por isso, é importante ter em mente que a forma como as pessoas pesquisam e as boas experiências dos usuários estão diretamente ligadas. As marcas que adaptarem seus esforços de marketing a esta realidade são exatamente aquelas que oferecerão as melhores experiências para seus clientes.

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