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DiscrepĂąncia Entre Dados do Google Ads e Google Analytics

01/03/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 0
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Muitos anunciantes ficam incomodados ao observarem dados divergentes entre Google Ads e Google Analytics após vincular suas contas. O que causa esta diferença?

– Tanto o Google Analytics quanto o Google Ads fornecem informaçÔes muito valiosas, essenciais para uma correta gestĂŁo de Links Patrocinados. Mas a verdade Ă© que, apesar de serem produtos Google destinados a avaliar a interação do pĂșblico com sites e anĂșncios, os dados trabalhados por eles sĂŁo avaliados e filtrados de formas diferentes.

– Em função disso, Ă© inevitĂĄvel ocorrerem discrepĂąncias entre Google Ads e Google Analytics, ao comparar os dados obtidos por meio destas duas poderosas ferramentas.

– Vejamos alguns fatores que causam isso.

DiscrepĂąncias nos Cliques

– O foco do Google Ads estĂĄ nos cliques recebidos nos Links Patrocinados. JĂĄ o Google Analytics se preocupa com visitas. A princĂ­pio, isto parece redundar na mesma coisa. Mas, considere apenas um exemplo: se um usuĂĄrio clicar duas vezes no mesmo Link Patrocinado, dentro do perĂ­odo de meia hora, isto serĂĄ computado como dois cliques pelo Ads. Para o Analytics, porĂ©m, serĂĄ uma visita. Um pequeno princĂ­pio que pode causar uma enorme diferença na anĂĄlise final.

– O Google Ads possui um filtro que impede o registro de cliques invĂĄlidos. Isto evita prejuĂ­zos para o anunciante, garantindo que os cliques recebidos sejam realmente de pessoas interessadas em seus produtos e serviços. O Google Analytics, evidentemente, nĂŁo possui esta preocupação, de modo que todos os cliques sĂŁo registrados e apresentados para o proprietĂĄrio do site.

– HĂĄ ainda outros fatores que implicam em discrepĂąncias no nĂșmero de cliques e visitas recebidas, tais como:

* redirecionamento de PĂĄginas de Destino;

* deixar de marcar a opção Aplicar Origens de Custo, nas ConfiguraçÔes da Origem do Custo do Google Ads;

* usuårios com determinadas configuraçÔes de segurança em seus navegadores podem impedir o Google Analytics de coletar os dados apropriadamente;

* problemas com a instalação do código do Analytics nos sites;

* os parĂąmetros gclid podem fazer com que o Analytics (e somente o Analytics) pense que um site acessado a partir dos favoritos seja, na verdade, um clique no Link Patrocinado.

Discrepùncias nas ConversÔes

Ícone - Analytics– As conversĂ”es tambĂ©m sĂŁo encaradas de forma diferente pelos sistemas. O Google Ads analisa a conversĂŁo com base no primeiro clique, enquanto o Analytics considera o Ășltimo. Por exemplo, digamos que alguĂ©m acesse um site por meio de um Link Patrocinado no dia 20, mas nĂŁo efetua a compra. No dia seguinte (21), ele retorna ao site e faz a conversĂŁo. Para o Google Ads, a conversĂŁo Ă© atribuĂ­da ao dia 20, dia do clique, enquanto que para o Analytics, a conversĂŁo seria no dia 21.

– A data de validade dos cookies tambĂ©m Ă© outro fator que implica em discrepĂąncias entre as duas ferramentas. No Google Ads, os cookies expiram em 30 dias apĂłs o clique do usuĂĄrio. No Google Analytics, este valor pode variar para mais, em muitos casos. Ou seja, se um usuĂĄrio converter 31 dias apĂłs o clique no Link Patrocinado, esta conversĂŁo nĂŁo seria registrada pelo Google Ads. Em outros casos, poderia ser muito bem registrada pelo Google Analytics.

– HĂĄ tambĂ©m o detalhe das metas do Analytics. SĂł serĂŁo importadas para o acompanhamento de conversĂ”es as metas que forem atingidas pelos usuĂĄrios. Quando isso ocorre, ainda pode haver um atraso de atĂ© 24 horas para sua exibição no Google Ads. Este atraso pode gerar diferenças nos dados apresentados pelos dois sistemas.

– Outros fatores como perĂ­odo em que as duas contas nĂŁo estavam vinculadas, filtros que removem dados dos relatĂłrios, dados mais atualizados em uma conta do que em outra – tudo isso pode gerar nĂșmeros divergentes entre as ferramentas.

Concluindo

– Ainda que as informaçÔes oferecidas pelas duas ferramentas nunca venham a se igualar, fornecendo dados totalmente compatĂ­veis, Ă© sempre importante analisar ambas ao tomar decisĂ”es que afetam o desempenho de suas contas de Links Patrocinados.

– Isto significa usar os dados disponĂ­veis para realizar a melhor otimização garantindo bom retorno ao anunciar um site no Google.

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