Diferenças de Cliques e Sessões ao Anunciar na Internet | Clinks

Diferenças de Cliques e Sessões ao Anunciar na Internet

20/01/2015 Por: na Categoria Análise e Monitoramento com 0 e 1
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Diferenças de Cliques e Sessões ao Anunciar na Internet

Cliques e Sessões não se referem a mesma ação de um usuário ao visitar um website. Conheça o que diferencia estas duas ações

– Termos semelhantes entre as ferramentas do Google AdWords e Analytics podem levar facilmente os anunciantes a tirar conclusões erradas quando diante dos dados coletados e apresentados nos relatórios de publicidade digital.

– Isto é o que acontece quando a quantidade de cliques nos Links Patrocinados (também apresentado no painel do Analytics na guia Google AdWords) são comparados com o número de sessões obtidas.

– Por que, ao anunciar na internet, o número de cliques quase nunca corresponde ao número de sessões?

Cliques x Sessões – Diferenças

Cliques e sessões nos relatórios de Links Patrocinados– As discrepâncias ocorrem porque cliques e sessões muitas vezes são ativados de formas diferentes, assumindo cada qual suas próprias características.

– Há ocasiões em que usuários realizam diversos cliques no mesmo anúncio online. Isto acontece especialmente durante pesquisas e comparação de preços. Nestas circunstâncias, é provável que haverá discrepância entre o número de cliques e o número de sessões. Ao passo que os diversos cliques nos anúncios durante a sessão sejam interpretados pelo Analytics como uma sessão, o Google AdWords apresentará vários cliques.

– Outra situação comum é que diversas sessões podem ser originadas de apenas um clique nos Links Patrocinados. Isto acontece sob uma situação típica onde o usuário, após o clique inicial, adiciona a página visitada aos favoritos do seu navegador para visitas posteriores. Neste caso, diversas sessões podem ser contabilizadas, uma vez que o Analytics registra as referências da sessão original. No entanto, os relatórios do Google AdWords registram apenas um clique.

– A ação do internauta, imediatamente após o clique, pode gerar algumas discrepâncias também. Isto acontece quando há uma interrupção do carregamento da página. Após o clique na publicidade online, o usuário pode fechar a página imediatamente ou cancelar o carregamento da mesma. Em situações assim, o Google Analytics não consegue executar seus códigos e não registra uma sessão. No entanto, como o clique no Link Patrocinado foi executado, ele é registrado pelo relatório do Google AdWords.

– Por fim, o Google AdWords executa um filtro para impedir que cliques inválidos sejam contabilizados e, consequentemente, cobrados do anunciante. No entanto, o Google Analytics registra até mesmo os cliques inválidos a fim de apresentar ao anunciante o conjunto total das visitas em seu website.

Concluindo

– Todos os dados apresentados na aba Google AdWords, dentro do Analytics, são importados diretamente do Google AdWords. No entanto, as diferenças na terminologia dos Cliques e Sessões podem fazer com que aparentes discrepâncias sejam apresentadas. Assim, conhecer o que está envolvido em cada uma das ações registradas pelos relatórios da publicidade digital impedirá que o anunciante desconheça o real significado do que acontece em seu website anunciado na internet.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.