Como Recuperar Clientes Inativos e Perdidos | đŸ„‡Clinks Âźïž

Como Recuperar Clientes Inativos e Perdidos

16/10/2017 Por: na Categoria Dicas, Nunca anunciou no Google com 0 e 8
Home > Blog > Dicas > Como Recuperar Clientes Inativos e Perdidos

Qual a diferença entre clientes inativos e perdidos? Como o marketing digital pode ajudå-lo a recuperar estes clientes valiosos?

– Inicialmente, precisamos definir (e diferenciar) clientes inativos e perdidos. O que hĂĄ em comum entre ambos Ă© que os dois grupos nĂŁo estĂŁo comprando mais de sua empresa. Mas as razĂ”es que levam alguĂ©m a se dar por inativo ou perdido sĂŁo variadas, e podem apresentar um espaço gigantesco entre elas.

  • Clientes Inativos: sĂŁo pessoas que jĂĄ compraram seus produtos ou contrataram seus serviços, talvez atĂ© mesmo aprovando-os. No entanto, jĂĄ por um bom perĂ­odo (como vĂĄrios meses) eles tĂȘm tido uma atuação fria para com suas ofertas;
  • Clientes Perdidos: sĂŁo os clientes que desistiram de sua marca e, muito provavelmente, migraram para a concorrĂȘncia. VĂĄrios motivos podem fazer com que um cliente corte relaçÔes com sua empresa. Por exemplo, descontentamento com produto/serviço ou mau atendimento.

– A verdade Ă© que clientes perdidos e inativos podem ser recuperados. Mas Ă© importante ter em mente que os motivos que levaram ao afastamento afetam a probabilidade de retorno. Por exemplo: muitas empresas descobriram que clientes inativos por causa de preços elevados sĂŁo mais facilmente trazidos de volta do que aqueles que se afastaram por causa de mau atendimento.

– Esta classificação pode ser bastante interessante. Afinal, a empresa pode se concentrar somente nos clientes com maior potencial de retornar. Com isso, economizam-se tempo e dinheiro.

– Mas, serĂĄ que vale a pena investir para trazer de volta clientes antigos? E como recuperar clientes inativos?

Por Que Vale a Pena Investir em Recuperar Clientes?

Como recuperar clientes inativos– Podemos destacar algumas vantagens neste investimento. Com a estratĂ©gia correta, este investimento poderĂĄ resultar na recuperação de clientes inativos e consequente aumento de suas vendas.

– Considere a primeira vantagem. Note que independentemente de serem inativos ou perdidos, estes clientes estĂŁo um passo alĂ©m das pessoas que nunca compraram de sua empresa. Eles nĂŁo sĂŁo apenas membros de uma lista fria que nunca se engajaram com qualquer oferta sua. Na verdade, jĂĄ manifestaram interesse em seus produtos ou serviços, e se dispuseram a pagar por isso.

– A segunda vantagem estĂĄ no conhecimento da marca que eles jĂĄ possuem. VocĂȘ nĂŁo precisa investir tempo e dinheiro para gerar conhecimento e educĂĄ-los quanto Ă s suas ofertas. Estes clientes jĂĄ estĂŁo familiarizados com sua empresa e com suas ofertas.

– Uma terceira vantagem estĂĄ nos dados de algumas pesquisas. Elas apontam que clientes “repatriados” tĂȘm, geralmente, um potencial de permanecer mais tempo com a empresa do que no perĂ­odo anterior, antes de se afastarem pela primeira vez. Em outras palavras, isto pode significar mais vendas do que no primeiro perĂ­odo.

Ferramentas Digitais Trabalhando Para VocĂȘ

– Hoje vocĂȘ tem um manancial de ferramentas para ajudĂĄ-lo nesta tarefa. Por exemplo, ferramentas de CRM sĂŁo Ășteis para maximizar os resultados, utilizando todas as informaçÔes disponĂ­veis para restabelecer a confiança do consumidor. Por exemplo, hĂĄ ferramentas de CRM com um gatilho automĂĄtico de inatividade. Quando o cliente por um perĂ­odo prĂ©-definido sem comprar (por exemplo, 6 meses), o vendedor recebe um alerta de inatividade.

– AlĂ©m disso, a tecnologia do sĂ©culo 21 nos oferece uma base de dados altamente sofisticada para quem trabalha com marketing online. Com estas ferramentas analĂ­ticas, vocĂȘ consegue obter informaçÔes precisas sobre onde, quando e como os clientes interagem com sua marca na web. Isto permite criar ofertas personalizadas para cada grupo de clientes, de acordo com suas necessidades.

– As ferramentas de anĂĄlise podem ajudĂĄ-lo de outra forma. VocĂȘ pode descobrir usuĂĄrios que tiveram um comportamento anterior que sugere uma provĂĄvel inclinação para retornar para os braços de sua empresa. Assim, poderĂĄ se concentrar neste grupo especĂ­fico.

– E melhor ainda: com a gestĂŁo de dados, vocĂȘ poderĂĄ rastrear os inativos e perdidos mais lucrativos para a empresa. SĂŁo os clientes perdidos/inativos mais valiosos que merecem um esforço extra para trazĂȘ-los de volta.

Use o Google Ads Para Recuperar Clientes Inativos e MantĂȘ-los

Como recuperar clientes inativos– Se vocĂȘ nunca anunciou no Google, pode ser que desconheça o potencial desta ferramenta de marketing. Mas, os anĂșncios do Google Ads, conhecidos como Links Patrocinados, podem ajudĂĄ-lo a recuperar clientes inativos.

– Pode ser usado, por exemplo, o Remarketing. Do que se trata? O prefixo RE (do latim “volta”, “repetição”) jĂĄ dĂĄ uma boa dica. Trata-se de um marketing voltado para aqueles que jĂĄ estiveram, de alguma forma, engajado com sua marca. Ou seja, vocĂȘ pode criar uma campanha publicitĂĄria para um grupo de pessoas especĂ­ficas.

– Por exemplo, vocĂȘ pode criar uma lista de assinantes que se descadastraram, na ĂĄrea de clientes. Posteriormente, vocĂȘ poderĂĄ exibir anĂșncios oportunos e personalizados, diretamente para estas pessoas, a medida que elas navegarem na internet.

– Clientes inativos sĂŁo leads frios que perderam o interesse em suas ofertas. Muitas vezes, tudo o que se precisa Ă© atrair a atenção deles novamente, despertar sua curiosidade. Isto pode ser feito escrevendo cuidadosamente tĂ­tulos atrativos para os anĂșncios. Testes A/B no Google Ads tambĂ©m sĂŁo Ășteis para identificar os criativos com maior potencial de atrair clientes inativos.

– Lembre-se que uma sĂ©rie de contatos tambĂ©m Ă© bastante Ăștil. Isto inclui conjugar campanhas de Links Patrocinados, e-mail marketing, e atĂ© mesmo telefonemas.

– Portanto, embora haja outros fatores que precisem ser considerados, tal como a melhoria no atendimento ao cliente, o marketing digital se apresenta como uma ferramenta importante para recuperar clientes inativos e perdidos. E o Google pode ajudĂĄ-lo na tarefa de recuperar a confiança do cliente para gerar mais vendas para sua empresa.

Copyright © ClinksÂźïž - Google Ads Partner PREMIERđŸ„‡. AgĂȘncia Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas MĂŁos de Especialistas.