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CTR Ideal – O Que Considerar ao Quantificar Sua Taxa de Cliques no Google Ads

22/07/2019 Por: na Categoria Anuncia no Google de forma autĂŽnoma com 0 e 6
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Qual o valor ideal para uma CTR? E o que vocĂȘ pode fazer para aumentar a CTR de suas campanhas de Links Patrocinados?

 

O que pode ser considerado uma Taxa de Cliques (CTR) boa?

A pergunta Ă© antiga. E os fatores que determinam a resposta mais precisa sĂŁo bastante variados.

Afinal, considere as pĂĄginas de resultados do Google. Elas mudaram muito. Os clĂĄssicos 10 resultados deram lugar a estruturas muito mais complexas. Links Patrocinados de texto, anĂșncios com imagens, painĂ©is de conhecimento, mĂșltiplas plataformas, respostas rĂĄpidas – diversos itens que podem ser combinados de acordo com a pesquisa do usuĂĄrio.

Além disso, o mobile surgiu anos atrås como coadjuvante, e hoje é personagem principal.

Diante de tantas mudanças, é sempre interessante reconsiderar a pergunta: o que é uma boa CTR no Google Ads?

 

O Valor da CTR

 

A taxa de cliques é uma das muitas métricas importantes no ùmbito do Google Ads e de outras plataformas de marketing digital.

Ela ajuda a quantificar o nĂșmero de pessoas que viu seu anĂșncio e se interessou, a ponto de clicar nele.

Os anunciantes costumam utilizar esta mĂ©trica como base para verificar se o anĂșncio Ă© efetivo. Ou seja, se estĂĄ sendo exibido para as pessoas certas no momento certo. AlĂ©m disso, a CTR pode ser usado para verificar a qualidade do anĂșncio, se estĂĄ sendo suficientemente interessante para atrair a atenção do pĂșblico-alvo.

Por isso, aumentar a CTR é um dos aspectos da otimização das campanhas no Google Ads.

 

A Diferença das Redes e Canais

 

Ao determinar uma boa CTR Ă© importante levar em consideração a rede onde os anĂșncios de Links Patrocinados sĂŁo veiculados.

Por exemplo, anĂșncios de texto e anĂșncios do Google Shopping na rede de pesquisa costumam ter uma taxa de cliques maior do que os Links Patrocinados exibidos na Rede de Display.

No entanto, quando falamos em Rede de Display, precisamos abrir parĂȘnteses. Os anĂșncios de Remarketing sĂŁo uma exceção – eles oferecem taxas de cliques bem superiores Ă  publicidade tradicional no Display.

 

Ao Avaliar a CTR, NĂŁo Deixe de Fora o Contexto

 

Ao avaliar a taxa de CTR Ă© importante considerar os fatores que podem alterĂĄ-la.

Por exemplo, a posição do anĂșncio. Se o seu Link Patrocinado for exibido no primeiro resultado no Google, obterĂĄ uma visibilidade maior do que se for exibido na parte inferior dos resultados.

A quantidade e qualidade das extensĂ”es de anĂșncios tambĂ©m fazem toda a diferença. AnĂșncios com extensĂ”es nĂŁo ficam apenas maiores, mas tambĂ©m tem maior probabilidade de exibir uma informação que seja exatamente o que o cliente estĂĄ procurando.

Outro fator para levar em conta ao determinar uma boa CTR Ă© a tela onde os anĂșncios sĂŁo exibidos. De modo geral, anĂșncios exibidos em celulares tĂȘm uma taxa de cliques maior do que os exibidos em computadores.

CTR maior em smarphone

Uma das características que contribuem para isso é o tamanho da tela dos smartphones. Com o tamanho menor, os Links Patrocinados (especialmente aqueles exibindo imagens) acabam ocupando mais espaço da tela.

Sempre leve em consideração o ramo de atuação de sua empresa. Diferentes setores trazem diferentes comportamentos e resultados. Por isso, contextualize sua CTR levando em consideração seu segmento de atuação.

De qualquer forma, Ă© importante ter dados suficientes. NĂŁo adianta pegar um anĂșncio que teve apenas 10 impressĂ”es e avaliar a CTR, jĂĄ pensando em fazer ajustes e otimizaçÔes. Talvez vocĂȘ precise de algumas centenas de impressĂ”es para poder ter uma visĂŁo completa e alicerçada do desempenho dos anĂșncios.

 

CTR de 2% É Bom?

 

De modo geral, vocĂȘ vai encontrar o valor de 2% como sendo uma taxa de cliques interessante. De fato, dependendo do seu ramo de negĂłcio, pode ser uma boa taxa.

Mas, como analisado acima, é preciso levar em consideração diversos fatores. Por exemplo, campanhas no Google Shopping podem taxas de cliques bem acima dos 2%. Além disso, é preciso verificar o mercado de atuação de sua empresa, se esta taxa estå sendo obtida no mobile ou computadores, além de outras variåveis.

Talvez vocĂȘ esteja atingindo os 2% e estĂĄ satisfeito com isso. Mas Ă© preciso considerar que nem todas as pessoas que clicam nos anĂșncios sĂŁo clientes em potencial. Pode ser que, por falta de clareza no anĂșncio, as pessoas clicam esperando um tipo de serviço ou produto, somente para descobrir que nĂŁo era aquilo que ela desejava.

 

Otimizar Sempre

 

Sua CTR talvez esteja boa, mas serå que ainda hå espaço para melhorar a taxa de cliques?

Em vez de arriscar uma resposta, vocĂȘ pode realizar testes A/B para verificar isso.

Em muitos casos, a simples mudança no tĂ­tulo ou na descrição de um anĂșncio jĂĄ pode alterar o desempenho dos Links Patrocinados.

AlĂ©m disso, no caso de anĂșncios exibidos na Rede de Display, vocĂȘ pode testar outras imagens para seus banners grĂĄficos. Alterar suas imagens, buscando sempre as mais relevantes e de maior qualidade, podem impulsionar o desempenho das campanhas.

Mas nem sempre a otimização estå no campo visual, naquilo que os clientes visualizam.

Algumas alteraçÔes ocorrem, por assim dizer, nos bastidores.

VocĂȘ pode melhorar sua taxa de cliques (CTR) por:

  • Adicionar mais palavras-chave negativas, impedindo os anĂșncios de serem exibidos em pesquisas irrelevantes;
  • Remover tipos de correspondĂȘncia com desempenho abaixo do esperado;
  • Remover ou adicionar os parceiros de pesquisa para exibição dos anĂșncios;
  • Fazer ajustes nos lances, cuidando para que o CPC nĂŁo fique muito alto, alĂ©m de suas expectativas.

 

O Valor de Outras MĂ©tricas Combinadas Com a Taxa de Cliques

 

NĂŁo podemos utilizar a CTR como Ășnica mĂ©trica de valor. O Google Ads oferece uma ampla gama de mĂ©tricas que ajudam a quantificar o valor das campanhas de Links Patrocinados.

A combinação da taxa de cliques com outras métricas e KPIs são essenciais para visualizar o desempenho das campanhas no curto, médio e longo prazo.

Para muitas empresas que anunciam no Google de forma autÎnoma, estar em dia com tantas métricas lançadas é um verdadeiro desafio.

É por isso que grande parte dos anunciantes prefere contratar os serviços de uma agĂȘncia certificada Google Partner.

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