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CPC, eCPC, CPM, CPA, CPI, CPV – Tudo Sobre os Lances do Google Ads

31/10/2019 Por: na Categoria Custos com 0 e 1
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Se vocĂȘ anuncia no Google Ads, jĂĄ deve ter visto siglas como CPC, CPM, CPV, entre outras. Neste artigo, conheça todos os tipos de lances do Google e quando cada um deve ser utilizado.

 

Ao investir no Google Ads, vocĂȘ tem diversas opçÔes de lances para escolher. Entre elas hĂĄ o CPC, CPV, eCPC e muitas outras.

Diante de tantas opçÔes, não pense que uma escolha aleatória seja o suficiente. Na verdade, fazer uma escolha às cegas é a receita para perder dinheiro.

Por isso, para tirar o mĂĄximo proveito dos anĂșncios no Google, com redução dos custos, Ă© preciso escolher o lance ideal.

Afinal, escolher o lance errado pode resultar em desperdiçar seu precioso investimento no Google Ads.

Por isso, este artigo vai ajudĂĄ-lo apresentando um guia com todos os tipos de lances oferecidos pelo Google.

Além disso, vamos mostrar quais os melhores lances de acordo com as metas e objetivos das empresas.

 

Quais SĂŁo os Tipos de Lances do Google Ads

 

Primeiramente, Ă© bom entender que o Google Ads trabalha com dois grupos de lances. SĂŁo assim divididos de acordo com seu funcionamento:

  • Lances automĂĄticos: o Google utiliza o aprendizado de mĂĄquina para ajustar os lances de forma automĂĄtica, visando alcançar mais cliques e conversĂ”es.
  • Lances manuais: vocĂȘ assume total controle dos seus lances determinando o valor mĂĄximo que quer pagar por eles.

 

Devo Anunciar Com Lances AutomĂĄticos ou Manuais

 

É verdade que, em um primeiro momento, utilizar lances automĂĄticos sempre parece ser a melhor opção. Afinal, basta vocĂȘ definir um orçamento diĂĄrio e deixar que o Google Ads faça o resto.

Mas Ă© importante considerar alguns fatores antes de se apressar em chegar a esta conclusĂŁo.

Primeiramente, nĂŁo hĂĄ dĂșvidas de que os lances automĂĄticos oferecem uma grande vantagem.

Sabemos que diversos fatores e sinais sĂŁo analisados pelo Google Ads no momento de um leilĂŁo. Isto significa que os lances sĂŁo ajustados na hora, fazendo com que o valor pago pelos cliques mude muito rĂĄpido. Ou seja, o valor pago por um clique hoje, em determinada pesquisa, pode ser diferente amanhĂŁ.

E quando vocĂȘ usa os lances automĂĄticos, o Google Ads ajusta seus lances de forma automĂĄtica, visando trazer os melhores resultados para vocĂȘ.

Mas este tipo de estratégia é melhor utilizada por empresas que investem um alto valor em Links Patrocinados.

Afinal, com um orçamento grande, o Google Ads consegue maior flexibilidade para realizar os ajustes, incluindo alguns mais agressivos, a fim de te posicionar bem nas pesquisas mais relevantes.

AlĂ©m disso, a estratĂ©gia de lances automĂĄticos Ă© mais eficaz em contas antigas. Afinal, contas muito novas possuem pouco histĂłrico de dados. Isto acaba sendo uma limitação para a inteligĂȘncia artificial do Google Ads prever os efeitos dos ajustes nos lances.

Portanto, não conclua apressadamente que os lances automåticos sejam sempre a opção mais viåvel e inteligente. Em muitos casos, sua imprevisibilidade faz com que os lances manuais sejam a opção mais segura para empresas de diversos tamanhos.

Mas sua escolha nĂŁo estĂĄ limitada a se usarĂĄ os lances automĂĄticos ou manuais.

Na verdade, dentro destes dois grandes grupos, existem 12 tipos de lances que devem ser escolhidos de acordo com o formato dos anĂșncios e metas ao anunciar no Google.

Vamos entĂŁo considerar cada um dos tipos de lances do Google Ads.

 

Custo Por Clique (CPC) Manual

 

No Custo Por Clique manual, vocĂȘ especifica o valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por cliques nos seus anĂșncios.

