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Dicas de Boas PrĂĄticas Para Realizar Testes A/B

25/09/2015 Por: na Categoria AnĂĄlise e Monitoramento com 0 e 1
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Testes A/B exigem conhecimento das ferramentas do Google Ads e tempo para gerenciar mudanças e analisar resultados

– O Índice de Qualidade Ă© um componente essencial para auxiliar os Links Patrocinados a ficarem melhores posicionados nos resultados de pesquisa, aumentando o trĂĄfego qualificado no website anunciado. AlĂ©m disso, um bom Ă­ndice contribui para que as taxas cobradas sobre os cliques sejam as mais baixas possĂ­veis.

– Mais trĂĄfego com custos mais baixos – certamente, o consultor de web marketing tem todos os motivos para se certificar de que os anĂșncios estejam bem qualificados junto ao Google Ads.

– Felizmente, o analista de Links Patrocinados nĂŁo precisa entrar no campo da adivinhação. Como solução mais viĂĄvel, ele sĂł precisa testar.

Dois Tipos de Testes, Um Objetivo

– A otimização das campanhas publicitĂĄrias pode ser dividido em dois grupos principais:

  • Teste A/B: testar duas variĂĄveis (de um mesmo anĂșncio, por exemplo) e acompanhar os resultados. O vencedor entra em um novo teste, com uma nova versĂŁo do anĂșncio;
  • Novas Oportunidades: neste caso, nĂŁo hĂĄ comparação entre duas variĂĄveis, mas a descoberta e adição de novos elementos Ă s campanhas (como novas palavras-chave) para identificar novas oportunidades.

Antes de Tudo, Selecione o Que Testar

– Pode-se começar utilizando os filtros para identificar anĂșncios com baixo desempenho mas que tenham um grande potencial, ou seja, aqueles com muitas impressĂ”es, porĂ©m, com baixo valor de CTR.

Adicionar filtros em testes A/B

– Explore bem as opçÔes de filtros para encontrar anĂșncios com oportunidades de melhorias. Mas Ă© importante que estejam correlacionados com palavras-chave relevantes para seu negĂłcio, alĂ©m de ter uma boa quantidade de impressĂ”es – sĂł assim vocĂȘ conseguirĂĄ obter resultados estaticamente significativos.

– A medida que for identificando grupos de anĂșncios que oferecem perspectiva de melhorias, basta ir atĂ© eles criando novas versĂ”es de Links Patrocinados para competir com os “originais”.

Testes A/B

– HĂĄ uma infinidade de elementos que podem ser testados em um anĂșncio de Link Patrocinado. Eles vĂŁo desde o simples uso de pontuação (como um ponto de exclamação) atĂ© recursos mais avançados como extensĂ”es de anĂșncios. AnĂșncios semelhantes, com tais variaçÔes, devem ser comparados para verificar se existe alteração no desempenho.

– A psicologia tambĂ©m pode deve ser aplicada nestes testes. Um anĂșncio pode conter a expressĂŁo:

“Reduza os gastos com Google Ads”

ou ainda

“Aumente os lucros com Google Ads”

– Teoricamente, ambos anĂșncios apontam na mesma direção. Mas o foco deles Ă© diferente. E dependendo do contexto (o que inclui o pĂșblico-alvo), tais anĂșncios podem ter desempenhos diferentes.

– E como mencionado, aqui nĂŁo Ă© hora de adivinhar, e sim aplicar testes para descobrir o que oferece resultados mais vantajosos.

– No entanto, alguns detalhes precisam ser considerados para que os testes A/B das campanhas do Google Ads representem um resultado real e justo.

