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Como Otimizar Formul√°rios e Captar Mais Leads

15/07/2019 Por: na Categoria Nunca anunciou no Google com 0 e 9
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Est√° percebendo que muitos usu√°rios abandonam seu site sem preencher os formul√°rios? Veja algumas dicas para otimizar os formul√°rios em seu site.

 

Uma das a√ß√Ķes que as empresas esperam dos visitantes em seu site √© o preenchimento de um formul√°rio de contato. Estes visitantes passam a integrar a base de dados da empresa e se tornam leads.

Se voc√™ utiliza formul√°rios em seu site, provavelmente, utiliza as informa√ß√Ķes recolhidas para fazer liga√ß√Ķes para seus leads. Estes contatos tamb√©m podem ser utilizados em campanhas de publicidade digital, por exemplo, o e-mail marketing.

Mas é evidente que nem todos os visitantes que chegam a um site preenchem o formulário. Mas, por que será que eles abandonam o site sem realizar esta conversão?

Talvez um dos motivos é que seus formulários precisam ser otimizados.

Se perceber que um n√ļmero consider√°vel de visitantes est√° chegando ao seu site, mas saindo sem preencher seus formul√°rios, talvez voc√™ precise seguir as 9 dicas que alistamos abaixo.

1 – Selecione os Campos Realmente Necess√°rios

 

O tamanho do formulário é realmente importante. Quantos campos devem fazer parte de um formulário otimizado?

N√£o h√° valores definidos. Isto muito depende do ramo de atua√ß√£o de sua empresa. Muitos neg√≥cios B2B exigem um preenchimento mais detalhado. Por exemplo, muitos websites costumam solicitar diversas informa√ß√Ķes sobre as empresas que entram em contato, que v√£o desde dados gen√©ricos, como ramo de atua√ß√£o, at√© a quantidade de empregados.

De qualquer forma, √© importante reduzir ao m√°ximo o n√ļmero de campos. Reavalie quais s√£o as informa√ß√Ķes realmente importantes neste contato. Cuidado para n√£o ceder ao desejo de obter diversos detalhes do usu√°rio por simples curiosidade. H√° casos de empresas que aumentaram o n√ļmero de convers√Ķes em 120% simplesmente por reduzir o n√ļmero de campos de seu formul√°rio de 11 para 4. Se achar que vale a pena sacrificar a quantidade de informa√ß√£o extra em troca de maiores convers√Ķes, ent√£o considere realizar tal redu√ß√£o.

Pedir informa√ß√Ķes banc√°rias, como dados sobre cart√£o de cr√©dito, devem ser feitos somente quando estritamente necess√°rio.

Al√©m disso, cuidado com o campo ‚ÄúTelefone‚ÄĚ. A menos que realmente realize liga√ß√Ķes p√≥s-contato ou p√≥s-venda, fuja deste campo. Ele costuma derrubar o n√ļmero de convers√Ķes. A maioria das pessoas manifestam certo receio em informar seu telefone, temendo serem insistentemente importunadas. Se o campo ‚ÄúTelefone‚ÄĚ for essencial para o seu neg√≥cio, utilize-o. Do contr√°rio, deixe-o de fora. Uma alternativa, √© deix√°-lo no formul√°rio como preenchimento opcional.

2 – Comunique Erros em Tempo Real

 

Quem nunca inseriu informa√ß√Ķes erradas ao preencher um formul√°rio?

O problema é que muitas pessoas só são informadas disso quando terminam todo o preenchimento e clicam no botão Enviar.

Para otimizar seus formulários, informe os erros em tempo real. Isto significa também informar o usuário quando uma área do formulário for preenchida corretamente.

Otimize formul√°rios por informar erros em tempo real

Isto é importante para garantir que a experiência seja suave para o usuário em seu site.

3 РInforme Quais São os Campos Obrigatórios

 

Existem informa√ß√Ķes realmente necess√°rias, e outras que s√£o apenas interessantes.

Voc√™ pode inserir no seu formul√°rio os campos que solicitam informa√ß√Ķes interessantes, sem torn√°-los obrigat√≥rios.

Para todos os campos necessários, inclua um asterisco (*) e informe seus visitantes de que seu preenchimento é obrigatório.

4 – Combine o Teclado Com as Entradas de Texto

 

Se você possui um aplicativo corporativo, também precisa se preocupar com os teclados adaptados às entradas de texto.

