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Como Otimizar Formulários de Contato nas Páginas de Destino

16/04/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Qual o tamanho ideal de um formulário de contato? Quais dados devem ser solicitados? Veja algumas dicas sobre como otimizar os formulários em suas Páginas de Destino

Conversão google adwords– Uma dentre as diversas conversões que os anunciantes do Google Ads esperam dos visitantes é o preenchimento de um formulário de contato (seja para realizar um download ou para solicitar maiores informações). Os detalhes recolhidos passam a integrar a base de dados do anunciante, e podem ser utilizadas para outras futuras formas de publicidade, tal como o e-mail marketing.

– Mas é evidente que nem todos os visitantes que chegam a um site preenchem o formulário. A questão é: por que abandonam o site sem realizar esta conversão? Podem existir diversos fatores, mas vamos nos concentrar em apenas um: a necessidade de otimizar os formulários de contato.

– Se perceber que um número considerável de visitantes está chegando ao seu site, mas saindo sem preencher seus formulários, talvez seja necessário otimizá-los, fazendo com que se tornem grandes aliados de suas campanhas de Links Patrocinados.

– O que considerar?

Analise o Texto do Botão Enviar

– Teste variações do texto do botão Enviar. De modo geral, estamos acostumados com o famoso “Enviar”. No entanto, testes podem ser feitos para avaliar variações, tais como “OK”, “Clique Aqui” e “Enviar Agora”. Além disso, não é interessante divulgar um site no Brasil e utilizar como texto a palavra “Submit” – isto poderá confundir alguns usuários.

Quantos e Quais Campos o Formulário Deve Ter?

formulario-contato– O tamanho do formulário é realmente importante. Quantos campos devem fazer parte de um formulário otimizado? Não há valores definidos. Isto muito depende do ramo de atuação da empresa que anuncia nos Links Patrocinados. Muitos negócios B2B exigem um preenchimento mais detalhado. Por exemplo, muitos websites costumam solicitar diversas informações sobre as empresas que entram em contato, que vão desde dados genéricos como ramo de atuação até a quantidade de empregados.

– De qualquer forma, é importante reduzir ao máximo o número de campos. Reavalie quais são as informações realmente importantes neste contato. Cuidado para não ceder ao desejo de obter diversos detalhes do usuário por simples curiosidade. Há casos de empresas que aumentaram o número de conversões em 120% simplesmente por reduzir o número de campos de seu formulário de 11 para 4. Se achar que vale a pena sacrificar a quantidade de informação extra em troca de maiores conversões, então considere realizar tal redução.

– Cuidado com o campo “Telefone”. A menos que realmente realize ligações pós-contato ou pós-venda, fuja deste campo. Ele costuma derrubar o número de conversões. A maioria das pessoas manifestam certo receio em informar seu telefone, temendo serem insistentemente importunadas. Se o campo “Telefone” for essencial para o seu negócio, utilize-o. Do contrário, deixe-o de fora ou como preenchimento opcional.

Política de Privacidade

– Avise os usuários de que eles não serão bombardeados com spams de sua empresa. Informá-los quanto ao uso que será feito com os dados recebidos pode diminuir o receio de preencherem os dados pessoais.

– Atente também para a mensagem de envio concluído. Para que o internauta saiba que o processo de envio foi concluído, é importante a exibição de uma mensagem de agradecimento. Isto evitará que o usuário fique na dúvida se conseguiu enviar a mensagem corretamente, talvez até repetindo o processo outras vezes.

Concluindo

– A melhor forma de avaliar seus formulários é testá-los constantemente. Varie o tipo de informações solicitadas e a quantidade das mesmas. São alguns conselhos práticos para aplicar nos formulários de seu website, e otimizá-los ainda mais para suas campanhas de Links Patrocinados.

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