Devo Investir em Publicidade Online Para Anunciar Minha Empresa?

Devo Investir em Publicidade na Internet Para Divulgar Minha Empresa?

21/03/2016 Por: na Categoria Anúncios, Nunca anunciou no Google com 0 e 23
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Será que a publicidade na internet é o ideal para minha empresa? Por que eu deveria migrar meus anúncios da publicidade tradicional em panfletos e jornais para a internet? Não estarei jogando dinheiro fora? Se estas perguntas o incomodam, este artigo é para você

Vantagens da publicidade na internet– A internet revolucionou a forma como pessoas e empresas se relacionam e desempenham suas atividades. Temos testemunhado o impacto da tecnologia sobre a vida social das pessoas. Mais do que isso, a internet alterou impactantemente a forma como as empresas fazem negócios e controlam todos os resultados.

– Mas se você possui uma empresa e nunca anunciou na internet, é natural sentir-se desconfiado diante da possibilidade de utilizar um novo canal para promoção dos seus produtos ou serviços.

– Empresários acostumados à publicidade tradicional (anúncios em jornais, revistas, TV, panfletos, etc.) são invadidos por diversas dúvidas e até alguns conceitos equivocados sobre a publicidade online. Será que devo anunciar na internet? O público que realmente me interessa será alcançado e influenciado por este marketing? Não vou desperdiçar dinheiro? Quais são as vantagens de investir em publicidade na internet?

– Assim, vamos considerar algumas características da publicidade online e suas vantagens.

Redução de Custos

– A publicidade na internet (também conhecida como marketing digital) tem um custo inferior à publicidade tradicional. Isto significa que, de modo geral, você pagará menos do que costuma pagar anunciando em televisão, revistas e páginas amarelas. E há ainda uma incrível característica, impossível de não ser considerada: é potencialmente mais vantajosa.

– É são exatamente estes custos reduzidos que possibilitam uma igualdade de condições.

Igualdade de Condições

– Na publicidade tradicional, pequenas e médias empresas não tem quase nenhuma chance contra os grandes do mercado. Por exemplo, como utilizar um modesto orçamento publicitário e lutar em pé de igualdade contra grandes empresas em anúncios de revistas, jornais e televisão?

– Na internet, com um site cuidadosamente construído, que facilita a jornada do consumidor até a compra final, é possível diminuir (e, em alguns casos, até eliminar) o abismo existente entre pequenas, médias e grandes empresas. Dependendo da pesquisa que o usuário realizar, o anúncio de sua empresa pode figurar em destaque.

Publicidade Não Invasiva

– Em um canal de televisão, por exemplo, a mensagem publicitária pode ser altamente inconveniente, interrompendo a programação e gerando até sentimentos negativos nos telespectadores. Para piorar a situação, a empresa que estiver anunciando pagará cada segundo desta veiculação, independentemente do público assistir ou não ao comercial.

– De modo geral, a publicidade na internet funciona sob outra ótica: não ser invasiva. Por exemplo, mecanismos de pesquisa como o Google exibem anúncios nos resultados das buscas dos internautas. Estes anúncios são conhecidos como Links Patrocinados. Quando eles são exibidos? Somente quando a pesquisa do internauta indicar que ele tem interesse no produto ou serviço que sua empresa oferece. Assim, se você possui uma loja de calçados, seu anúncio jamais será exibido caso uma pessoa pesquise por consultórios odontológicos ou materiais de construção. No entanto, uma pesquisa por tênis ou sapatos indicará ao Google que é a hora de exibir o anúncio da sua loja.

<<Como Funcionam os Anúncios no Google>>

– Mas e quanto aos anúncios em vídeo que costumamos ver antes ou durante uma exibição no YouTube? O ponto interessante dos chamados anúncios TrueView é que você paga apenas quando um usuário assistir a 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo completo, se ele tiver menos de 30 segundos). Um botão “Pular anúncio” permite que os usuários parem de assistir ao vídeo. Assim, se a mensagem não interessar ao internauta, ele pode pular o anúncio e você não pagará nada por isso.