  • Configurar a Rotação de AnĂșncios para “alternar indefinidamente”: se for mantida a configuração padrĂŁo, o Google exibirĂĄ um anĂșncio com mais frequĂȘncia do que outro. A opção “Alternar Indefinidamente” faz com que todos os anĂșncios recebam a mesma oportunidade – Links Patrocinados com baixo desempenho sĂŁo exibidos com a mesma frequĂȘncia daqueles com desempenho mais alto. ApĂłs o perĂ­odo de testes, vocĂȘ sabe qual possui um impacto maior.
  • Testar um elemento por vez: na busca por aproveitar melhor o tempo, o consultor de web marketing pode se sentir tentado a testar diversos elementos de uma Ășnica vez. Mas isto significa trabalho jogado fora. Embora seja possĂ­vel identificar o anĂșncio com melhor desempenho, testar diversas variaçÔes simultaneamente impedirĂĄ o anunciante de identificar o que, em especĂ­fico, ajudou o anĂșncio a ter melhores resultados.
  • Considere as diferenças: para que o resultado represente a realidade, deve-se evitar que haja diferenças na veiculação dos anĂșncios, tanto quanto possĂ­vel. Por exemplo: certifique-se de que eles sejam ativados simultaneamente. AlĂ©m disso, leve em consideração diferenças que estĂŁo alĂ©m do seu controle, tal como a posição dos anĂșncios – embora praticamente idĂȘnticos, eles podem ocupar posiçÔes diferentes nos resultados do Google, dependendo do momento do leilĂŁo.

Diferentes resultados com testes AB

Organize e Arquive os Resultados

– Finalmente, seja organizado. Com o passar das semanas e meses, vocĂȘ acumularĂĄ uma grande quantidade de dados que representam o comportamento de diferentes elementos dos Links Patrocinados que impactam significativamente as campanhas do Google Ads. Manter registros apurados garantirĂĄ que o trabalho nĂŁo foi em vĂŁo. Em campanhas futuras, vocĂȘ terĂĄ um rico banco de dados de boas prĂĄticas para colocar em uso!

Novas Oportunidades

Oportunidades em testes no Google Ads– Em outra frente, os consultores de Links Patrocinados devem estar focados em novas opçÔes que possam surgir. Isto significa se inspirar e explorar campos “virgens” de novas oportunidades para anunciar na internet.

– Uma das formas de se conseguir isso Ă© por meio da guia Oportunidades. Esta ferramenta do Google Ads pode ser classificada como um assistente pessoal para o consultor, e pode ajudĂĄ-lo a:

  • descobrir novas palavras-chave;
  • otimizar lances e orçamentos;
  • gerar mais oportunidades por meio das extensĂ”es de sitelink e chamadas;
  • criar novos grupos de anĂșncios utilizando as palavras-chave jĂĄ existentes;
  • otimizar rotação de anĂșncios, e muito mais.

– Outra forma de explorar novos campos Ă© por meio dos anĂșncios dinĂąmicos da rede de pesquisa. Este tipo de anĂșncio Ă© exibido de acordo com o conteĂșdo do website anunciado, de modo que o anunciante nĂŁo precisa manter listas de palavras-chave.

Isto pode ser interessante (especialmente em contas mais antigas) para que o consultor descubra novas oportunidades de palavras-chave. Evidentemente, hĂĄ maiores riscos em deixar o processo de elencar os anĂșncios totalmente nas mĂŁos do Google Ads. Por esta razĂŁo, Ă© necessĂĄrio que este processo seja acompanhado de perto, e que tenha um foco bem definido, tal como identificar novas oportunidades.

Recursos Beta do Google Ads

– NĂŁo se limite a testar os elementos de uma campanha de Links Patrocinados. Mas dĂȘ tambĂ©m atenção a todas as ferramentas do Ads que sejam relevantes para sua estratĂ©gia publicitĂĄria.

– O Google Ads lança novos recursos com bastante frequĂȘncia. Alguns deles sĂŁo lançados com pouca ou nenhuma publicidade, para um nĂșmero limitado de anunciantes. Sempre que possĂ­vel, solicite a participação em programas betas. Embora apenas temporĂĄrio, eles podem significar uma vantagem competitiva para suas campanhas frente a concorrĂȘncia.

Testar Significa Estar a Frente

– Resumidamente, os testes devem fazer parte da rotina do consultor de Links Patrocinados. Esta Ă© a Ășnica forma de continuar melhorando o desempenho das campanhas e manter a competitividade dos anĂșncios diante da forte concorrĂȘncia existente na internet.

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