Na imagem abaixo, vemos duas situa√ß√Ķes distintas.

Em uma delas, o usu√°rio precisa clicar no bot√£o num√©rico para ativar o teclado num√©rico. Na imagem ao lado, no formul√°rio otimizado, a entrada num√©rica √© automaticamente ativada quando o campo requer o preenchimento de n√ļmeros.

5 – Exiba Informa√ß√Ķes Importantes Para Facilitar Preenchimento

 

Que tipo de informa√ß√Ķes s√£o importantes para facilitar o preenchimento?

Por exemplo, ao escolher uma data, os usuários gostam do contexto onde um calendário é exibido. Assim, em vez de digitar uma data, o usuário clica na data desejada.

Exibir informa√ß√Ķes importantes ao preencher um formul√°rio

Facilitar o preenchimento do usu√°rio, diminui o abandono do processo e evita distra√ß√Ķes.

6 РInforme Sua Política de Privacidade

 

Avise os usuários de que eles não serão bombardeados com spams de sua empresa. Mas, por que isso é importante?

Inform√°-los quanto ao uso que ser√° feito com os dados recebidos pode diminuir o receio deles em preencher os dados pessoais.

7 – Analise o Texto do Bot√£o Enviar

 

De modo geral, estamos acostumados com o famoso ‚ÄúEnviar‚ÄĚ.

No entanto, o texto deste bot√£o pode ser aproveitado para criar call-to-actions chamativos e esclarecedores.

Isto significa realizar diversos testes para ver quais varia√ß√Ķes s√£o mais eficientes. Se estiver disponibilizando um e-book p√≥s-preenchimento, o que acha de testar um texto tal como ‚ÄúReceber meu e-book agora‚ÄĚ em vez de simplesmente usar ‚ÄúEnviar‚ÄĚ?

Os testes mostram que utilizam call-to-actions esclarecedores ajudam a aumentar a taxa de convers√£o em formul√°rios.

E por falar em esclarecedor, teste o design para encontrar o tamanho e a cor ideal do bot√£o de chamada √† a√ß√£o. Afinal, bot√Ķes destacados s√£o muito mais eficientes do que utilizar apenas um link de texto. Al√©m disso, verifique o tamanho do bot√£o realizando testes em computadores e dispositivos m√≥veis.

8 – Exiba Uma Mensagem de Agradecimento

 

Atente também para a mensagem de envio concluído. Para que o internauta saiba que o processo de envio foi concluído, é importante a exibição de uma mensagem de agradecimento.

Isto evitar√° que o usu√°rio fique na d√ļvida se conseguiu enviar a mensagem corretamente, talvez at√© repetindo o processo outras vezes.

9 – Teste Continuamente

 

A melhor forma de avaliar e melhorar o desempenho dos seus formul√°rios √© test√°-los constantemente. Varie o tipo de informa√ß√Ķes solicitadas, o design e a quantidade de dados requeridos.

Estes s√£o passos importantes para ajudar os visitantes do seu site a preencherem um formul√°rio e tornarem-se leads que, por sua vez, poder√£o se tornar clientes leais.

Seja Encontrado Por Seus Leads e Clientes

 

Além de tudo o que foi mencionado, não deixe de conferir nosso guia sobre como criar formulários para cada estágio do funil de Conversão. Ali você verá como criar diferentes formulários para pessoas que estão no estágio de Conscientização, Consideração e Decisão do funil de compras.

No entanto, antes de preencher um formul√°rio, √© necess√°rio que seu p√ļblico-alvo o encontre. Para isso, voc√™ precisa anunciar no Google.

Anuncie no GoogleAssim, voc√™ consegue exibir seu site em posi√ß√Ķes destacadas no Google, exatamente quando as pessoas estiverem procurando pelos produtos e servi√ßos oferecidos por sua empresa. Estes an√ļncios s√£o chamados de Links Patrocinados.

Os an√ļncios do Google Ads s√£o ativados de acordo com os termos digitados pelos usu√°rios. Assim, a publicidade √© exibida levando em considera√ß√£o o contexto.

Portanto, não perca mais tempo nem dinheiro. Comece hoje mesmo a anunciar no Google e seja encontrado pelos futuros clientes na hora certa: quando eles precisarem de você.

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