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Como Melhorar a Taxa de Conversão de um E-commerce

30/01/2013 Por: na Categoria Conversão com 0 e 1
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Por que a Taxa de Conversão é a métrica mais importante para um e-commerce? E como melhorar esta taxa?

– Qual é a métrica mais importante para se olhar, quando se avalia os benefícios de uma campanha de Links Patrocinados? A resposta varia de acordo com o ramo de negócios e os objetivos que se pretende alcançar. Quando se cria uma campanha no Google AdWords pensando em variados benefícios, tais como branding, uma métrica como o CTR (Click Through Rate) deve ser altamente prestigiada. Ela identifica quão chamativo tem sido seus anúncios, indicando que as pessoas desejam saber um pouco mais sobre aquilo que sua empresa tem a oferecer.

– No entanto, quando falamos de um e-commerce, em que as conversões esperadas são as vendas, então, o CTR perde um pouco de sua importância – isto, quando comparado com outras métricas que assumem uma importância primária, como a Taxa de Conversão. Evidentemente, para se alcançar conversões, é preciso que a taxa de CTR seja boa. Mas apenas cliques e visitas não significarão nada para um e-commerce, se ele não alcançar aquilo a que realmente se propõe: vender.

– Uma Taxa de Conversão alta indica que os visitantes atraídos para o website por meio dos Links Patrocinados são bastante qualificados. A partir deste número, o e-commerce consegue calcular o seu Retorno Sobre Investimentos (ROI).

Como Melhorar a Taxa de Conversão de um E-commerce

– Está precisando aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce? A primeira coisa é analisar se o CTR está muito baixo. Caso esteja, então, o problema talvez não esteja no site, mas na porta de entrada. Pode ser necessário melhorar o texto dos anúncios (tal como informar valores promocionais no próprio anúncio) ou dar lances mais altos sobre as palavras-chave. A forte concorrência no ramo dificulta atrair tráfego qualificado para um site. Neste caso, é essencial a contratação de uma consultoria especializada em Links Patrocinados para melhorar os resultados do Google AdWords.

– No entanto, se estiver com um bom CTR e, ainda assim, com baixas conversões, então é preciso analisar outros aspectos do seu website. Pode ser que as Páginas de Destino estejam com problemas na navegabilidade. Uma análise do design e das funcionalidades identificará potenciais problemas que estão permitindo que os clientes “escapem” sem realizar a compra. Ferramentas gratuitas do próprio Google se propõe a dar uma grande ajuda para corrigir alguns destes problemas relacionados. Para citar apenas dois exemplos: o Google Analytics e o Google Webmaster Tools. Em alguns casos, porém, o que falta são apenas informações. Detalhes sobre valor do frete, prazo de entrega e garantia, quando bem utilizados, podem tornar as Páginas de Destino mais relevantes para seu público-alvo e aumentar suas conversões.

O Problema das Palavras-chave Pouco Relevantes

Aumentar vendas e-commerce– Outro problema que costuma gerar uma Taxa de Conversão baixa são as palavras-chave com pouca relevância. O abuso de palavras-chave com correspondência ampla é um dos fatores que costuma diminuir o valor de um anúncio aos olhos do internauta que realiza a pesquisa. Para que o conteúdo apresentado seja relevante, e atraia o público certo, as palavras selecionadas para disparar os Links Patrocinados não podem ser vagas. Ao contrário, precisam estar fortemente alinhadas às necessidades do seu público-alvo.

– Assim, se as taxas de conversão do e-commerce deixam a desejar, realize uma análise aprofundada do que está causando isso. Tomando as medidas corretivas, será possível aumentar os números da métrica mais importante para o seu ramo de negócio: a Taxa de Conversão.

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