VocĂȘ pode escolher um valor de CPC para um grupo de anĂșncios. Mas tambĂ©m pode definir um valor de CPC para palavras-chave ou canais individuais. O Google permite este ajuste porque existem palavras-chave e canais que sĂŁo mais rentĂĄveis para a empresa. E nestes casos, Ă© estratĂ©gico que os lances dados para eles sejam mais altos.

custo por clique cpc

Ao escolher o CPC Manual Ă© possĂ­vel combinĂĄ-lo com o CPC otimizado (eCPC).

 

Custo Por Clique Otimizado (eCPC)

 

O custo por clique otimizado tem como objetivo aumentar as conversÔes dos lances de CPC. Ele faz isso aumentando os lances de CPC para cliques com maior probabilidade de gerar conversÔes. Ao mesmo tempo, reduz os lances para cliques com menor probabilidade de gerar conversÔes.

O eCPC é otimizado com a ajuda de estratégias de lances automåticos como o ROAS Desejado e o CPA Desejado (sobre estes, falaremos mais adiante).

Assim, vocĂȘ consegue manter o controle dos seus lances, ao mesmo tempo em que dĂĄ certa liberdade para o Google Ads realizar pequenos ajustes dependendo das pesquisas e probabilidades de conversĂŁo.

 

ROAS Desejado

 

ROAS significa Retorno do Investimento em Publicidade. Esta estratégia automatiza os lances de modo a maximizar o valor da conversão.

Ao escolher um valor de ROAS Desejado, vocĂȘ estĂĄ especificando um valor de conversĂŁo mĂ©dio que deseja receber para cada real investido em Links Patrocinados.

Este valor Ă© determinado como percentual. Por exemplo, se vocĂȘ quer ganhar 5 reais para cada real investido em Links Patrocinados, seu ROAS Desejado Ă© de 500%.

Retorno Investimento Publicidade

Como esta estratégia funciona?

Com base nas conversÔes jå registradas, o Google Ads consegue realizar previsÔes de conversÔes futuras.

Portanto, o Google Ads vai otimizar os lances de forma automĂĄtica, no momento do leilĂŁo.

O objetivo Ă© atingir um ROAS que seja o mais prĂłximo possĂ­vel daquele especificado por vocĂȘ.

 

Custo Por Ação (CPA) Desejado

 

CPA significa Custo Por Ação ou custo por aquisição. Ele se refere ao valor que vocĂȘ precisa pagar por uma conversĂŁo ocorrida a partir do seu anĂșncio.

Esta estratĂ©gia Ă© utilizada por empresas que querem impulsionar o nĂșmero de conversĂ”es.

Com os lances de CPA Desejado, vocĂȘ especifica quanto estĂĄ disposto a pagar por conversĂŁo.

custo por ação

Por exemplo, digamos que vocĂȘ queira pagar para o Google nĂŁo mais do que 10% do valor de venda de um produto. Neste caso, se vocĂȘ vende um produto de R$ 100,00, seu CPA Desejado serĂĄ de R$ 10,00.

Dessa forma, o Google Ads vai ajudĂĄ-lo por otimizar os lances de modo que vocĂȘ consiga as conversĂ”es sem exceder o valor estipulado no CPA.

Mas Ă© importante destacar que algumas conversĂ”es custarĂŁo mais e outras menos – o CPA MĂ©dio, no entanto, serĂĄ o mais prĂłximo possĂ­vel do CPA Desejado.

 

Custo Por Mil ImpressÔes (CPM)

 

O CPM, ou Custo Por Mil ImpressĂ”es, funciona com base no nĂșmero de impressĂ”es obtidas com seus Links Patrocinados.

VocĂȘ participa do leilĂŁo dando um lance, ou seja, um valor que estĂĄ disposto a pagar cada vez que seus anĂșncios totalizarem mil impressĂ”es.

Este leilĂŁo estĂĄ disponĂ­vel para anĂșncios veiculados na Rede de Display.

 

Custo Por Mil ImpressÔes Visíveis (vCPM)

 

Seu funcionamento Ă© o mesmo que o CPM. A diferença do Custo Por Mil ImpressĂ”es VisĂ­veis Ă© que uma impressĂŁo sĂł Ă© contada quando o Link Patrocinado for considerado “visĂ­vel”.

Um anĂșncio Ă© considerado visĂ­vel quando pelo menos 50% dele Ă© exibido na tela por um segundo ou mais (para anĂșncios grĂĄficos) e por dois segundos ou mais (para anĂșncios em vĂ­deo).

Esta estratĂ©gia Ă© interessante para marcas que querem melhorar seu branding. Visto que vocĂȘ prioriza a visibilidade dos anĂșncios, o Google Ads vai favorecer os espaços publicitĂĄrios com maior probabilidade de se tornarem visĂ­veis.

