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Como Ser Persuasivo ao Escrever Links Patrocinados do Ads

23/06/2013 Por: na Categoria Conversão com 0 e 1
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Quer usar de mais persuasão para convencer seu público-alvo a clicar em seus Links Patrocinados, e converterem? Veja algumas dicas para isso

– Com um bom lance e um bom Índice de Qualidade, é possível colocar o anúncio de sua empresa na primeira página do Google. No entanto, conseguir um clique e uma posterior conversão, exigirá bem mais. Para isto, é necessário envolver o internauta. Uma combinação de textos, imagens e áudio que apelam para o seu intelecto e seu emocional, poderá convencê-lo de que chegou ao website certo.

– Para tanto, é necessário uma qualidade tão vital para os profissionais da publicidade e do marketing digital: persuasão. Persuadir envolve aconselhar, induzir, convencer. Mostra a conveniência de se adotar determinada postura, comprar um produto, contratar um serviço. Quanto mais exigente for o público-alvo, maior será a necessidade de criatividade aplicada em forma de persuasão.

– Como você pode tocar no subconsciente dos internautas que visualizam seus Links Patrocinados e visitam suas Páginas de Destino (landing pages)? Existem diversas dicas em livros e sites sobre o assunto. Vamos listar algumas delas que também fazem parte das boas práticas para divulgar seu site na internet e anunciar no Google.

Seja Sutil

– É preciso usar de sutileza. Envolver as pessoas significa fazer com que a conversão seja natural e altamente significativa para ela. Dizer para uma pessoa comprar um produto simplesmente porque você quer isso, não é persuasivo. Persuasão envolve convencê-la de que ela quer isso porque percebeu as vantagens implícitas em tal ação.

– As pessoas não estão interessadas em seus objetivos, no número de vendas ou contratos que você precisa fechar este mês. Elas possuem seus próprios interesses e necessidades, e estes precisam ser abordados ao escrever os textos dos Links Patrocinados e de suas respectivas Páginas de Destino.

Seja Um Contador de Histórias

– As pessoas gostam de histórias. É verdade que números podem ser mais práticos de serem apresentados. Você simplesmente reúne os dados em uma planilha Excel, e compartilha números interessantes do seu setor com seu público-alvo. Mas, ao mesmo tempo em que números concedem uma visão ampla, eles não são emocionalmente apelativos. E a sensibilidade é um fator poderoso para fazer alguém clicar em seus Links Patrocinados e nos botões de conversão.

– Seu produto ou serviço já beneficiou alguém que estava em apuros? Talvez possa utilizar esta experiência como uma boa história para impactar o emocional das pessoas que visitarem seu site. Esta é uma forma de ser persuasivo ao escrever.

– Isto não significa que não deve usar números. Eles também tem o seu lugar. Mas precisam ocupar o lugar que lhes é reservado. Além disso, deve-se tomar cuidado para que as estatísticas não se tornem tão confusas que os números mais assustem do que atraiam.

Seja Franco

– Não tente esconder a verdade do seu público. Seu produto ou serviço pode não ser a melhor solução para alguns tipos de problema. Não dê a entender que é. Os consumidores não podem ser tratados como ingênuos. Se algo não é para eles, mais cedo ou mais tarde, eles descobrirão isso. E a forma mais gentil e nobre de chegarem a esta verdade é por meio da própria empresa.

– Por exemplo, suponhamos que uma empresa anuncie tênis no Google. Um tênis vendido por uma loja pode ser muito apropriado para passeios, mas não para corridas ou prática de outros esportes. Seria um erro tentar vender tal tênis como “ideal para tranquilas caminhadas e práticas de esportes”.

– O profissional persuasivo é um profissional de confiança. Se você for honesto nas limitações apresentadas por seus produtos ou serviços, será mais fácil conquistar a confiança do seu público-alvo. Ele estará mais propenso a acreditar no que você diz, ao perceber que você não tem nada a esconder.

– Evidentemente, isto não significa que você usará suas Páginas de Destino para desfilar uma série de limitações que seus produtos oferecem. Mas mencionar uma limitação, quando esta informação for altamente relevante e necessária para evitar uma “compra equivocada” por parte do consumidor, pode conferir um caráter persuasivo às suas mensagens.

Faça Seu Público Dizer “Sim”

– Você costuma utilizar perguntas nos textos dos seus Links Patrocinados e Páginas de Destino? Tenha certeza de que as perguntas são um recurso poderoso para convencer alguém a realizar uma conversão. No entanto, as perguntas precisam ser construídas de forma que a resposta seja “sim”. Um dos princípios apresentados por Dale Carnegie para convencer alguém era exatamente esse: “Faça a outra pessoa dizer sim”.

– Por exemplo, baseado no tema deste post, analise as duas próximas perguntas:

“Quer ser persuasivo e conquistar mais leads para seu negócio?”

“Você acha que a persuasão é irrelevante para conquistar leads para seu negócio?”

– Note que as duas perguntas estão baseadas no mesmo princípio: persuasão é importante para gerar leads. No entanto, a primeira, provavelmente, atrairá diversas respostas “sim”, enquanto a segunda, diversos “nãos”. Por que isso é importante?

– Quanto mais as pessoas disserem “sim” ao ler um texto publicitário, maiores serão as probabilidades destas visitas gerarem conversões. Entenda a palavra “sim” como sendo uma chave capaz de abrir a mente e o coração dos consumidores mais relutantes. Se conseguir fazer seu público-alvo dizer “sim”, será mais fácil clicarem nos seus Links Patrocinados e nos botões de conversão em seu site.

Concluindo

– Estudar estas e outras táticas de persuasão e aplicar estes princípios em seus anúncios do Google Ads e website – isto fará com que aumentem as probabilidades de suas campanhas de publicidade digital serem premiadas com altas conversões.

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