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Como Transformar Visitantes Interessados em Clientes

16/05/2016 Por: na Categoria Anúncios, Nunca anunciou no Google com 0 e 23
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O caminho entre um interesse inicial até a concretização de uma venda pode ser longo. Veja como desenvolver estratégias para tornar o visitante do seu site em cliente

– Uma das estratégias mais eficientes de web marketing envolve identificar e atrair pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, torná-los clientes efetivos, e depois fazer com que os mesmos se tornem promotores de sua empresa.

– No gráfico abaixo, vemos como se dá este processo:

Funil do caminho de conversão

– Em vez de utilizar a publicidade tradicional que é bastante dispendiosa (além de ser exibida em grande escala para um público que não tem interesse em seus produtos ou serviços), o marketing online pode ser direcionado somente para as pessoas que tem grande potencial em adquirir o que você está oferecendo. A partir daí, será mais fácil tornar o visitante em um cliente. Posteriormente, o agora cliente devidamente engajado pode utilizar os mecanismos de difusão para espalhar sua mensagem publicitária, tornando um promotor de sua empresa.

– Neste respeito, de que forma a publicidade do Google pode ajudá-lo a percorrer este caminho? Como fazer com que um interesse inicial converta em uma compra efetiva? Primeiramente, analisemos as diferenças que existem entre termos associados aos interessados em seus produtos ou serviços: prospects e leads.

Qual a Diferença Entre Prospects e Leads?

Funil de conversão– Dependendo do autor a quem recorrer, você obterá respostas diferentes. Os termos propects e leads são muito próximos, além de possuírem diversas subdivisões, o que faz com que não haja uma unanimidade em sua definição.

– De acordo com a definição geral dos termos, lead está mais alto no funil de conversão. Eles podem ser contatos adquiridos por meio do preenchimento de um formulário em seu website, onde você passa a ter o nome completo e principais dados de contato, como telefone, e-mail e skype.

– Há também subdivisões para o termo, como “lead no topo do funil” e “lead pronto para a conversão”.

– Muitos autores preferem classificar os “leads prontos para a conversão” como sendo prospects. Isto se dá porque, na definição geral da palavra, prospect está mais diretamente relacionada a resultados.

– Assim, o lead se refere a alguém interessado que você obteve o contato, ao passo que prospect é alguém inclinado para a compra.

– No entanto, dependendo do autor a quem você recorrer, você obterá uma definição inversa, estando o lead mais próximo da conversão.

– Independentemente das definições, você deseja que uma pessoa com uma necessidade que pode ser suprida por seu produto ou serviço venha a atravessar todo o funil de conversão e efetuar a compra. Como a publicidade online pode ajudá-lo nesta estratégia?

Atrair Interessados

Atrair interessados– A publicidade do Google é a melhor solução para isso. O Google Ads exibe anúncios (conhecidos como Links Patrocinados) para pessoas que manifestaram interesse no que você tem a oferecer, mesmo que nunca tenham ouvido falar de sua empresa. Para isso, são utilizados as palavras-chave na pesquisa do Google e tópicos de interesse em milhões de sites. Assim, apenas como exemplo: se você está anunciando uma pousada poderá ter seu anúncio exibido toda vez que alguém estiver procurando por pousadas localizadas em sua região.

– Você pode segmentar a exibição dos anúncios de acordo com diversos critérios, como por exemplo: idade, sexo e localização geográfica. O importante é que você conseguirá alcançar pessoas interessadas, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar a seu respeito.

Transformar Visitantes em Leads

Transformar visitantes em leads– Uma vez que o Google Ads tenha identificado e exibido seus anúncios para pessoas interessadas, você começará a receber diversas visitas em seu website. Este é o momento para fazer com que estes internautas se tornem leads. Para isso, precisará obter o contato deles.

– É verdade que existe uma grande probabilidade do visitante converter na primeira visita. No entanto, a experiência mostra que o processo de conversão pode levar horas ou até mesmo, dias. Por isso, você certamente desejará ter o contato do cliente para poder impactá-lo de forma relevante com um marketing objetivo e eficiente. Isto pode ser conseguido por meio de formulários de contato.

– Além disso, o Google Ads possui um sistema onde realiza a leitura dos cookies de navegação do internauta, para identificá-lo em visitas posteriores. Esta estratégia é conhecida como Remarketing. Assim, horas ou mesmo dias depois da visita inicial do internauta ao seu website, o Google conseguirá encontrá-lo enquanto ele estiver visitando outros sites, e exibirá anúncios personalizados de sua empresa.

Transformar Leads em Clientes

Transformar leads em clientes– Você conseguiu atrair visitantes ao seu site e fez com que verificassem sua oferta. Agora, como fará para que se tornem clientes efetivos?

– Como mencionado no subtópico anterior, o Remarketing também pode servir a este objetivo. Com base nas páginas que o internauta visitou, você consegue criar mensagens publicitárias direcionadas especificamente para ele, e exibi-las de forma estratégica durante a sua navegação pela web. Por exemplo, se o internauta visitou uma página sobre sapatos masculinos, posteriormente, verá anúncios de sapatos masculinos. Se visitou uma página de sapatos femininos, será impactado por anúncios de sapatos femininos.

– Aos poucos, será mais fácil conseguir convencer aquele visitante inicial a realizar uma compra.

– Além disso, outras estratégias (como e-mail marketing) podem ser utilizadas para engajar os leads e estimulá-los a realizar a conversão. De qualquer forma, por meio dos anúncios do Google Ads, você conseguirá identificar os interessados, atrai-los ao seu site, para então iniciar este processo que poderá gerar mais e mais vendas no futuro.

De Clientes a Promotores

– Tenha seus clientes sempre em mente. Uma forma de fazer isso é utilizar a geração de conteúdo relevante para mantê-los sempre informados sobre o tema de seu interesse. Isto cria confiança. O conteúdo pode ser divulgado na forma de texto (como em blogs), imagens (infográficos), áudios e vídeos. Encantados com seu conteúdo, e engajados com sua marca, eles poderão utilizar os mecanismos de compartilhamento (como em redes sociais) para promover a publicidade para sua rede de contatos.

<<Saiba mais sobre como funciona a publicidade no Google>>

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