Esta estratĂ©gia de lances nĂŁo estĂĄ disponĂ­vel para anĂșncios veiculados na rede de pesquisa do Google.

 

Custo Por Visualização (CPV)

 

O lance de Custo Por Visualização estĂĄ disponĂ­vel somente para campanhas de anĂșncios em vĂ­deo TrueView.

Como uma visualização é contabilizada?

Isto acontece quando seu anĂșncio em vĂ­deo Ă© assistido por pelo menos 30 segundos (ou completo, quando ele tiver menos de 30 segundos).

Mas hĂĄ outras açÔes nos vĂ­deos que sĂŁo contabilizadas como “visualização” pelo Google Ads. Estas incluem os cliques em call-to-actions, cartĂ”es e banners complementares.

Portanto, sempre que alguém assistir a pelo menos 30 segundos de vídeo e/ou interagir com seu vídeo, o Google Ads contabilizarå uma visualização.

 

Maximizar Cliques

 

Ao anunciar no Google, seu objetivo Ă© obter cliques e levar os visitantes para uma pĂĄgina de destino?

A opção de lance Maximizar Cliques pode ser a estratégia ideal.

Maximizar Cliques

Trata-se de uma estratĂ©gia de lance automĂĄtico onde vocĂȘ define um orçamento e o Google Ads faz o restante.

Desta forma, vocĂȘ nĂŁo precisa escolher individualmente lances para grupos de anĂșncios, palavras-chave ou canais.

VocĂȘ apenas escolhe um orçamento diĂĄrio e o Google define os lances para cada leilĂŁo, tentando gerar o maior nĂșmero possĂ­vel de cliques, sem estourar seu orçamento.

 

Maximizar ConversÔes

 

A estratĂ©gia Maximizar ConversĂ”es objetiva alcançar o maior nĂșmero possĂ­vel de conversĂ”es dentro do seu orçamento.

Esta é também uma estratégia de lances automåticos, onde o Google Ads faz os ajustes de forma personalizada, em cada leilão.

Maximizar ConversÔes

Visto que o objetivo Ă© alcançar o maior nĂșmero possĂ­vel de conversĂ”es, o Google procura fazer um bom aproveitamento do seu dinheiro. Como assim?

Imagine que vocĂȘ tenha reservado R$ 30,00 como orçamento diĂĄrio dos seus Links Patrocinados. EntĂŁo, caso o Google Ads encontre uma Ășnica conversĂŁo que custarĂĄ R$ 30,00 para vocĂȘ, ele nĂŁo farĂĄ lances neste leilĂŁo.

Esta estratĂ©gia procura utilizar o valor mĂĄximo do seu orçamento diĂĄrio. Portanto, Ă© bem provĂĄvel que todo ele seja utilizado se vocĂȘ escolher a opção Maximizar ConversĂ”es.

 

Maximizar o Valor da ConversĂŁo

 

Nem todas as suas conversĂ”es tĂȘm o mesmo valor. Algumas sĂŁo mais valiosas ou rentĂĄveis do que outras.

No tipo de lance Maximizar o Valor da Conversão, o Google Ads procura encontrar e gerar as conversÔes mais valiosas para sua empresa.

Como ele faz isso?

No lance Maximizar o Valor da ConversĂŁo, o Google Ads utiliza o aprendizado de mĂĄquina. Ele analisa o histĂłrico das suas campanhas, bem como os sinais contextuais no exato momento do leilĂŁo. A partir daĂ­, o Google consegue identificar as conversĂ”es mais valiosas para vocĂȘ e, consequentemente, ajusta seus lances de CPC.

Esta estratĂ©gia tambĂ©m procura utilizar o valor total do seu orçamento diĂĄrio. Portanto, se atualmente, vocĂȘ nĂŁo utiliza todo seu orçamento, ao escolher esta estratĂ©gia, vocĂȘ provavelmente verĂĄ um aumento sĂșbito no valor empregado.

 

Parcela de ImpressÔes Desejada

 

Outro tipo de lance automåtico é a Parcela de ImpressÔes Desejada.

Ele estĂĄ reservado para as campanhas na Rede de Pesquisa.

Esta estratĂ©gia tem como objetivo encontrar o lance certo para que seus anĂșncios sejam exibidos em 3 posiçÔes:

  • Na primeira posição da parte superior dos resultados de uma busca no Google;
  • Entre os anĂșncios da parte superior;
  • Na primeira pĂĄgina do Google, independentemente da posição.

