Como Melhorar o Índice de Qualidade dos Links Patrocinados? | Clinks

Como Melhorar o Índice de Qualidade dos Links Patrocinados?

08/06/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
Home > Blog > Links Patrocinados > Como Melhorar o Índice de Qualidade dos Links Patrocinados?

Como o Índice de Qualidade afeta suas campanhas e o que fazer para melhorá-lo?

– Se você anuncia em Links Patrocinados do Google AdWords precisa entender, entre outras coisas, o conceito por trás do Índice de Qualidade e o que ele representa. Este artigo visa destacar o funcionamento do Índice de Qualidade, porque é tão importante, e que mudanças precisam ser feitas em uma campanha a fim de melhorá-lo.

– Como princípio desta consideração, você sabe qual a importância de se preocupar com o Índice de Qualidade? Quais benefícios um alto índice pode lhe conferir? Podemos destacar pelo menos três grandes vantagens:

1-) Seus Links Patrocinados passam a ser visualizados com maior frequência;

2-) Melhor posicionamento de seus Links Patrocinados resultará no aumento do número de cliques;

3-) Diminuição do Custo Por Clique (CPC), possibilitando que você gaste menos em cada clique recebido.

– Os motivos acima já são o suficiente para tornar tentador melhorar o Índice de Qualidade.

Como o Google Avalia o Índice de Qualidade

– Este índice engloba o desempenho de 4 métricas dos anúncios, a saber:

* Taxa de Cliques

* Relevância dos Anúncios de Texto

* Relevância das Palavras-Chave

* Relevância da Página de Destino

– A avaliação destes determinará sua pontuação no Índice de Qualidade. Se este estiver abaixo da média, significa que um ou mais aspectos de sua campanha estão dispostos de maneira errada.

– Conforme podemos perceber acima, a palavrinha mágica para todas as métricas é RELEVÂNCIA. Tudo aquilo que você tem a oferecer ao seu usuário, desde o momento em que seu anúncio é exibido até a interação que ele realiza com sua Página de Destino são determinantes na avaliação que o Google AdWords fará dos seus anúncios. Se todos estes fatores trabalharem em conjunto, oferecendo qualidade, velocidade, praticidade, enfim, relevância para o internauta, o Google lhe dará alta pontuação. Como retorno, você ganhará aumento em seu tráfego e diminuição dos seus custos.

Como Aumentar o Índice de Qualidade

Alta Taxa de Cliques

– Este é um dos fatores mais importantes na influência do Índice de Qualidade. O próprio Google AdWords insiste que os anunciantes devem dar atenção especial para este item. A Taxa de Cliques é resultado de anúncios mais objetivos e mais chamativos para os usuários. Para conseguir isso, priorize aumentar o número de grupos de anúncios, tornando-os ainda mais segmentados. Isto possibilitará anúncios mais personalizados, de acordo com a busca dos usuários.

– Palavras-chave negativas também ajudam a elevar a CTR dos seus anúncios.

– Fazer uso extensivo de palavras-chave com correspondência ampla pode ter um efeito contrário ao desejado. Seria melhor utilizar sabiamente as correspondências de frase e exata para elevar sua CTR.

Anúncios de Texto Relevantes

– Escolher sabiamente as palavras para seus anúncios é fundamental para incentivar os internautas a clicarem em seus Links Patrocinados. A criatividade aqui tem seu papel principal. Mas não se esqueça de incluir, no próprio anúncio, as palavras-chave que o ativaram. Se possível inclua a palavra-chave no título, na descrição, e na URL de visualização.

Palavras-Chave Relevantes

– A escolha das palavras-chave deve ser coerente e relevante para os usuários. Cuidado com termos pouco específicos ou que dão margem para várias interpretações. Como já mencionado acima, grupos de anúncios mais focados possibilitam o uso de palavras-chave mais específicas, principalmente, usando a correspondência exata.

Histórico de Índices de Qualidade

– Já que este histórico é tão importante, é preciso remover palavras-chave com baixo índice de relevância. Um anunciante pode ser tentado a manter essas palavras, pensando: “é melhor pingar do que secar”. Mas uma palavra assim, embora leve um ou outro usuário ao seu website, pode arrastar seu Índice de Qualidade para baixo, prejudicando toda a campanha. Assim, remova palavras-chave pobres.

– Antes, porém, certifique-se de que o problema é a palavra-chave, e não o anúncio. Pode acontecer de ser uma boa palavra, mas usada em anúncios pouco criativos. Não queremos dispensar uma palavra-chave com grande potencial por causa de um julgamento mal aplicado. Para fazer esta avaliação, talvez queira criar um anúncio específico e criativo para esta palavra-chave, usando-a no título, descrição e URL de visualização. Provavelmente, será o suficiente para tirar a prova real, e concluir se o problema é a palavra ou o contexto onde ela tem sido usada.

– Em suma, para o Google AdWords, é muito importante disponibilizar anúncios de qualidade para os seus usuários. Isto significa que sua campanha deve primar pela excelência em todos estas pequenas vertentes. Avaliar constantemente sua campanha pode levá-lo a ter um maior índice de conversões com efetiva redução de custos por clique, vantagens que todos os investidores em marketing digital querem obter.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.