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Como Otimizar Formul√°rios e Gerar Mais Leads Para Sua Empresa

15/07/2019 Por: na Categoria Nunca anunciou no Google com 0 e 9
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Est√° percebendo que muitos usu√°rios abandonam seu site sem preencher os formul√°rios? Veja algumas dicas para otimizar os formul√°rios em seu site.

 

Uma das a√ß√Ķes que as empresas esperam dos visitantes em seu site √© o preenchimento de um formul√°rio de contato. Estes visitantes passam a integrar a base de dados da empresa e se tornam leads.

Se voc√™ utiliza formul√°rios em seu site, provavelmente, utiliza as informa√ß√Ķes recolhidas para fazer liga√ß√Ķes para seus leads. Estes contatos tamb√©m podem ser utilizados em campanhas de publicidade digital, por exemplo, o e-mail marketing.

Mas é evidente que nem todos os visitantes que chegam a um site preenchem o formulário. Mas, por que será que eles abandonam o site sem realizar esta conversão?

Talvez um dos motivos é que seus formulários precisam ser otimizados.

Se perceber que um n√ļmero consider√°vel de visitantes est√° chegando ao seu site, mas saindo sem preencher seus formul√°rios, talvez voc√™ precise seguir as 9 dicas que alistamos abaixo.

1 – Selecione os Campos Realmente Necess√°rios

 

O tamanho do formulário é realmente importante. Quantos campos devem fazer parte de um formulário otimizado?

N√£o h√° valores definidos. Isto muito depende do ramo de atua√ß√£o de sua empresa. Muitos neg√≥cios B2B exigem um preenchimento mais detalhado. Por exemplo, muitos websites costumam solicitar diversas informa√ß√Ķes sobre as empresas que entram em contato, que v√£o desde dados gen√©ricos, como ramo de atua√ß√£o, at√© a quantidade de empregados.

De qualquer forma, √© importante reduzir ao m√°ximo o n√ļmero de campos. Reavalie quais s√£o as informa√ß√Ķes realmente importantes neste contato. Cuidado para n√£o ceder ao desejo de obter diversos detalhes do usu√°rio por simples curiosidade. H√° casos de empresas que aumentaram o n√ļmero de convers√Ķes em 120% simplesmente por reduzir o n√ļmero de campos de seu formul√°rio de 11 para 4. Se achar que vale a pena sacrificar a quantidade de informa√ß√£o extra em troca de maiores convers√Ķes, ent√£o considere realizar tal redu√ß√£o.

Pedir informa√ß√Ķes banc√°rias, como dados sobre cart√£o de cr√©dito, devem ser feitos somente quando estritamente necess√°rio.

Al√©m disso, cuidado com o campo ‚ÄúTelefone‚ÄĚ. A menos que realmente realize liga√ß√Ķes p√≥s-contato ou p√≥s-venda, fuja deste campo. Ele costuma derrubar o n√ļmero de convers√Ķes. A maioria das pessoas manifestam certo receio em informar seu telefone, temendo serem insistentemente importunadas. Se o campo ‚ÄúTelefone‚ÄĚ for essencial para o seu neg√≥cio, utilize-o. Do contr√°rio, deixe-o de fora. Uma alternativa, √© deix√°-lo no formul√°rio como preenchimento opcional.

2 – Comunique Erros em Tempo Real

 

Quem nunca inseriu informa√ß√Ķes erradas ao preencher um formul√°rio?

O problema é que muitas pessoas só são informadas disso quando terminam todo o preenchimento e clicam no botão Enviar.

Para otimizar seus formulários, informe os erros em tempo real. Isto significa também informar o usuário quando uma área do formulário for preenchida corretamente.

Otimize formul√°rios por informar erros em tempo real

Isto é importante para garantir que a experiência seja suave para o usuário em seu site.

3 РInforme Quais São os Campos Obrigatórios

 

Existem informa√ß√Ķes realmente necess√°rias, e outras que s√£o apenas interessantes.

Voc√™ pode inserir no seu formul√°rio os campos que solicitam informa√ß√Ķes interessantes, sem torn√°-los obrigat√≥rios.

Para todos os campos necessários, inclua um asterisco (*) e informe seus visitantes de que seu preenchimento é obrigatório.