Note na imagem abaixo que vocĂȘ precisa especificar em quais destas trĂȘs posiçÔes deseja exibir seus anĂșncios.

Parcela ImpressÔes Desejada

Em seguida, vocĂȘ precisa definir a “Porcentagem (%) da parcela de impressĂ”es desejada”.

Esta opção refere-se a frequĂȘncia com que vocĂȘ deseja exibir seus Links Patrocinados na ĂĄrea da pĂĄgina de pesquisa selecionada.

Por exemplo, se vocĂȘ configurar esta opção como 70% na primeira posição, o que isto significa? Que o Google Ads ajustarĂĄ seus lances para tentar exibir seus anĂșncios na primeira posição 70% do nĂșmero total de vezes que isso poderia acontecer.

Quanto maior esta porcentagem, maior a predominĂąncia dos seus anĂșncios nas posiçÔes selecionadas.

Por isso, digamos que vocĂȘ queira dominar impressĂ”es para pesquisas especĂ­ficas. Neste caso, vocĂȘ deverĂĄ configurar percentuais mais altos, como 90% ou 100%, por exemplo.

Mas nĂŁo se engane: esta ação resultarĂĄ nos seus gastos subindo rapidamente. Afinal, o Google interpretarĂĄ isso como uma exigĂȘncia de sua parte de aparecer na posição selecionada sempre que termos relacionados forem pesquisados.

E Ă© claro que algumas posiçÔes sĂŁo mais caras do que outras. VocĂȘ pagarĂĄ mais para exibir seus anĂșncios no topo da pĂĄgina, acima dos demais resultados, em vez de selecionar qualquer posição da primeira pĂĄgina.

Finalmente, vocĂȘ deve configurar o limite mĂĄximo de CPC, ou seja, o valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por clique.

Aqui Ă© importante nĂŁo escolher um valor muito baixo porque isto limitaria o espaço de ajustes realizados automaticamente pelo Google Ads. Em consequĂȘncia, vocĂȘ dificilmente alcançaria a meta de parcela de impressĂ”es desejada.

 

Custo Por Instalação (CPI)

 

Existe uma estratégia de lances voltada exclusivamente para as campanhas para apps. Estamos falando do Custo Por Instalação (CPI) desejado.

Com este lance, vocĂȘ diz ao Google quanto estĂĄ disposto pagar para ter um novo cliente instalando seu aplicativo.

O Custo Por Instalação funciona da mesma maneira que o CPA. Porém, como mencionado, ele é exclusivo das campanhas para aplicativos.

 

Quais SĂŁo Suas Metas

 

Agora que explicamos cada um dos tipos de lances do Google Ads, chega o momento de escolher qual o mais indicado para suas campanhas.

Mas, não cometa o erro de selecionar um tipo de lance de forma aleatória. Também não escolha cegamente a opção padrão.

Para escolher o lance certo, Ă© preciso definir suas metas e objetivos ao anunciar na internet.

Por exemplo, pense em uma empresa que estå iniciando uma campanha de branding na Rede de Display. Serå que o lance de CPC Manual é a melhor opção? Não. Visto que a meta é aumentar o reconhecimento e lembrança da marca, utilizar o lance de custo por mil impressÔes (CPM) pode ser a opção mais indicada.

Por isso, Ă© importante determinar as metas para somente entĂŁo escolher os lances mais indicados.

Vamos pensar nas metas mais comuns das empresas que usam o marketing digital para promover seus negĂłcios.

 

Vendas e Outras ConversÔes

 

Seu objetivo é capturar usuårios qualificados e direcionå-los para seu site, visando novas vendas e outras conversÔes importantes?

Neste caso, existem tipos de lances mais adequados para vocĂȘ, como os seguintes:

  • ROAS Desejado
  • CPA Desejado
  • Maximizar ConversĂ”es

 

Branding

 

Se seu objetivo Ă© fortalecer a presença de sua empresa na internet, ajudando o pĂșblico-alvo a reconhecer e se lembrar de sua marca, as estratĂ©gias de lances mais indicadas sĂŁo:

  • CPM
  • vCPM

Campanhas de branding sĂŁo usualmente veiculadas na Rede de Display.

