Desafios ao Manter Contas de Links Patrocinados Atualizadas

Desafios ao Manter Contas de Links Patrocinados Atualizadas

27/11/2015 Por: na Categoria Gerenciamento com 0 e 1
Home > Blog > Gerenciamento > Desafios ao Manter Contas de Links Patrocinados Atualizadas

Veja o que as novidades lançadas pelo Google Ads exigem do consultor de Links Patrocinados e os desafios ao aplicá-las às contas dos clientes

– Gerenciar contas e campanhas de Links Patrocinados traz consigo diversas responsabilidades. Para que se alcance os resultados esperados, o consultor de marketing de busca precisa conhecer as novidades lançadas pelo Google Ads.

– No entanto, quando falamos em novidade do Ads, devemos admitir que isto traz consigo dois desafios:

  • Conhecer cada uma das alterações realizadas, bem como novos recursos da ferramenta de Links Patrocinados;
  • Identificar o que será útil para cada um dos clientes.

Conhecer Todas as Novas Ferramentas do Google Ads

Conhecer ferramentas do Google Ads– O primeiro desafio envolve estar sempre antenado com o universo do marketing de busca, acompanhando páginas e blogs com novidades sobre a arte de anunciar na internet.

– Mas isto pode ser insuficiente. Na verdade, muitas novidades são lançadas pelo Google Ads de forma silenciosa, sem qualquer anúncio oficial. Muitas vezes, descobrimos novos recursos por acaso, ao realizar a gestão das campanhas de clientes. Um olhar perspicaz, sem distrações, poderá perceber estas nuances praticamente ocultas enquanto as campanhas são otimizadas.

– A comunicação entre analistas dentro de uma agência de Links Patrocinados permitirá que toda a equipe tenha conhecimento do novo recurso descoberto e permitirá um empenho conjunto para se aprofundar em suas funcionalidades.

Aplicabilidade de Novas Ferramentas Para os Clientes

– Cumprir com o segundo desafio dependerá de diversos fatores e variáveis como: entender quais são os objetivos de marketing do cliente, seu orçamento publicitário, produtos e serviços oferecidos, alcance das campanhas, etc. Isto permite associar os novos recursos com a identidade de cada campanha.

– Uma vez identificado que determinada novidade interessa a um cliente em especial, o consultor de Links Patrocinados deve realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre a ferramenta em questão.

Campanhas de Links Patrocinados Atualizadas Exigem Mudanças

– Passar a utilizar uma nova ferramenta do Google Ads exige pequenas ou grandes mudanças. Algumas delas terão impacto apenas na configuração.

– Por exemplo, com a padronização das impressões visíveis (vCPM), uma agência de Links Patrocinados decide aumentar todos os lances, já que estas impressões são muitos mais valiosas do que as alcançadas e pagas por meio do CPM.

– Visto que haverá uma margem de “economia” na transição do CPM para o vCPM, esta mudança talvez não afete o orçamento diário do cliente. Mas outras adaptações podem ter forte efeito sobre o investimento.

– Todo este cenário alistado ocorre em apenas um lado da moeda: o interior de uma agência de Links Patrocinados. O ato seguinte envolve convencer o cliente a adotar medidas quando estas afetam diretamente o orçamento publicitário.

Mudanças no Google Ads e o Aval do Cliente

google-adwords-aval-cliente– Especialmente em tempos de crise, a cautela é uma característica vigente nas empresas. Então, não é de surpreender que clientes talvez se perguntem: por que mudar algo que já está dando certo?

– Esta pergunta desconsidera uma realidade que pode soar assustadora no universo do marketing de busca: o que está dando certo hoje pode não dar certo amanhã. E, em alguns casos, provavelmente não dará.

– Quando novidades são lançadas, os concorrentes do cliente talvez adotem as novas medidas que otimizarão o desempenho de suas campanhas. Se o cliente se recusa a mexer em seu “time que está ganhando” poderá descobrir tardiamente que a concorrência deu passos significativos, deixando-o para trás.

– Por isso, quando falamos em desafios para o consultor de Links Patrocinados, isto envolve também a capacidade de fazer com que o cliente admita que precisa encarar novas frentes, talvez até mesmo reformulando estratégias.

– Há casos em que palavras não são suficientes. O Google Ads costuma destacar cases de empresas que adotaram novidades e que estão tendo bons resultados. Por exemplo:

– Ao divulgar a ferramenta Visitas à Loja para avaliar o impacto dos anúncios online nas lojas físicas, o Google compartilhou o case da Rona Inc., varejista canadense de equipamentos e produtos para casa e jardinagem.

Case Rona do Google Ads

– Estudos de caso e números, talvez acompanhados de gráficos, são argumentos eficazes para traduzir para o cliente o que significam melhorias no desempenho de suas campanhas.

Apresentar Resultados aos Clientes

– Quando um cliente se rende a uma nova ferramenta do Google Ads e se dispõe a aumentar seu investimento, é interessante poder apresentar-lhe, posteriormente, como o desempenho geral da campanha (incluindo o retorno financeiro) foi afetado. Isto é importante para que ele compreenda os benefícios das novas estratégias ao anunciar na internet.

– Evidentemente, é preciso ser realista ao determinar até que ponto as novidades podem ser aplicadas às campanhas do cliente. O entusiasmo da parte deles não será suficiente caso se exija um investimento superior ao orçamento máximo disponível pela empresa.

– Portanto, o consultor de Links Patrocinados faz a ligação entre as novidades lançadas pelo Google Ads e a aplicação às contas dos clientes. Nestas duas frentes, exigem-se conhecimento, expertise, e argumentos abalizados. Mas são exercícios e práticas realizadoras, especialmente quando vemos os resultados comprovarem que estamos no caminho certo.

agencia-google-adwords

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.