4 – Combine o Teclado Com as Entradas de Texto

 

Se você possui um aplicativo corporativo, também precisa se preocupar com os teclados adaptados às entradas de texto.

Na imagem abaixo, vemos duas situa√ß√Ķes distintas.

Em uma delas, o usu√°rio precisa clicar no bot√£o num√©rico para ativar o teclado num√©rico. Na imagem ao lado, no formul√°rio otimizado, a entrada num√©rica √© automaticamente ativada quando o campo requer o preenchimento de n√ļmeros.

5 – Exiba Informa√ß√Ķes Importantes Para Facilitar Preenchimento

 

Que tipo de informa√ß√Ķes s√£o importantes para facilitar o preenchimento?

Por exemplo, ao escolher uma data, os usuários gostam do contexto onde um calendário é exibido. Assim, em vez de digitar uma data, o usuário clica na data desejada.

Exibir informa√ß√Ķes importantes ao preencher um formul√°rio

Facilitar o preenchimento do usu√°rio, diminui o abandono do processo e evita distra√ß√Ķes.

6 РInforme Sua Política de Privacidade

 

Avise os usuários de que eles não serão bombardeados com spams de sua empresa. Mas, por que isso é importante?

Inform√°-los quanto ao uso que ser√° feito com os dados recebidos pode diminuir o receio deles em preencher os dados pessoais.

7 – Analise o Texto do Bot√£o Enviar

 

De modo geral, estamos acostumados com o famoso ‚ÄúEnviar‚ÄĚ.

No entanto, o texto deste bot√£o pode ser aproveitado para criar call-to-actions chamativos e esclarecedores.

Isto significa realizar diversos testes para ver quais varia√ß√Ķes s√£o mais eficientes. Se estiver disponibilizando um e-book p√≥s-preenchimento, o que acha de testar um texto tal como ‚ÄúReceber meu e-book agora‚ÄĚ em vez de simplesmente usar ‚ÄúEnviar‚ÄĚ?

Os testes mostram que utilizam call-to-actions esclarecedores ajudam a aumentar a taxa de convers√£o em formul√°rios.

E por falar em esclarecedor, teste o design para encontrar o tamanho e a cor ideal do bot√£o de chamada √† a√ß√£o. Afinal, bot√Ķes destacados s√£o muito mais eficientes do que utilizar apenas um link de texto. Al√©m disso, verifique o tamanho do bot√£o realizando testes em computadores e dispositivos m√≥veis.

8 – Exiba Uma Mensagem de Agradecimento

 

Atente também para a mensagem de envio concluído. Para que o internauta saiba que o processo de envio foi concluído, é importante a exibição de uma mensagem de agradecimento.

Isto evitar√° que o usu√°rio fique na d√ļvida se conseguiu enviar a mensagem corretamente, talvez at√© repetindo o processo outras vezes.

9 – Teste Continuamente

 

A melhor forma de avaliar e melhorar o desempenho dos seus formul√°rios √© test√°-los constantemente. Varie o tipo de informa√ß√Ķes solicitadas, o design e a quantidade de dados requeridos.

Estes s√£o passos importantes para ajudar os visitantes do seu site a preencherem um formul√°rio e tornarem-se leads que, por sua vez, poder√£o se tornar clientes leais.

Seja Encontrado Por Seus Leads e Clientes

 

No entanto, antes de preencher um formul√°rio, √© necess√°rio que seu p√ļblico-alvo o encontre. Para isso, voc√™ precisa anunciar no Google.

Anuncie no GoogleAssim, voc√™ consegue exibir seu site em posi√ß√Ķes destacadas no Google, exatamente quando as pessoas estiverem procurando pelos produtos e servi√ßos oferecidos por sua empresa. Estes an√ļncios s√£o chamados de Links Patrocinados.

Os an√ļncios do Google Ads s√£o ativados de acordo com os termos digitados pelos usu√°rios. Assim, a publicidade √© exibida levando em considera√ß√£o o contexto.

Portanto, não perca mais tempo nem dinheiro. Comece hoje mesmo a anunciar no Google e seja encontrado pelos futuros clientes na hora certa: quando eles precisarem de você.

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