Mas tambĂ©m Ă© possĂ­vel fortalecer sua marca na rede de pesquisa. Neste caso, vocĂȘ pode utilizar lances como:

  • Parcela de ImpressĂ”es Desejada

 

Dicas Para Não Desperdiçar Dinheiro

 

Uma das dicas para nĂŁo desperdiçar dinheiro na escolha dos lances jĂĄ foi mencionada: definir as metas antes de escolher os lances. Mas esta nĂŁo Ă© a Ășnica dica.

Se vocĂȘ estĂĄ começando agora a anunciar no Google Ads Ă© importante ser criterioso com seus lances. Comece com valores mais baixos e faça pequenos ajustes Ă  medida que os resultados forem aparecendo. Mas, analise cuidadosamente os relatĂłrios para visualizar o desempenho, especialmente quando realizar ajustes nos lances.

Serå que esta estratégia sempre deve ser utilizada em campanhas recém-criadas? Na verdade, nem sempre.

Existem empresas que utilizam uma tåtica diferente. Elas começam com lances mais agressivos e depois diminuem gradativamente. Qual o objetivo? Conseguir, de imediato, diversos cliques. Isto vai resultar em uma boa CTR, além de aumentar o índice de qualidade. Depois, mesmo diminuindo um pouco os lances, as chances do índice de qualidade continuar alto são grandes. E isto contribuirå para manter o bom desempenho.

AlĂ©m disso, teste diferentes tipos de lances. Por exemplo, para aumentar as conversĂ”es vocĂȘ pode começar com Maximizar ConversĂ”es. ApĂłs algumas semanas analisando os resultados, altere seus lances para ROAS Desejado. Novamente, deixe suas campanhas rodando por algumas semanas e veja como o desempenho muda. VocĂȘ ainda pode testar outros tipos de lances, como o CPA Desejado. No final, verifique quais sĂŁo os lances que fazem o melhor aproveitamento do seu orçamento, ajudando-o a atingir as suas metas no marketing digital.

Isto nos leva a uma ação extremamente importante e, muitas vezes, deixada de lado: monitorar os lances.

 

Criar Regras Automatizadas

 

Para ajudĂĄ-lo na tarefa de monitorar os lances e fazer alguns ajustes, vocĂȘ pode utilizar a ferramenta do Google conhecida como Regras Automatizadas.

Regras Automatizadas

Nas regras do Google Ads, vocĂȘ pode configurar diversas açÔes para serem realizadas em massa, automaticamente.

Assim, Ă© possĂ­vel criar condiçÔes que instruam o Google a alterar seus lances, sem vocĂȘ precisar realizar a tarefa manualmente.

Por exemplo, vocĂȘ pode instruir o Google a aumentar o lance do CPM em 5% se suas impressĂ”es visĂ­veis forem superiores a 100, em um dia. As possibilidades de condiçÔes sĂŁo inĂșmeras.

Regras Automatizadas

VocĂȘ tambĂ©m pode utilizar as Regras para ser notificado por e-mail quando houver alteraçÔes significativas em sua conta, por exemplo, quando os custos do CPC ficarem demasiadamente alto.

 

Ajustar Lances de Acordo Com Desempenho DemogrĂĄfico

 

Os relatĂłrios do Google Ads trazem detalhes sobre todo o desempenho dos seus Links Patrocinados.

Isto permite que vocĂȘ descubra, entre outras coisas, o desempenho de cada um dos grupos demogrĂĄficos.

Imagine que, em suas campanhas, vocĂȘ descubra que as pessoas entre 18 e 24 anos sĂŁo as que mais compram seus produtos. O que acha de aumentar os lances especificamente para elas?

Ao anunciar nos Links Patrocinados vocĂȘ pode ajustar os lances de acordo com dados demogrĂĄficos.

ajustar lances demogrĂĄficos

Assim, vocĂȘ poderĂĄ alcançar mais pessoas que correspondam a estes critĂ©rios.

 

Concluindo

 

Assim, com base no que foi discutido neste artigo, vemos que escolher o lance ideal para suas campanhas dependerå de uma série de fatores.

Afinal, escolher um tipo de lance aleatoriamente ou apenas seguir a opção padrĂŁo do Google Ads poderĂĄ fazer com que vocĂȘ perca dinheiro e nĂŁo alcance todo o potencial dos seus anĂșncios.

Seu investimento Ă© muito valioso para ser desperdiçado. Portanto, se precisar de ajuda, entre em contato com uma agĂȘncia Google Partner para obter orientação profissional.

Assim, escolhendo os lances certos para suas campanhas, vocĂȘ conseguirĂĄ mais vendas gastando menos.

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