Resultados Mais Rápidos

– Você não precisa esperar dias ou semanas para que aquela publicidade no jornal de domingo comece a trazer os tão esperados resultados. Na internet, com uma estratégia eficiente de marketing, os resultados podem ser imediatos. Uma campanha publicitária na web pode fazer com que em poucas horas a empresa perceba um aumento nas visitas de seu website, e no número de conversões.

Métricas e Controle de Interação e Resultados

– Em uma frase atribuída a William Hesketh Lever, metade do dinheiro investido em marketing é desperdiçado – o problema é descobrir qual metade. Vemos assim quão importante é analisarmos as métricas sobre a interação do público com a publicidade.

– Diferentemente do que acontece com o marketing tradicional, no digital você tem um incrível controle sobre detalhes de toda a interação das pessoas com seus anúncios, inclusive colhendo dados demográficos e informações sobre suas preferências. Estas métricas são recolhidas e apresentadas em tempo real, permitindo que mudanças e refinamentos nas estratégias de marketing sejam prontamente efetuadas. Por exemplo, você pode descobrir que sua mensagem está tendo melhores resultados com pessoas de determinadas faixas etárias (como de 25 a 34 anos) ou com usuários com uma específica situação familiar (com ou sem filhos).

– Há uma gigantesca quantidade de métricas disponíveis. O que varia o valor de cada uma delas são as metas de sua empresa.

Ampla Exposição

– Campanhas de marketing digital permitem que seu público-alvo possa ver sua mensagem publicitária em qualquer lugar do mundo, onde quer que se encontrem. Se seu público se encontra no Brasil, é possível estender sua mensagem publicitária para todos eles. Se ele se encontra em outros países, o marketing digital permite segmentar as campanhas para qualquer lugar do planeta. No entanto, se agora formos imaginar esta estratégia sendo aplicada ao marketing tradicional, imagine os custos para disponibilizar seu anúncio em diversas revistas e jornais do país! Imagine quanto custaria criar uma campanha para veicular anúncios em uma TV ou rádio estrangeira!

– A internet rompeu estas fronteiras. Sua empresa consegue ampla exposição, atingindo potenciais clientes em pequenas cidades ou grandes metrópoles. E tudo isso com o mesmo custo reduzido que é característico deste marketing quando comparado com a publicidade tradicional.

– Esta exposição pode até possibilitar que sua mensagem publicitária viralize.

Vantagens da publicidade na internet

Virais

– Você já deve ter se deparado com mensagens que viralizaram na internet, sendo repassadas e compartilhadas avidamente por internautas, e até se tornando notícia em alguns portais. A internet tem esse poder – um poder inexistente no marketing tradicional.

– Por exemplo, quantas vezes você viu um panfleto de uma empresa ser repassado entusiasticamente entre centenas ou milhares de pessoas? Quantas vezes ouviu falar de pessoas recortando anúncios no jornal e enviando para seus amigos e parentes? Como mencionado, esta é uma característica inexistente no marketing tradicional. No entanto, na internet, este é um comportamento padrão. Em questão de poucas horas ou dias, sua mensagem pode ser não apenas visualizada, mas repassada para milhares de outras pessoas.

Estabelecer e Manter Uma Longa Relação Com os Clientes

– A internet oferece recursos para que você capture dados sobre seus clientes que tiveram contato com sua empresa no ambiente online, e mantenha-os informados sobre promoções e novidades.

– Estas são algumas das vantagens se você decidir anunciar sua empresa na internet. Evidentemente, assim como acontece com o marketing tradicional, no ambiente digital também existe a competitividade. Isto significa que é essencial definir metas e estratégias para alcançar o público-alvo. Campanhas bem configuradas permitem não apenas alcançar seu público-alvo no exato momento em que ele mais precisa de você, mas também reduzir os custos e aumentar o retorno do investimento.

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